A opção por montar uma clínica, para muitos urologistas, é como optar por empreender. Além de ter que lidar com os pacientes, e prestar a eles o melhor serviço possível, existe ainda a preocupação com marketing para urologia, fluxo de caixa da clínica… com o negócio em si.
Você é médico, eu sei, mas isso não significa que não deve se preocupar com essas questões. Tornar sua clínica de urologia mais conhecida, atrair mais pacientes e manter os existentes é parte do seu papel.
Sabendo disso, o marketing para urologistas é um caminho para fazer a sua clínica urológica crescer. Uma vez que as listas telefônicas e anúncios em jornal e revista perderam espaço para a internet, o Google se tornou o grande portal para novos pacientes acharem a sua clínica urológica.
Exatamente por isso escrevemos esse artigo: para que você entenda melhor como fazer marketing para clínicas urológicas pode lhe ajudar a atrair mais pacientes. Reunimos as melhores ferramentas do marketing digital, mas sem esquecer das especificidades que o marketing para urologistas demanda, como a atenção às normas do Conselho Federal de Medicina.
Neste texto, você encontrará:
- Os benefícios do marketing para urologistas;
- As estratégias mais eficazes do marketing para clínicas urológicas;
- Como aumentar o volume de pacientes da sua clínica de urologia com marketing digital.
O que é o marketing para urologistas?
Bem, o marketing para urologistas é um conjunto de técnicas voltadas para o conhecimento do mercado, de forma a atrair pacientes e manter aqueles que já estão em contato com a sua clínica de urologia.
Fazer marketing para urologistas não é muito distinto do que é aplicado (e funciona) a várias outras especialidades da medicina, mas tem suas especificidades. Afinal, a sua área foco, a urologia, lida com pessoas que estão, muitas vezes, constrangidas ou fragilizadas (física e) emocionalmente. É preciso, portanto, manter a empatia, a ética e o profissionalismo necessários em qualquer segmento dessa carreira.
Com as ações certas de marketing para urologistas você pode 1) educar os possíveis pacientes (clientes) sobre os problemas que eles tem; 2) (consequentemente) tornar-se referência para ele; 3) divulgar seus serviços de forma on-line (sem ferir as regras do Conselho Federal de Medicina); e 4) atrair mais pacientes.
Não podemos deixar de mencionar que o há um Código de Ética Médica, no qual o Conselho Federal de Medicina (CFM) impõe uma série de limitações às ações de marketing. Entretanto, o que nem todo mundo sabe é que isso não é um impeditivo para que você seja visto mais vezes pelos seus clientes/pacientes. Basta que você compreenda quais são as normas do CFM e atue dentro dos limites – para saber exatamente quais são, leia esse outro artigo aqui.
Quais as melhores dicas do marketing para urologistas?
1. Supere o medo do marketing
Muitos médicos perdem a oportunidade de aproveitar tudo o que o marketing têm para oferecer por medo de serem punidos pelo Conselho Federal de Medicina.
O Conselho serve, para fiscalizar e regulamentar a atuação dos médicos, protegendo a sociedade daqueles que mancham a profissão. Seu propósito não é impedir que urologistas tenham uma carreira de sucesso!
Aposto que você observa critérios como ética e profissionalismo no momento de exercer a atividade. O mesmo deve acontecer quando colocar o marketing para urologistas em prática! Você pode, sim, anunciar seus serviços na internet , mas atentando-se para algumas restrições. Quer saber algumas delas?
- O médico urologista não deve utilizar o preço de seus serviços como forma de propaganda;
- O médico urologista não deve participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;
- Em quaisquer comunicações, sites e anúncios, é preciso estar escrito o nome do profissional , especialidade , área de atuação , número de inscrição do CRM e número de inscrição de especialista (RQE) , se for o caso.
Essas e outras informações você encontra em resoluções do Conselho Federal de Medicina e no código de ética médica. – ou de forma resumida neste outro artigo.
2. Marketing não é só anúncio!
Engana-se quem pensa que o marketing está restrito à publicidade e ao convencimento do consumidor. O marketing para urologistas envolve um conjunto de técnicas baseadas no conhecimento do mercado e do consumidor que pode ter diferentes formas de aplicação.
O marketing pode ser considerado uma ciência. Ele apoia-se em dados e evidências para a execução de ações. Nada no marketing para urologistas é conjecturado, por exemplo.
Acreditamos que essa é a principal dica do marketing para urologistas: utilize o seu conhecimento para ajudar pessoas e educar o mercado sobre o papel do urologista!
Muitas vezes alguém não busca esse profissional por desconhecimento, medo ou por não conhecer um urologista de confiança. Seja essa pessoa para o seu potencial paciente.
3. Utilize o potencial do ambiente digital
O ambiente digital traz uma série de possibilidades para o marketing para urologistas. Com certeza você já se deparou com um paciente que pediu ajuda ao Google diante de sintomas ou de um tratamento. Nesse momento os pacientes, em especial em casos urológicos, buscam soluções rápidas e certas para as suas dúvidas. Por que não ser você quem fornece essas respostas?
Percebeu o grande potencial que as buscas na internet proporcionam ao marketing para clínica urológicas? É possível se destacar nesse mundo de informações de algumas formas, dentre as melhores delas, destacamos:
Site
O site é um canal importantíssimo no marketing para urologistas. Seja um site pessoal ou o site da sua clínica urológica , ele deve ser focado no paciente , com botões fáceis de serem identificados, formulário para contato e até agendamento de consultas. É interessante também que esse site tenha um espaço dedicado à publicação de artigos – o que é popularmente chamado de Blog .
Busca Paga / Google Ads
Já percebeu que, ao fazer uma busca no Google, Bing ou Yahoo aparecem alguns resultados em destaque, antes de todos os outros? Eles são pagos, são anúncios! São chamados de Links Patrocinados e você pode utilizá-los também na sua estratégia de marketing para urologistas. Esse tipo de publicidade permite que clínicas paguem por clique que recebem em buscas estratégicas para o seu negócio. Com ela, você alcança mais rapidamente seus pacientes em potencial, segmentando-os por tipo de busca realizada, localização geográfica, idade, dentre outros critérios.
Com o Google Ads você aumenta as chances de seu site aparecer nos resultados do Google para um potencial paciente. Você define os termos mais adequados – que pode ser genérico, como “clínica urológica” ou “urologista”, mas podem também ser muito específicos como “urofluxometria”, “estudo urodinâmico”, “urodinâmica”, “cirurgia de fimose” ou “postectomia” – e ajusta os critérios para quem você quer que o site seja exibido, como a sua localização geográfica.
Assim, você fica sempre a frente de outros urologistas e clínicas urológicas que estão disputando pelo mesmo paciente em potencial.
Blog
O blog é a “casa do conteúdo”. Ele será o repositório de todos os artigos e materiais científicos que você produzir . Ele é o centro de uma tática importante para o marketing para urologistas que é chamada de marketing de conteúdo, no qual é possível atrair possíveis pacientes por meio de conteúdos relevantes.
Blogs são espaços de propriedade do urologista ou da clínica (diferentemente das redes sociais), nos quais é possível publicar conteúdos de forma periódica e ter uma comunicação mais aprofundada com o paciente .
Quando fazemos marketing para urologistas, um blog os ajuda a ser encontrados pelos mecanismos de buscas, tornando o profissional mais conhecido. Sabe aquela pergunta que o paciente faz em seu consultório, “a cirurgia de fimose dói”, por exemplo? Pois bem, ela também é feita no Google. Se o seu blog responder com qualidade essa pergunta, é possível que esse seja o início de um relacionamento duradouro com um paciente.
Busca Orgânica
A estratégia de SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) faz com que o seu negócio apareça nos resultados de pesquisa do Google sem pagar nada por isso (nos tais resultados orgânicos). Por ser uma estratégia de médio/longo prazo é muito pouco utilizada hoje no marketing para clínicas urológicas – o que constitui uma ótima oportunidade para você que está lendo. Para aqueles que não são imediatistas, essa é uma estratégia com ótimos resultados pois, se você não pode ser encontrado no Google, para muitos pacientes, é como se você não existisse !
Com o marketing para urologistas, você ajuda pessoas e ajuda a sua clínica a crescer! Espero que você tenha entendido que é completamente possível e recomendado usar marketing para clínicas de urologia, basta estar atento às principais recomendações do CFM sobre o tema.
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