Como avaliar o orçamento de marketing digital de uma agência? É importante ter uma boa compreensão dos custos envolvidos na contratação de serviços de marketing digital para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Já se viu na situação de não saber o que aprovar e o que não aprovar em um orçamento de marketing digital? É comum algumas perguntas que vem a tona:
- Quanto é necessário investir em canais digitais para se alcançar bons resultados?
- Qual será a quantia destinada para cada iniciativa e quantos clientes podem me trazer?
- E quanto será investido em divulgação?
Se estas perguntas lhe ocorreram, saiba que você não está só, são pontos muito recorrentes entre gestores quando o assunto é orçamento de marketing digital. Então, como fazer uma análise prévia para otimizar esse processo quando em contato com uma agência, ou até mesmo para avaliar uma proposta? Separamos algumas dicas essenciais que costumamos dividir com os nossos clientes.
Índice
O que você pensa sobre um orçamento de marketing digital?
Um dos maiores erros de empreendedores que estão fazendo ou recebendo um orçamento de marketing digital pela primeira vez é procurar identificar exageros, ou pontos desnecessários para tentar enxugar custos sem uma análise mais aprofundada. Vamos desconstruir alguns pontos muito comuns antes de continuarmos:
Rompa com a ideia apenas campanhas de marketing direto, ou seja, aquelas que são voltadas para as vendas, são capazes de gerar resultados efetivos.
Existem indicadores de performance que fornecem dados confiáveis sobre o quanto o Marketing de Conteúdo tem ajudado o seu potencial cliente a escolher seu produto ou serviço, ou como tem gerado confiabilidade na sua marca.
O processo de negociação faz parte do jogo. Por isso, se já existe algum setor de gestão de marketing em sua empresa, ele pode ajudar a avaliar o orçamento de marketing digital proposto pela agência e decidir o que realmente é prioritário no que foi apresentado, ou até mesmo já ir à agência com essas diretrizes alinhadas.
Outro ponto muito importante na hora de avaliar o seu orçamento de marketing digital é considerar, com os dados da sua empresa, como as ações irão refletir no crescimento de uma empresa.
Profissionais e agências que fazem trabalho com seriedade, também vão precisar dessas informações para conseguir avaliar que tipo de estratégia irá trazer mais impactos positivos à sua empresa.
Até mesmo para negociar e entender o que é caro ou barato, é preciso responder: “caro em comparação a quê?”. Ter a resposta em mente fará com que a avaliação do orçamento de marketing digital seja muito mais segura. Veja algumas dicas:
Pense no orçamento de marketing digital como o investimento mais importante para a aquisição e retenção de clientes em sua empresa.
Leve à agência um histórico das vendas do seu último ano e sua expectativa com as vendas do ano vigente Sabendo como foram suas vendas no ano anterior, você pode traçar melhor suas expectativas sobre o crescimento que deseja que elas tenham nesse ano. Então definindo bem as suas metas, fica mais fácil entender o quanto deve ser investido e no que deve ser investido para a elaboração do seu orçamento de marketing digital.
Pense também no movimento no qual a economia se encontra e do quanto tem mudado desde os últimos dois anos, para que suas expectativas sejam reais, e ajudem no processo da construção do orçamento de marketing digital. Tenha uma margem de gasto para cada produto ou serviço que você deseja investir no marketing digital
Um orçamento de marketing digital só estará alinhado com a sua disponibilidade de investimento se isto for combinado anteriormente. Para uma mensuração real do quanto você pode investir, tenha em mãos a estimativa de quanto é a receita média do seu negócio, e depois disso defina quanto é o valor total que poderá ser investido.
Leve em consideração a média do quanto é gasto no valor final de entrega do seu produto ou serviço, dívida isso pelo número de vendas e você terá uma margem real do quanto você investe em cada venda.
Entenda o ROI (Retorno do Investimento)
O ROI nada mais é do que uma taxa que possibilita verificar o retorno obtido pela marca a partir de um investimento – seja ele positivo ou negativo. Assim, ele nada mais é do que o indicador que analisa valor investido X resultado obtido. É útil inclusive para o estabelecimento de um orçamento de marketing digital a médio e longo prazo.
Exemplo: Se em 6 meses sua empresa conseguiu gerar R$ 30 mil visitas no site através de ações de marketing digital, como SEO, marketing de conteúdo e nutrição de leads.
Suponha ainda que, com base nessas visitas, foram efetuadas um total de 8 mil vendas do produto. Caso esse produto seja vendido por 25 reais com uma margem de lucro de 40%, teríamos um ganho total de 200 mil reais e um lucro de R$ 80 mil.
Nesse caso, a empresa gastou em torno de R$ 3.500 mensais, totalizando R$ 21 mil. Observando esse cenário, encontramos o valor de R$ 0,70 centavos gastos por visita gerada. A partir da fórmula de cálculo, verifica-se que o ROI encontrado foi de 2,8 ou 280%.
Esse cálculo pode ser utilizado para determinar o valor que precisaremos gastar para alcançar um objetivo a partir das ações de marketing digital que já foram realizadas.
Esta simples forma de mensurar poderá atribuir ao orçamento de marketing digital um valor mais sofisticado e real (além de saudável) do quanto você pode investir por produto. Se o objetivo for o aumento da taxa de crescimento, o ideal é investir um pouco mais, se não, pode se manter o valor estimado anteriormente.
Lembre-se porém, que outros fatores (concorrência, variações de mercado, sazonalidade de produtos ou buscas, tempo de campanha, surgimento de um novo produto, investimentos dentro das plataformas) deverão ser levados em conta, afinal o mercado está sempre mudando. Porém, fazer essa observação pode ser bastante útil na hora de determinar um orçamento de marketing digital.
Imaginamos que esses são os processos mais importantes para a entrega de uma análise prévia de um orçamento de marketing digital. É possível também pensar em investimentos que fogem dessas premissas, como, por exemplo, a inserção no mercado e-commerce. Isto demandaria a construção de um site, e a estruturação da empresa no mundo virtual.
Aí será necessária uma análise mais profunda para uma estimativa real do quanto à empresa pretende investir neste novo segmento.
Preços do orçamento de marketing digital
Quanto custa fazer Marketing Digital?
Gostei desse projeto de Marketing Digital. E o preço?
Essas são perguntas que todo Diretor, Gerente ou Gestor de Marketing faz ao ser apresentado às possibilidades que o Inbound Marketing oferece e entendê-lo como uma solução eficaz para potencializar o processo de geração de demanda através da internet.
Uma boa estratégia de marketing digital compreende processos de coleta, organização e análise de dados, que nos permite tornar o orçamento em marketing digital um investimento mais mensurável e diretamente relacionado ao core-business.
Por esta razão, a realização de ações no ambiente digital exige a implementação de diversos componentes que se integram entre si – não apenas se complementando, mas se retroalimentando.
Assim como um mecânico precisa de ferramentas para consertar um carro, um profissional de marketing digital também precisa de ferramentas. Sem as ferramentas adequadas, o orçamento de marketing digital firmado e os seus esforços levarão muito mais tempo para surtir efeito. Ou seja, o investimento que sua empresa estaria fazendo neste profissional (ou fornecedor especializado) não seria devidamente otimizado. Por esta razão, as ferramentas são uma parte fundamental na composição do orçamento de marketing digital.
Além de contar com as ferramentas certas, é fundamental se assegurar que suas ferramentas conversem entre si. Voltando à metáfora do mecânico, não adianta nada ter o jogo de pneus mais moderno do mercado se eles simplesmente não encaixam nas jantes. Isso significa que pode até ser possível executar a tarefa, mas exigirá mais tempo do exigiria se ambos fossem compatíveis desde o início.
Ainda no tocante ao orçamento de marketing digital, é importante dizer que hoje em dia há uma variedade enorme de canais nos quais é possível veicular anúncios online (mídia paga) – comprar mídia ou tráfego. Mídia Programática, Native Ads, LinkedIn Ads… nós operamos todos eles aqui na Intermídias, mas os dois canais mais eficazes e lucrativos são o Google Ads e o Facebook Ads (rede à qual o Instagram faz parte). Dentro da composição de preço do marketing digital, considere estes canais como partes indissociáveis do todo.
Através destas duas redes podemos veicular anúncios e captar acessos qualificados nas buscas do Google, sites da Rede Display do Google, Gmail, YouTube, Instagram e Facebook. Tanto o Google Ads quanto o Facebook Ads também permitem o remarketing. Assim sendo, você pode exibir anúncios para pessoas que já estiveram em seu site ou visitaram uma página específica dele – aumentando a assertividade do investimento.
Avalie a experiência da agência digital
Ao avaliar o orçamento de marketing digital, é essencial também levar em consideração não apenas o valor cobrado, mas também a qualidade e a quantidade de serviços oferecidos. Algumas agências podem cobrar mais, mas oferecer um pacote completo de serviços, enquanto outras podem cobrar menos, mas oferecer apenas alguns serviços básicos.
Avalie o que será entregue com o serviço da agência com base no orçamento de marketing digital recebido e o custo-benefício do investimento. Qual o objetivo da contratação? Aumento de faturamento? Fidelizar clientes? Se tornar uma referência no segmento? Consolidar sua marca?
Além disso, é importante verificar se a agência tem um orçamento de marketing digital flexível que possa ser adaptado às suas necessidades e objetivos. É importante ter a capacidade de ajustar o orçamento conforme as necessidades da campanha mudam, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Tenha cuidado com valores muito baixos e promessas descabidas somente dentro do que você quer ouvir. Nesse panorama muito provavelmente o que está por trás é um trabalho SUPERFICIAL.
Uma boa agência de marketing digital não promete resultados; promete um árduo trabalho, com base em muita experiência e uma equipe qualificada para atingir metas.
Quer ter uma ideia de precificação de serviços de marketing digital? Vem com a Intermídias que temos um conteúdo interessante sobre o tema:
Ainda dentro do orçamento de marketing digital, vale dizer que algumas empresas têm a ideia de montar uma equipe interna de marketing. Para alguns formatos de negócio é uma ideia válida, mas se questione se seria o caso da sua empresa, afinal isso exige, a priori, investimento na estrutura de um departamento específico, contratar, montar e treinar uma equipe especializada, alinhar as estratégias e… aguardar resultados.
Avaliando a contratação de uma agência digital busque o custo de uma terceirização de serviço já montado, nos quais você conta com uma equipe de redatores, designers, analistas que trabalham com todas as inovações e certificações que o mercado exige.
Avalie as referências da agência de marketing digital
Ainda dentro da análise de um orçamento de marketing digital, tenha em mente que é fundamental analisar a experiência da agência – até porque, com o orçamento aprovado, você precisa de uma boa equipe para gerir sua conta e gerar os resultados esperados.
Questione há quanto tempo a agência está no mercado? Num contato inicial procure saber sobre os colaboradores da agência. Além de receber o orçamento de marketing digital, é importante perguntar sobre a formação e a experiência prévia dos profissionais envolvidos no seu projeto.
A equipe é multidisciplinar? São profissionais capacitados e com bagagem criativa e boa organização, com experiência na área?
Além disso, é importante verificar se a equipe tem conhecimento e experiência em marketing digital, e se eles têm um histórico comprovado de sucesso em campanhas anteriores.
No marketing digital muitas inovações e tendências surgem a todo momento, então é fundamental saber se os colaboradores possuem certificações no Google, RD Station e outras plataformas. Muitas dessas certificações atestam o nível de confiança nos serviços prestados por uma agência de marketing digital.
Além de questionar o orçamento de marketing digital, você também deve perguntar sobre o tamanho da equipe que será dedicada ao seu projeto. É importante ter uma equipe suficientemente grande para lidar com todas as tarefas necessárias, mas não tão grande que você fique perdido em uma multidão.
Busque também o portfólio, as referências, o resultado para os clientes que a agência atende. Essa busca vai te trazer maior segurança, atestando o know-how da agência, o que será levado ao seu negócio caso você opte por contratar os serviços.
Além disso, você deve verificar se a agência tem uma boa variedade de clientes e se eles têm experiência em trabalhar com empresas de diferentes setores e tamanhos, para que o seu orçamento de marketing digital seja bem gerido.
Peça para conhecer os cases de sucesso da agência. Pergunte se trabalham com alguma empresa de ramo similar ao seu. Note que uma empresa seriamente comprometida com os serviços que presta, em momento algum se furtará em mostrar os resultados que já gerou com base em orçamento de marketing digital. Até porque um bom serviço executado, com clientes satisfeitos, é motivo de orgulho para qualquer negócio, correto? MELHOR QUE FALAR, É PROVAR.
Aqui vai uma outra dica excelente de como avaliar uma agência após a análise de um orçamento de marketing digital: entre em contato com os clientes que foram apresentados como cases! Procure o contato deles em redes sociais ou plataformas de buscas. Algumas vezes, no próprio site da agência você pode encontrar artigos produzidos com base nos cases.
Alguns cases da Intermídias:
Avalie se as especialidades da agência de marketing digital
As agências podem se especializar em diferentes áreas, como SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas), mídias sociais, e-mail marketing, publicidade digital, entre outras.
Quais são os serviços oferecidos pela agência? Estão dentro das especialidades do serviço proposto no orçamento de marketing digital?
Ao escolher uma agência especializada para a sua necessidade, você pode ter certeza de que eles possuem conhecimento profundo sobre sua demanda e podem oferecer soluções personalizadas e eficazes para o seu negócio de acordo com o orçamento de marketing digital proposto.
Outra pergunta essencial para avaliar uma agência de marketing digital: a equipe entende de performance, links patrocinados e mídias pagas? Ações como essas devem estar incluídas no seu orçamento de marketing digital pela possibilidade real de turbinar a visibilidade da sua marca, ajudando a gerar mais leads.
O marketing digital se tornou uma parte fundamental da geração de demanda para as empresas, por isso é muito comum que sua busca por uma agência digital tenha como objetivo “vender mais”, “gerar mais leads“ ou algo similar.
Se este é o seu caso, uma agência que se concentra em uma área mais relacionadas à Performance, como Gestão de Tráfego (Mídia Online, pay-per-click, anúncios), Inbound Marketing ou Inside Sales, terá mais experiência e conhecimento sobre como alcançar os resultados desejados e incluirá essas ações no seu orçamento de marketing digital.
O PPC (Ads) é uma forma de publicidade online que permite às empresas exibir anúncios para os usuários do Google, ao pagarem por cliques nos anúncios. Já o Inbound Marketing é uma estratégia que busca atrair clientes potenciais para o seu site, através de conteúdo útil e relevante, ao invés de interrupções publicitárias.
A combinação de PPC (Ads) e Inbound Marketing pode ser muito eficaz, pois permite que você atraia clientes potenciais com conteúdo relevante e, ao mesmo tempo, utilize anúncios pagos para alcançar um público mais amplo.
Saiba mais sobre estes serviços de marketing digital.
Conclusão
Além de todas as dicas que passamos acima, vale dizer que não basta apenas analisar uma proposta de orçamento de marketing digital. Outro ponto fundamental para análise se trata da comunicação e o atendimento ao cliente. É fundamental ter uma boa comunicação com a agência para garantir que suas expectativas e objetivos estejam alinhados.
Questione tudo aquilo que seja importante para você – é essencial que esteja claro para a agência quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
Um bom atendimento ao cliente – o que vai muito além de um orçamento de marketing digital enxuto – inclui a disponibilidade de um representante da agência para responder a perguntas, fornecer atualizações sobre o progresso da campanha e resolver quaisquer problemas que possam surgir. A transparência e a colaboração são elementos-chave de uma boa relação entre a empresa e a agência de marketing digital.
Ou seja, não considere apenas o orçamento de marketing digital, mas avalie também se a agência é aberta a discussões, ideias, bem como se é eficaz quanto ao retorno das demandas. O atendimento ao cliente é indispensável para o sucesso das campanhas de marketing digital.
Além do orçamento de marketing digital e do atendimento ao cliente, note também o tempo de resposta das suas demandas. Solicitou um orçamento há 1 semana e ainda não recebeu um retorno? Esse pode ser um forte indício de como será a sua experiência de comunicação com essa empresa.
Entende agora por que a análise preço e orçamento de marketing digital perpassa também por analisar o atendimento e a expertise da agência contratada? Um atendimento técnico, feito por um especialista – como trabalhamos aqui na Intermídias – é um aspecto fundamental para definir um bom custo-benefício de uma agência.
Se debruçar na pesquisa e perguntar sobre portfólio, especialização, comunicação e atendimento ao cliente, preço e orçamento de marketing digital, e metodologia e processos é fundamental para garantir que você escolha a equipe certa para ajudar a impulsionar o crescimento do seu negócio. Verifique se os colaboradores são certificados, busque referências de clientes e ex-clientes, leia os cases de sucesso e questione durante a fase pré-contratual. 00