Você sabia que a sua clínica ou consultório também pode contar com as vantagens do marketing digital, utilizando-se de estratégias do Marketing para Clínicas?
Atualmente as estratégias de Marketing Digital na área médica vem demonstrando resultados expressivos em relação ao aumento de pacientes e consolidação da marca do estabelecimento, seja ele clínicas, consultórios ou hospitais.
Quando falamos as palavras “consultório” ou “clínica”, certamente alguma marca, nome de profissional ou instituição vem à sua mente no mesmo segundo, certo?
Isso acontece porque a marca do personagem ao qual você se lembrou certamente está consolidada em sua mente e, provavelmente, na de outras pessoas também por conta de algum referencial positivo.
Esta consolidação, que se remete a uma imagem positiva, é altamente favorável para a sua reputação como médico e consequentemente para a sua clínica pois significa respeito e credibilidade pelo trabalho prestado.
E esse gatilho positivo se torna um ciclo altamente assertivo para a sua carreira, pois gera a famosa divulgação boca a boca, originando assim mais agendamentos e consequentemente consultas, ao final desse ciclo, você e sua clínica colherão uma excelente reputação para o consultório e seus profissionais. O Marketing para Clínicas visa trabalhar exatamente a consolidação positiva da sua marca perante o público potencial.
Por outro lado, se a memória do público sobre determinada clínica for de qualidades negativas, como o desleixo, o mau atendimento e outros defeitos, o efeito é justamente o contrário: espantar os pacientes para a concorrência.
Mas não se engane, ser um referencial positivo para seus pacientes não acontece da mesma forma que acontecia no passado – atendimento de qualidade, presteza, bons equipamentos, etc. – Atualmente os consultórios e clínicas médicas precisam se destacar além disso para se tornarem um referencial positivo. Por isso é fundamental utilizar as estratégias do Marketing para Clínicas.
Sua clínica precisa estar onde seus possíveis pacientes estão, ou seja, na internet. Neste artigo você encontrará dicas de como cultivar um bom relacionamento com seus atuais e possíveis pacientes no ambiente online, ajudando assim no fortalecimento do seu nome como profissional e no nome da sua clínica/consultório.
Branding
É importante reforçar a marca com uma identificação visual marcante e única – utilize logotipos, referências e estilos que digam algo sobre a sua clínica e os profissionais que lá atuam. Algumas empresas especializadas em Marketing Médico prevê excelentes opções de identificação visual para a sua clínica.
Uma marca não é somente o conjunto de logotipo, elementos, cores e conteúdos. É também a percepção emocional que seus pacientes têm de sua clínica ou consultório.
Evidentemente, as ações de branding vão influenciar essa percepção, porém, as experiências de relacionamento e comunicação também serão decisivas para a compreensão subjetiva da marca pelo paciente.
Para evitar, portanto, uma percepção negativa da marca, é necessário que os valores de sua marca médica saiam do papel para serem praticados na rotina de atendimento e consultas. Afinal, a construção de uma marca tem a ver, em grande parte, com a reputação do seu negócio.
É possível publicar em seu site, conteúdo institucional, relacionado aos processos da clínica, as carreiras dos profissionais e os padrões de qualidade dos atendimentos, relacionando todas as vantagens à marca do seu negócio.
Redes Sociais
O mercado médico é pouco explorado nas redes sociais, e sua clínica ou consultório pode utilizar este recurso como diferencial. Use os perfis das redes para divulgar postagens de cunho informativo e relevante, mas sem perder o bom humor (com cautela), a criatividade e a linguagem dinâmica que a internet exige para conquistar os seus pacientes. Estratégias de Marketing para Clínicas visam exatamente essa exploração, utilizando-se das melhores ferramentas e canais para divulgar o seu estabelecimento, sem infringir as normas do Conselho Federal de Medicina.
Em termos gerais, as ações permitidas são as de caráter informativo, podendo auxiliar a clínica na comunicação de novidades institucionais, como serviços disponibilizados na clínica, informação sobre os profissionais, bem como dicas de saúde relacionadas às especialidades atendidas. Vídeos, ebooks, cartilhas, artigos, infográficos, manuais ou outros materiais podem ser compartilhados nas redes sociais.
Uma empresa especializada em Marketing para Clínicas entrega essas ações prontas para seu estabelecimento, uma vez que montar uma estratégia que possui diversas restrições não é algo tão simples de construir.
Veja abaixo algumas sugestões das principais redes sociais:
Facebook e Instagram
O Facebook é a rede social mais usada no Brasil, são cerca de 90 milhões de pessoas que acessam mensalmente a rede social. Neste ambiente são compartilhadas informações, dicas, imagens, vídeos e muita conversa entre as pessoas que têm objetivos em comum. Por esse motivo é um espaço ideal para a sua clínica estar presente.
O mesmo acontece com o Instagram que é uma rede de compartilhamento de fotos e pequeno vídeos, acompanhados de legendas. O Instagram foi a rede social que mais cresceu nos últimos anos.
A sua clínica pode fazer parte do dia a dia das pessoas com postagens informativas, dicas rápidas sobre saúde, imagens e frases inspiradoras, convites para acessar o site da instituição e obter informações mais aprofundadas sobre um determinado assunto ou procedimento.
Essas ações farão com que a sua clínica consiga criar um relacionamento com os atuais e possíveis pacientes, mostrando que não é apenas dentro da clínica que é fortalecida a relação médico-paciente.
Existem algumas ferramentas de monitoramento que mostram dados e estatísticas sobre o comportamento dos usuários (seus possíveis pacientes) nas redes sociais. Esses estudos mostram que existem dias horários em que as pessoas estão mais atuantes nas mídias, ou seja, publicar conteúdos nessas ocasiões é a chance de conquistar um engajamento maior do seu público.
No Twitter as mensagens têm número limitado de caracteres, por isso é usado para respostas bastante objetivas e também serve para publicação de links com as atualizações dos conteúdos relevantes do site da sua clínica.
O Linkedin é uma rede de relacionamentos corporativos. Nela a presença é mais formal e as postagens devem falar sobre a parte institucional de sua clínica, aproveitando para divulgar os artigos e e-Books.
Restrições nas Redes Sociais
Mas leve em consideração que as estratégias de marketing digital nas redes sociais para clínicas e consultórios deve ser utilizada com muita cautela, respeitando o código de ética produzido pelo Conselho Federal de Medicina que definiu regras claras para as ações permitidas e as vetadas aos profissionais da saúde.
Para ler o Manual de Publicidade Médica na íntegra acesse o portal do CFM.
É importante destacar a importância da existência de um website bem desenvolvido, que será a base para o trabalho no meio digital. O uso das redes sociais é apenas uma das partes de uma estratégia digital bem feita.
Conteúdos de relevância e autoridade
Pacientes sempre têm muitas dúvidas acerca de sua própria saúde e das especialidades médicas com as quais irão se consultar.
Quando isso acontece, o mais comum é que o indivíduo acesse o “Dr. Google” para saber mais.
Aproveite esse gatilho e insira o site da sua clínica nos primeiros resultados das pesquisas, assim quando o indivíduo acessar o “Dr. Google” haverão mais chances de encontrar sua página e começar a se relacionar com sua marca. Essa é uma das estratégias mais utilizadas no Marketing para Clínicas.
Mas apenas aparecer não basta. É necessário aparecer com qualidade!
Gere conteúdo de relevância e utilidade para os seus pacientes, assim, eles passarão a enxergar a sua clínica como referência, no assunto. Esse é um passo muito importante para que o seu consultório possa sair na frente da concorrência e ter mais consultas!
Para ter os melhores resultados, baixe nosso Infográfico onde destacamos as principais proibições segundo o Conselho Federal de Medicina, falamos sobre os possíveis punições no caso de descumprimento e mostramos alguns exemplos de utilização do Marketing Digital para a sua Clínica.