Uma das principais buzz words do momento, quando falamos de marketing digital, é a palavra “conversão”.
Ao realizar um investimento em estratégias de comunicação online, como SEO (otimização para mecanismos de buscas) ou Links Patrocinados, geralmente o anunciante deseja alcançar determinados objetivos – além, é claro, da visibilidade em si – que ele julga serem indicadores do sucesso da sua comunicação. Isso, meus amigos, são metas. Desta forma, converter um visitante, é, simplesmente, fazer com que ele atinja estas metas, dentro do seu site.
E como definimos o que é conversão?
Uma vez que “converter um visitante” do seu site é fazer ele cumprir uma determinada ação que tenha valor para o seu negócio, antes de qualquer coisa é necessário definir o que é conversão para o seu negócio. E quem deve definir o que é “Conversão” é, unicamente e exclusivamente, você – quem sabe, melhor do que qualquer um, como ele te dá retorno. Apenas para ilustrar melhor esta questão, se você for dono de um Portal de Notícias, provavelmente a sua receita será proveniente de veiculação de publicidade neste portal. Desta forma, a quantidade de visualizações de páginas é uma métrica fundamental, pois ela reflete quantas impressões o seu site está gerando aos anúncios veiculados – o que está diretamente relacionado à geração de receita do seu site, inclusive porque o método de comercialização mais comum de banner é o CPM, Custo por Mil Impressões. Ao produzir matérias de boa qualidade você incentiva que o usuário visualizasse mais páginas no seu site, o que, por sua vez, se converte em mais renda. Isso é converter um usuário: transformar uma ação realizada por ele em um retorno para o seu negócio.
Um exemplo: a conversão no ramo imobiliário
A Intermídias atende a vários clientes do ramo imobiliário e grande parte dos sites de Empreendimentos, Incorporadoras ou Imobiliárias possuem um tipo muito particular de conversão: a geração de leads. Para este tipo de cliente, o principal esforço de comunicação online é fazer com que o primeiro passo do processo de compra seja tomado através do site. Para isto, ele geralmente dispões de ferramentas como Formulário de Contato, Chat Online ou Formulário para Solicitação de Contato. A conversão, neste caso, é a efetivação do contato através dos mecanismos do site. No exemplo abaixo vemos a interface do Google Analytics, marcando quantos usuários iniciaram uma conversa em um determinado site através do recurso de Corretor Online.
Entender como acontece a conversão no seu site, e acompanhá-la, é fundamental!
É muito comum ouvir que uma das grandes vantagens de se investir em publicidade online é a possibilidade de “medir tudo”. Mas “medir tudo” se torna não apenas desimportante, mas desnecessário à medida que definimos o que deve ser medido e porquê. Aí sim, métricas de web analytics se tornam, de fato, relevantes ao seu negócio e deixam de ser apenas números que irão descansar para sempre nas páginas de algum documento em PDF, não lido.