O marketing para clínica de estética se tornou cada vez mais necessário ao longo dos últimos anos. Junto com a preocupação do brasileiro com sua aparência e bem-estar provoca, há um crescimento contínuo do mercado de de estética , ano após ano.
Entre 2010 e 2015, no setor, houve um aumento no número de microempreendedores de 567%. Atualmente, só nessa modalidade de negócio, existe meio milhão de profissionais atuantes .
Um mercado grande, não é mesmo? Tudo isso se traduz em concorrência e dificuldade para se destacar e atrair um bom número de clientes . Sorte que, hoje, existe uma ferramenta poderosa para ajudar no aumento da competitividade: o marketing para clínicas de estética.
Entenda como o marketing para clínicas estéticas pode ser feito e o que faltava para você conseguir mais clientes e alavancar o seu negócio!
Neste artigo, mostraremos à você:
- Como as clínicas de estética podem aproveitar os benefícios do marketing digital;
- As melhores redes sociais para colocar em prática o seu marketing para clínicas de estética;
- Como conquistar mais autoridade, consultas, fidelização e visibilidade por meio de uma ótima estratégia de marketing para clínicas de estética.
O marketing para clínicas de estética realmente funciona?
Com essa estratégia você conseguirá o reconhecimento e destaque necessários para conquistar mais clientes. A chave para isso está na visibilidade!
Quem não é visto não é conhecido/lembrado, lembra desse ditado? Por isso, você deve garantir que os seus serviços e as técnicas que usa sejam conhecidos como uma solução para os problemas que seus pacientes, ou potenciais pacientes, possuem.
Os consumidores mudaram, da mesma forma as empresas devem se adaptar a isso. Mesmo aquelas de pequeno porte podem apostar no marketing para clínica estéticas não apenas como forma de publicidade, mas como forma de possibilitar que o valor da sua marca seja reconhecido.
3 pilares para começar a fazer marketing para clínicas estéticas com o pé direito
Aqui estão boas dicas para você tornar o marketing da sua clínica de estética mais eficiente.
Tenha um canal oficial de divulgação
Nada passa mais autoridade e confiança para um cliente do que ele pesquisar o nome de sua marca no Google e encontrar um site profissional, bonito, funcional e com boas informações.
E o melhor, diferente das redes sociais, o site é uma propriedade da sua empresa . Você pode personalizá-lo e acrescentar informações de acordo com a sua necessidade, sem precisar estar submetido às normas de uma empresa como Instagram ou o Facebook.
Para criar um ótimo site, que esteja adequado a uma boa estratégia de marketing para clínicas de estética, siga esses passos.
1. Tenha um domínio próprio
Ter um domínio próprio significa ser dono do seu próprio site. Em vez de ter um endereço do tipo “www.minhaclinicadaestetica.wordpress.com” você tem um “www.minhaclinicadaestetica.com.br”. Muito mais direto e fácil de memorizar, não é mesmo?
Além da facilidade, ter um domínio confere mais credibilidade à sua marca gerando uma imagem positiva para aqueles que entram em contato com ela.
2. Ofereça informações claras
No site, tudo deve estar bem objetivo. Deixe claro informações como localização da clínica, se possui convênios com empresas, quais modalidades de serviço oferece, a quem eles se destinam.
3. Deixe campos de contato e botões de ação visíveis
Você quer que o visitante acesse o seu site e saia na mesma hora, ou que acesse e agende uma visita? Como ele tomará a segunda decisão se ele não encontra campos específicos para isso?
Em um site que almeja ser um bom instrumento de marketing para clínicas estéticas, campos de formulário, páginas de contato e botões de ação como o famoso “fale conosco aqui”, devem estar claramente visíveis ao visitante.
(Nessa imagem de um site-teste da empresa Locaweb, o botão em destaque “confira” chama o potencial cliente para uma ação)
4. Crie conteúdo valioso para o paciente
O site, em uma estratégia de marketing para clínicas de estética, não precisa ser apenas um meio de divulgação de informações oficiais. Ele pode ser o local em que você mostra ao potencial cliente toda sua expertise sobre estética , esclarece suas dúvidas sobre procedimentos e oferece os seus serviços como uma solução para os problemas do paciente.
Assim, escreva artigos interessantes, de acordo com o perfil do seu público alvo. Disponibilize e-books com informações ricas sobre determinado assunto. Isso manterá o usuário interessado no que você tem a dizer.
(Aqui, um artigo de interesse do leitor está em destaque na página principal do site)
Aproveite o potencial do Instagram
O Instagram, rede social para compartilhamento de fotos, é a sua maior aliada de marketing para clínica de estética. Além de ser a rede social com o maior engajamento e interação entre os usuários, é aquela que melhor aproveita o potencial de negócios que lidam com o visual e com a estética do corpo .
Uma boa imagem, especialmente se ela for autoral, chama atenção para a sua clínica e seus serviços. Para isso, aproveite algumas dessas dicas de marketing para clínicas estéticas.
1. Utilize sempre boas fotos com boa edição
O primeiro ponto para arrasar no marketing para clínica de estética no Instagram é prestar atenção às fotos . Fotos ruins não cabem no instagram, apenas trazem a sensação de amadorismo e falta de cuidado com a sua marca.
O que nem todo mundo sabe é que manter um bom ritmo de publicações com conteúdo de qualidade não precisa ser caro ou trabalhoso. Já pensou ter mais de 100 opções de posts prontos para Instagram?
Todas essas artes de qualidade profissional estão disponíveis para compra – e por menos de R$ 200,00! Se quiser mais informações sobre esse pacote de publicações de marketing para clínicas de estética, basta clicar no botão abaixo.
Se não tem condições, no momento, de investir em fotografias profissionais, opte por aquelas feita pelo smartphone e pelo auxílio de aplicativos de edição de imagem, disponíveis no celular mesmo. Lembre que, na edição (e no marketing para clínicas de estética como um todo), menos é mais!
2. Registre os procedimentos que realiza e faça comparações de evolução do tratamento
Bons antes e depois fazem qualquer um parar no feed do Instagram. Invista nesse tipo de imagem. Diferentemente de instituições da saúde, isso é possível (e desejável!) no marketing para clínicas de estética.
Deixe claro qual o tratamento foi utilizado e não passe a sensação de resultados imediatos se isso não foi o que aconteceu. Sempre crie expectativas de acordo com o que a sua clínica de estética tem condições de cumprir!
Anuncie no Google Ads e Facebook Ads
Para atrair visita ao seu site e redes sociais, você pode lançar mão dos anúncios pagos. Com baixo investimento , você consegue criar uma boa audiência, com a vantagem de ser possível segmentar exatamente quem você deseja alcançar (idade, localização geográfica e gênero) por exemplo.
Boas ferramentas para isso são o Facebook Ads (que cria anúncios no Instagram e no Facebook), e o Google Ads (que exibe seu anúncio nos primeiros resultados de pesquisa do Google).
(Em laranja estão os anúncios que exibidos para as palavras buscadas)
Esperamos que você tenha entendido como o seu marketing para clínica de estética pode ajudar na conquista de novos clientes. Você pode aproveitar todo o potencial que as mídias digitais tem a oferecer. Vá em frente!
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Créditos das imagens de marketing para clínicas de estética:
5 Comments
Gostei da sua matéria, recomendo.
Olá! Parabéns pela iniciativa de orientar os profissionais.
Gostaria de agradecer pelos conteúdos postados aqui nesta página que contribuem a cada dia para o crescimento intelectual da nossa sociedade.
Bem interessante essas dicas, obrigado!
[…] longo de toda a história de sua clínica estética, as estratégias de marketing vão lhe acompanhar. Isso significa que você precisa planejá-las dentro do plano de […]