A opção pela Psicologia clínica, para muitos profissionais, é como optar por empreender. Além de ter que lidar com os pacientes, e prestar a eles o melhor serviço possível, existe ainda a preocupação com marketing para psicólogos, fluxo de caixa do consultório… com o negócio em si.
Sim, você leu certo: negócio. Um consultório de psicologia é um empreendimento assim como qualquer outro!
Você é um profissional da saúde, mas isso não significa que não deve se preocupar com essas questões. Tornar o consultório mais conhecido, atrair mais pacientes, manter os já existentes é o papel do profissional de hoje.
Sabendo disso, o marketing para psicólogos é um caminho para fazer o seu consultório crescer. Escrevemos esse artigo para que você entenda melhor como fazer marketing para o seu consultório de psicologia pode lhe ajudar a atrair mais pacientes. Reunimos as melhores ferramentas do marketing digital, mas sem esquecer das especificidades que o marketing para psicólogos demanda, como a atenção às normas do Conselho Federal de Psicologia.
Neste texto, você encontrará:
- Os benefícios do marketing digital para os profissionais de Psicologia;
- As estratégias mais eficazes do marketing para psicólogos;
- Como educar os seus possíveis pacientes sobre os serviços que você oferece.
O que é o marketing para psicólogos?
Bem, o marketing para psicólogos é um conjunto de técnicas voltadas para o conhecimento do mercado, de forma a atrair pacientes e manter aqueles que já estão em contato com a clínica.
Fazer marketing para psicólogos não é muito distinto é aplicado (e funciona) a inúmeros outros nichos, mas tem suas especificidades. Afinal, a sua área foco, a Psicologia, lida com pessoas que estão, muitas vezes, vulneráveis emocionalmente. É preciso, portanto, manter a empatia, a ética e o profissionalismo necessários em qualquer segmento dessa carreira.
Com as ações certas de marketing para psicólogos você pode 1) educar os possíveis pacientes (clientes) sobre os problemas que eles tem; 2) (consequentemente) tornar-se referência para ele; 3) divulgar seus serviços de forma on-line (sem ferir as regras do Conselho Federal de Psicologia); e 4) atrair mais pacientes.
Quais as melhores dicas do marketing para psicólogos?
1. Supere o medo do marketing
Muitos profissionais perdem a oportunidade de aproveitar tudo o que o marketing têm para oferecer por medo de serem punidos pelo Conselho Federal de Psicologia.
O Conselho serve, para fiscalizar e regulamentar a atuação dos profissionais, atuando para proteger a sociedade daqueles que mancham a profissão. Seu propósito não é impedir que psicólogos tenham uma carreira de sucesso!
Aposto que você observa critérios como ética e profissionalismo no momento de exercer a atividade. O mesmo deve acontecer quando colocar o marketing para psicólogos em prática! Você pode, sim, anunciar seus serviços na internet , mas atentando-se para algumas restrições. Quer saber algumas delas?
- O psicólogo não deve utilizar o preço de seus serviços como forma de propaganda;
- O psicólogo não deve participar de atividades unicamente como forma de autopromoção;
- O psicólogo não deve propor técnicas que não estejam regulamentadas no CFP;
- Em quaisquer comunicações, sites e anúncios, é preciso estar escrito o nome e número de inscrição do psicólogo responsável ;
Essas e outras informações você encontra em resoluções do Conselho Federal de Psicologia e no código de ética do psicólogo.
2. Marketing não é só anúncio!
Engana-se quem pensa que o marketing está restrito à publicidade e ao convencimento do consumidor. O marketing para psicólogos envolve um conjunto de técnicas baseadas no conhecimento do mercado e do consumidor que pode ter diferentes formas de aplicação.
O marketing pode ser considerado uma ciência. Ele apoia-se em dados e evidências para a execução de ações. Nada no marketing para psicólogos é conjecturado, por exemplo.
3. Aproveite o seu potencial de ajudar pessoas
Acreditamos que essa é a principal dica do marketing para psicólogos: utilize o seu conhecimento para ajudar pessoas e educar o mercado sobre o papel do profissional de psicologia!
Muitas vezes alguém não busca esse profissional por desconhecimento, medo ou por não conhecer um psicólogo de confiança. Seja essa pessoa para o seu potencial cliente.
Como fazer isso? Com o Inbound Marketing – ou o marketing de atração.
Com essa estratégia, você divulgará conteúdos educativos e de alta qualidade por meio da internet, sempre com base nas dúvidas que o seu público-alvo costuma ter.
Esse conteúdo será distribuído em blog e canais do youtube, por exemplo, e serão facilmente encontrados por quem pode ser um cliente seu.
As vantagens disso é o seu ótimo custo-benefício e o aumento da audiência no blog ou site, o que impulsiona o seu negócio – atraindo mais pacientes ao seu consultório.
4. Utilize o potencial do ambiente digital
O ambiente digital traz uma série de possibilidades para o marketing para psicólogos. Dentre as melhores ferramentas, destacamos:
Redes Sociais
As redes sociais são canais para expandir aquele conteúdo que você produziu (de Inbound Marketing, lembra?) e de criar um relacionamento com o seu público. Utilize o Instagram, principalmente, no qual, possivelmente, parte do seu público estará e pesquise quais outras redes são interessantes ao seu negócio.
Publique com periodicidade, invista em uma identidade visual e atente-se sempre para as normas do Conselho .
O que nem todo mundo sabe é que manter um bom ritmo de publicações com conteúdo de qualidade não precisa ser caro ou trabalhoso – tampouco é obrigatória a contratação de uma agência de marketing digital. Já pensou ter mais de 120 opções de posts prontos para Instagram?
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Google Ads
Com o Google Ads você aumenta as chances de seu site aparecer nos resultados do Google para um potencial paciente. Você define os termos mais adequados, “o que faz um psicólogo”, por exemplo, e ajusta os critérios para quem você quer que o site seja exibido, como a sua localização geográfica.
Assim, você fica sempre a frente de sites concorrentes que possuem o mesmo nicho que o seu.
Facebook Ads
O Facebook Ads também é uma forma de anúncio, é nela que você pode fazer os “Patrocinados” no Instagram – veja o nosso passo-a-passo de como fazer posts patrocinados. Você programa uma publicação e segmenta para quem ela será exibida. no Instagram e no Facebook. Dentre os critérios possíveis do Facebook Ads (que são vários), estão a localização da pessoa, idade, sexo, interesses e comportamento na rede social (se curtiu determinada página, por exemplo).
Com o marketing para psicólogos, você ajuda pessoas e ajuda o seu negócio a crescer! Espero que você tenha entendido que é completamente possível e recomendado usar marketing para consultórios de Psicologia, basta estar atento às principais recomendações do conselho sobre o tema.
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Créditos das imagens de Marketing para Psicólogos:
5 Comments
Sou psicologa e há muito tempo deixei de atendender clinicamente. Pretendo reiniciar e como estou muito tempo distante da clinica por estar exercendo outras atividades na psicologia. Como psicóloga clínica, estou “estática” sem saber por onde começar. Realmente, divulgar meu nome e CRP, está me deixando insegura devido a possibilidade de ter alguma colocação, propaganda., forma das normas dos CRP e CFP.
Meu maior questionamento é: como recomeçar? Como divulgar meu trabalho? Aonde divulgar? Posso sugerir promoções?
Desde já, agradeço a valiosa contribuição e colaboração.
Roseane Pereira
Oi, Roseane!
Todas as opções são válidas e podem gerar resultados, sim. Desde que tudo seja planejado de acordo ao público que você deseja atingir. Isso será importante para que todas as ações criadas estejam relacionadas ao tipo de serviço que você está oferecendo.
Te desejamos sorte para teste recomeço.
Abraços! 🙂
Estou procurando orientações a respeito do marketing para psicólogos mas nunca e dada uma ideia de valor para uma consultoria, para que se possa saber se e viável seguir pedindo informações.
Olá! Gostaria de saber se um psicólogo pode promover um sorteio no Instagram (onde como prêmio o ganhador ganharia 1 sessão de psicoterapia on-line (e para isso para concorrer às pessoas precisariam marcar 2 amigos por exemplo)). Tem problema ?
Bom otimo