Aproveite o melhor de cada Rede Social! 😜
Segundo a pesquisa Social Media Trends, que traz o panorama do marketing nas redes sociais, 94,4% das empresas estão presentes nessas mídias.
Apesar da presença forte, poucas delas acreditam estar fazendo o seu melhor, já que metade acredita que sua atuação é pouco ou nada eficiente.
Você está nessa última estatística?
Se sim, esse artigo chegou a você na hora certa! Vamos mostrar as características de cada rede social, como você pode tirar o melhor de cada uma delas, além de um exemplo de empresa que sabe bem como conduzir seu marketing nas redes sociais.
Continue a leitura e confira boas dicas sobre como conduzir o marketing nas redes sociais de sua empresa!
1. Você não precisa estar em todas as redes
A cada dia uma rede social nova surge, mas atualmente, as mais utilizadas são o Facebook, Instagram, Snapchat, LinkedIn, Twitter e Youtube.
Cada uma delas tem um perfil e atinge públicos diversos, motivo pelo qual a sua empresa não precisa estar presente em todas elas.
Criar um perfil em uma rede social vai muito além de preencher um formulário e colocar uma foto no “profile”. É preciso criar uma estratégia de marketing nas redes sociais que preveja o objetivo da empresa ali, qual público com que ela quer se comunicar e como fará isso.
Além disso, é preciso planejar o conteúdo que será divulgado e como a marca vai se relacionar com a audiência.
Assim, não faz sentido criar perfil em todas as redes sociais e apenas replicar o conteúdo em cada uma delas. Isso torna a comunicação desinteressante e pouco efetiva para os objetivos do marketing nas redes sociais de sua empresa.
Mostramos um pouco sobre cada uma delas, para que você entenda qual a melhor ao seu objetivo:
Poucas são as empresas que investem em Marketing nas redes sociais e não estão presentes no Facebook. Dessa vez, elas estão certas, já que a rede tem uma audiência de 1 bilhão de usuários só no Brasil.
É também uma das redes mais versáteis. É possível utilizar como uma forma de atendimento ao consumidor ou como um substituto do site da empresa.
No Facebook, é preciso investir em conteúdo de qualidade e aqui vale aquela regra: relacione-se mais e tente vender menos. Nada de falar apenas sobre a sua empresa, as pessoas querem saber algo que tenha valor para elas!
O Instagram é uma rede mais jovem e imagética. Ela gera muito mais interação com os usuários, algo permitido pelo seu próprio algoritmo, muito diferente do Facebook.
Você deve utilizar bem as ferramentas que o Instagram oferece, explorando as fotos, publicando imagens de impacto e usando bem as hashtags, que ajudam os usuários a encontrar o seu conteúdo.
Outra característica interessante do Instagram é o uso dos stories, uma forma de despertar a curiosidade da audiência e de se relacionar de forma próxima com ela.
O LinkedIn é utilizado como uma rede social profissional. Lá, as pessoas mantém por perto marcas e pessoas com que desejam se relacionar profissionalmente, que fizeram parte de seu passado profissional, ou simplesmente que admiram.
Por isso, o tom nessa rede deve ser muito mais sóbrio do que nas demais. É importante que a sua empresa tente passar uma autoridade e relevância ao público neste ambiente.
2. Não confunda perfil com página!
Usar o perfil pessoal para divulgar a sua empresa não só demonstra amadorismo do seu marketing nas redes sociais, como falta de profissionalismo da marca.
Além disso, um perfil pessoal não permite que você tenha acesso a métricas relevantes (informações sobre como suas ações na rede estão sendo recebidas pelo público).
Então, se você escolheu o Facebook, o primeiro passo é criar uma página, nao um perfil. O Instagram também permite criar um “perfil de negócios”, que oferece vantagens como possibilidade de veicular anúncios e promover a página para que ela atinja mais pessoas.
3. Encontre a “brand persona” para o seu marketing nas redes sociais
Brand persona é a forma como a marca se apresenta aos consumidores.
Ela é divertida? Séria? Inteligente? Casual?
Como ela conversa com o público e quais valores transmite para eles?
Podemos pensar a brand persona como uma pessoa real, com comportamentos, gostos, profissão e hobbies. Isso facilita construir a linguagem, tornando o seu marketing nas redes sociais muito mais marcante.
Quer um exemplo de marca que utiliza bem essa estratégia em seu marketing nas redes sociais? A Magazine Luíza. Ela tem a Lu, uma brand persona que conversa com o público e interage, sempre com uma linguagem característica.
Vale a pena conferir como é conduzido o Marketing nas redes sociais da empresa!
4. Faça testes
Por fim, para acertar na campanha de Marketing nas redes sociais, nada melhor que testar.
Os testes são uma forma de entender como o público reage a diferentes estratégias e quais delas são mais eficientes para atingir os resultados.
O teste em uma estratégia de marketing nas redes sociais funciona da seguinte forma: comparando os resultados de duas postagens iguais cuja única variação seja o título, formato do anúncio ou a presença ou não de uma imagem, por exemplo.
É possível também comparar os horários de postagens. Publique dois conteúdos, em horários diferentes, e veja qual deles tem melhor desempenho.
Dica bônus: aprendendo com a Netflix a fazer Marketing nas redes sociais
Ok, vamos combinar que a Netflix é uma empresa grande e com um bom orçamento de Marketing. Mas não é por isso que não podemos aprender com o seu Marketing nas redes sociais.
Enquanto no Facebook, a companhia mantém um relacionamento bem cordial e informal com o público (formado principalmente por consumidores do serviço), no LinkedIn, a empresa faz um Marketing voltado para mostrar a sua rotina de produção, valorizar os seus colaboradores e divulgar oportunidades. Também mostra o ponto de vista de funcionários sobre a sua cultura empresarial, algo que valoriza a empresa.
Formas diferentes de conduzir o Marketing nas redes sociais, viu?
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como o Marketing nas redes sociais pode ser utilizado, recomendamos outras leituras sobre o marketing digital e suas ferramentas. Para isso, assine nossa newsletter!
2 Comments
Gratidão pelo excelente conteúdo! Talvez a melhor dica foi “Faça testes”. Pois tirando conclusões próprios alcançamos resultados mais realistas… Ganhou um novo leitor! Obrigado!
Agradeço pelas dicas contidas no texto. Simples e objetivas.