Receber o “não” de um prospect não é motivo para desistir da venda e deixar de lado aquele potencial cliente. Afinal, o “não”, muitas vezes, não é uma negativa total à sua proposta. O lead pode não estar pronto naquele momento ou, simplesmente, não ter entendido a sua proposta.
Mas será que o motivo desse recusa não está no seu modelo de e-mail? Aliás, você tem um modelo de e-mail para lidar com os clientes?
Se você não está entendendo como um modelo de e-mail pode ter a ver com ou fechamento de vendas, está na hora de conferir agora, neste artigo!
A importância de um modelo de e-mail eficaz
Na rotina de vendas, uma equipe tem mil e uma coisas para fazer. Telefonemas, relatórios, agendamentos de reuniões, reuniões… no meio de tudo isso, ainda deve haver tempo para mandar e-mails e prospectar vendas.
Se não possui um modelo de e-mail e deixa para redigir a comunicação em meio a toda essa rotina cansativa, vai perceber que a criatividade já se foi e o momento crucial, de abordagem ao cliente, ficou de lado.
Os modelos de e-mail ajudam nessas horas. Eles são preparados para cada situação e podem ser personalizáveis com o objetivo e perfil de cada cliente.
Porque o seu modelo de e-mail não tem funcionado?
Se você não tem um modelo de e-mail, aprenda aqui como montar um genial! Se possui, entenda por que o seu modelo de e-mail não tem funcionado.
O foco do modelo de e-mail está na venda
“Não perca essa oportunidade de adquirir nossos serviços por um preço especial…”
Esse início de um modelo de e-mail é uma ótima forma de conseguir um NÃO do prospect.
O seu serviço tem um valor óbvio para você, mas, para o cliente, adquiri-lo de cara não parece ser essa ótima oportunidade. Mostre para ele o valor do que oferece e foque em construir um relacionamento.
Falta personalização no modelo de e-mail
Não basta colocar o nome do cliente no início do e-mail. Mostre para ele que você o conhece. Onde o achou, como aquele relacionamento começou, o quanto conhece a sua empresa.
A falta de personalização é um dos grandes erros da maioria dos modelos de e-mail.
O seu modelo de e-mail não é atrativo suficiente
Existe uma grande chance do seu modelo de e-mail ser ignorado na caixa de entrada, se ele não chama atenção de cara.
A atração deve começar pelo título do e-mail, que deve aguçar a curiosidade. O tema do e-mail deve ser direto, mas não totalmente comercial, pois isso afasta o leitor.
A redação está inadequada
Seu modelo de e-mail foi aberto mas, para a sua surpresa, não houve respostas. O que poderia estar errado?
Podemos apontar muitas coisas, desde as mais leigas às mais difíceis de localizar. Erros de português são comuns, mas inaceitáveis na redação de uma comunicação oficial da empresa. Assim como o excesso de links, os parágrafos muitos extensos e a abordagem de vários assuntos deve ser evitada.
O modelo de e-mail deve ser claro e objetivo em seu propósito.
Um modelo de e-mail para afastar o “não”
Veja esse modelo de e-mail
“Olá, [PRIMEIRO NOME]
Vimos sua resposta ao nosso último e-mail. Você afirmou que sua empresa ainda não está pronta para implementar a solução que propomos. Pode nos dizer o motivo? Talvez possamos ajudá-la nisso!
Recentemente, entramos em contato com uma pequena empresa de [INSERIR REGIÃO DO SEU PROSPECT], no mesmo porte da (INSIRA O NOME DA EMPRESA QUE ESTÁ SENDO PROSPECTADA], que acreditava que nossa solução não era a ideal. Conseguimos um ótimo ROI no primeiro mês de trabalho.
Se tiver curiosidade em entender um pouco mais, marcamos uma reunião, sem compromissos!
Um abraço!
Como resistir a um modelo de e-mail desses?
Mas não termina aí…
Chegou ao final do seu email?
Ótimo! Só não se esqueça da sua assinatura.
Uma assinatura bem estruturada deixa impressão de confiança e seriedade. Ela deve conter seu nome completo, um link para o site da sua empresa e seus contatos extras, como Skype, telefone e perfil do LinkedIn. E coloque também uma foto sua, para ajudar o prospect a associar o email a uma pessoa física.
Veja o exemplo abaixo:
Por fim, lembre-se que conhecer seu lead é a melhor força de saber o que funciona ou não.
Tire um tempinho para se dedicar a criar o seu modelo de e-mail ainda hoje!
Gostou da dica? Assine nossa newsletter e receba conteúdo fresquinho em seu e-mail!