Consolidação da marca e comunicação assertiva devem ser tornar estratégias focais para aquelas clínicas que estão em crescente expansão.
Muitas vezes conquistar o mercado e se tornar referência em sua especialidade, não é uma tarefa fácil e requer algumas habilidades que o Gestor da Clínica não aprendeu na faculdade de Medicina.
Portanto, como fazer isso de forma assertiva e bem sucedida? Com as estratégias do Marketing em Saúde é mais fácil!
Antes de tudo, estudo e planejamento. É isso que as clínicas mais renomeadas fazem.
Hoje em dia, não basta que sua clínica ofereça serviços de qualidade a um preço razoável, a grande jogada do Marketing em Saúde é investir na divulgação online da sua clínica e no relacionamento com os seus pacientes, que agora precisam ser encarados como clientes. Esta visão ajuda a compreender melhor como investir em marketing, na intenção de atrair visibilidade para a sua clínica médica.
Para ajudar neste processo de reflexão sobre quais as ferramentas mais aproximam e fidelizam os pacientes com o seu consultório, preparamos este material com algumas informações importantes, acompanhe!
Estratégias do Marketing em Saúde:
Como você bem deve saber, publicidade convencional, com preços e etc, são vedadas pelos Conselhos Regionais de Medicina (CRM), então você não poderá utilizar o marketing tradicional para divulgar sua clínica. A solução portanto é apostar no marketing digital, com ênfase em Inbound Marketing.
Essa estratégia, visa atrair e converter seus possíveis pacientes voluntariamente. O Inbound Marketing baseia-se no relacionamento e educação do consumidor, usando estratégias como Marketing de Conteúdo e Automação de Marketing.
Mas seja qual for a estratégia que você utilize, lembre-se de se basear no código ético para publicidade médica.
É importante que, antes de iniciar qualquer divulgação do seu consultório ou clínica médica, você conheça bem o código de ética que estabelece algumas regras de divulgação dos serviços médicos.
Para facilitar seu estudo, separamos abaixo os documento que regulamentam a publicidade em cada uma das profissões da área de saúde:
- CFM – Conselho Federal de Medicina
- CFO – Conselho Federal de Odontologia
- CFP – Conselho Federal de Psicologia
- CFN – Conselho Federal de Nutricionistas
- CFF – Conselho Federal de Fisioterapia
- CFFA – Conselho Feral de Fonoaudiologia
Marketing em Saúde: Conteúdo Relevantes para Atrair Pacientes
Sua clínica precisa ter produção de conteúdo regular e de relevância. Segundo a estratégia de Marketing em Saúde os textos, fotos, vídeos, webinars e outros formatos de oferta de conteúdo adotados por sua clínica precisam precisam um determinado tipo de formato, tamanho e outros requisitos para que se tornem mais amigáveis ao “robô” das ferramentas de pesquisa, melhorando o posicionamento da clínica no Google, Bing, Yahoo, entre outros.
A estrutura e o conteúdo deste site determinarão o sucesso da sua clínica na internet, portanto é bom pensar em conteúdos como pequenos artigos que ajudem a esclarecer as dúvidas mais frequentes dos seus pacientes.
Uma boa dica para impulsionar a comunicação da sua clínica no site, é fazer do seu endereço de web um serviço de utilidade pública, ou seja ser relevante para os usuários que estão lendo e que eles possam curtir e compartilhar.
Marketing em Saúde: Divulgação dos Conteúdos Relevantes
Então basta produzir conteúdos e postar no meu site, eu já estarei atraindo o público que quero?
Não!
Você já ouviu falar em SEO?
O SEO significa Search Engine Optimization, em português: Otimização para mecanismos de busca.
É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
Ou seja, essa estratégia do Marketing em Saúde, faz com que seu site possa aparecer com visibilidade privilegiada no Google e em outros motores de pesquisa, sem ser necessário pagar.
Com isso, as páginas de sua empresa na internet se tornam muito mais visíveis para o público.
E nem precisamos mencionar que a principal forma dos pacientes conhecerem sua clínica/consultório é através do seu site e divulgação online, correto? Portanto, não dá para deixar de aproveitar essa oportunidade de atrair pacientes.
O SEO é importante até mesmo na hora de promover o seu consultório nos anúncios do Google, os chamados “links patrocinados”, o qual você pagará por cada clique no link. Com um site bem otimizado e estruturado, você pagará um valor menor por cada clique.
Marketing em Saúde: Links Patrocinados
A forma mais conhecida em que eles se encontram é nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing, Lycos, Cadê, etc)
No topo dos resultados, aparecem alguns sites em destaque com a identificação que se tratam de anúncios. Esses são links patrocinados.
Nos últimos anos surgiram também os anúncios nas redes sociais, que vêm ganhando cada vez mais força. Entre os vários formatos disponíveis, estão os links patrocinados.
Eles normalmente são separados em:
CPC (custo por clique): a cada clique no link, o anunciante paga;
CPM (custo por mil impressões): quando o anúncio atinge mil visualizações, ou impressões, o anunciante paga;
CPA (custo por ação): só é cobrado quando o usuário realiza alguma ação no site do anunciante;
CPV (custo por visualização): para cada pessoa que ver o anúncio, é pago um valor.
Os valores pagos dependem do modelo e da palavra-chave escolhidos pelo anunciante, cada um contando com suas vantagens e características.
Marketing em Saúde: Outras frentes
Além do site, do SEO e dos links patrocinados em sites de busca, há ainda outras duas ações para turbinar a divulgação do negócio na rede:
- Ações de e-mail marketing:
Encaminhe a todos os seus clientes os seus artigos, dicas e sugestões sobre o atendimento que você presta a eles. Isto certamente vai ajudar a cativar o seu público alvo.
- Ações de marketing em saúde nas redes sociais:
Crie uma página no Facebook e compartilhe o conteúdo do site ou blog nesta página, convide um número cada vez maior de pessoas a curtirem, e crie uma promoção impulsionada pelo Facebook Ads.
ATENÇÃO!
A Forma de Comunicação e Relacionamento com seus Pacientes Mudou!
As clínicas e consultórios de todas as especialidades da área médica, estão começando a aproveitar agora as vantagens e benefícios que a internet pode oferecer no que diz respeito ao marketing em saúde.
Se a sua clínica investe nisso, é uma grande chance de dar “o passo a frente” em relação aos seus concorrentes, conquistando mais pacientes em uma agenda cheia de consultas.
Como médico, você é autoridade no assunto. Use isso para construir credibilidade nos conteúdos que promove e nas redes sociais de sua clínica.
Esteja próximo e interaja com os seus possíveis pacientes, assim, o seu negócio cresce e o prestígio como profissional também é favorecido!