A graduação em Odontologia é bem completa e sempre ouvimos a informação de que é um ótimo campo de trabalho – sendo a segunda carreira mais rentável do Brasil. O que não dizem é que, para aproveitar esse mercado, existe uma grande concorrência . São mais de 240 mil profissionais, o maior número de dentistas em todo o mundo! E aí que entra algo que não se encontra na graduação: o marketing odontológico.
Apesar do reconhecimento e satisfação que a profissão traz, fica uma pergunta: como se sobressair e atrair mais clientes? (especialmente quando a faculdade não dá a base empreendedora para isso)
O marketing odontológico é um caminho possível, embora ainda pouco explorado por profissionais e clínicas. Hoje, você entenderá as melhores práticas do marketing odontológico e os princípios básicos para atrair pacientes para o seu consultório .
1ª dica de marketing odontológico
TENHA PRESENÇA FORTE NA INTERNET
O marketing odontológico é melhor aproveitado quando executado com o auxílio das mídias sociais, em especial o Instagram e o Facebook – ferramentas online utilizadas para divulgar conteúdo relevante e se relacionar diretamente com seu público.
Estar no Instagram e no Facebook geralmente é o primeiro passo para ter uma presença forte na internet. Hoje é imprescindível, já que ela confere credibilidade ao profissional, permite interagir com pacientes (e potenciais pacientes) e dá a chance do profissional começar um relacionamento este público antes mesmo dele pisar em seu consultório. O Instagram hoje é uma das ferramentas de marketing odontológico mais relevantes.
Atuar não é difícil: crie uma página profissional (nunca divulgue informações profissionais em seu perfil pessoal, combinado?) e divulgue conteúdos interessantes aos usuários.
Outro passo importante em estratégias de marketing odontológico é ter um uma página própria, de preferência um site (ou blog). Nesse ambiente, que deve ter um design agradável, você deve inserir informações de contato, opções de agendamento de consulta (online, se possível) e suas informações profissionais, como especialidade e registro no Conselho de Odontologia de sua região .
Já fez isso? Ótimo! Então vamos prosseguir para outras dicas de marketing odontológico!
2ª dica de marketing odontológico
SUA CLÍNICA PRECISA SER FÁCIL DE SER ENCONTRADA
Não há nada pior para o marketing odontológico do que dificultar a vida do paciente .
Ele quer se consultar com você, mas não encontra facilmente o telefone da clínica ou um endereço bem explicado, de preferência com informações no Google Maps. O que ele fará? Procurará outro profissional, provavelmente . O usuário hoje não gosta de esperar, atente-se a isso!
Então presente atenção que essa é uma premissa no marketing para consultórios e clínicas odontológicas: tenha, em todos os locais possíveis do seu site, o seu telefone, endereço completo e e-mail .
Uma boa opção é colocar essas informações no Google, por meio do Google Meu Negócio, ótima maneira de intensificar o marketing odontológico.
3ª dica de marketing odontológico
ATENDEU ALGUMA CELEBRIDADE OU DIGITAL INFLUENCER? DIVULGUE NOS SEUS CANAIS DIGITAIS!
Celebridades, digital influencers e famosos em geral têm o poder de conferir credibilidade a um estabelecimento, passando essa sensação de confiança.
Por isso, sempre que atender alguma dessas pessoas, seja cordial e solicite um registro desse momento . Não perca a oportunidade de mostrar o seu trabalho e dar um boom no seu marketing odontológico.
Aliás essa é uma dica que vai além do marketing odontológico, anota aí: as pessoas querem ir aonde elas acreditam que serão bem atendidas, mas, mais que isso, elas querem ser mais parecidas com seus ídolos .
4ª dica de marketing odontológico
PUBLIQUE CONTEÚDO INTERESSANTE (PARA OS PACIENTES) EM SEUS CANAIS
O marketing odontológico produz resultados quando é feito por meio de conteúdos de qualidade – especialmente quando esse conteúdo está alinhado com os interesses de alguém que pode ser um futuro paciente.
Selecione com cuidado as imagens e conteúdos que você vai divulgar nas suas redes sociais e no seu site (ou blog), sempre pensando na relevância daquelas informações para o paciente. O grande “pulo do gato” no marketing odontológico é tentar imaginar quais são as dúvidas e inquietações do seu paciente e respondê-las através de publicações. E lembre-se: nada de linguagem técnica, você está falando com seu paciente – você deve ser o mais simples e claro o possível.
5ª dica de marketing odontológico
AJA COM ÉTICA, SEMPRE!
Por fim, não deixe de lado o que aprendeu no Código de Ética de sua profissão ao colocar em prática o marketing odontológico. Confira também as recomendações do Conselho Federal de Odontologia sobre a forma de divulgação dos serviços odontológicos.
Dentistas, por exemplo, devem respeitar às restrições sobre a publicação de imagens “antes e depois”, divulgar vídeos de procedimentos odontológicos que não tenham caráter educativo ou exibir a condição bucal de pacientes, por exemplo. Fique atento a essas limitações ao marketing odontológico!
Investir em marketing odontológico é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu negócio, mas nada de amadorismo .
Se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, dá uma olhada nesse infográfico que produzimos – temos certeza de que algumas informações ficarão ainda mais claras para você. Acesse e baixe o material!