Hoje temos um cenário de escassez: escassez de tempo (o que torna qualquer erro mais caro), escassez de atenção (do público) e escassez de recursos (do anunciante). Neste contexto, a assertividade de qualquer investimento em comunicação passa a ser uma das principais preocupações de quem precisa vender, e é por isso que conhecer o conceito de Marketing de Performance é fundamental.
Não é nenhum segredo que o marketing digital oferece um grande diferencial em relação às estratégias tradicionais: o fato de ser altamente mensurável. A coleta e análise dos dados sobre as campanhas e esforços de publicidade online possibilitam avaliar cada etapa do processo, viabilizando ajustes de curso que ajudarão a atingir os resultados desejados. A grande questão é que muitas iniciativas de publicidade digital hoje não tiram proveito deste diferencial; já o Marketing de Performance está completamente fundamentado neste pilar analítico da internet.
Talvez você nunca tenha ouvido a expressão antes, mas com certeza já conhece a ideia por trás dela: é a gestão sistemática do marketing através da análise de dados, otimização dos esforços de comunicação, venda em tempo real e eficiência da alocação de recursos para atingir o melhor retorno sobre investimento (ROI, do inglês Return On Investment). Ou seja, utilizá-los para gerar maiores e melhores resultados, mantendo a qualidade na experiência do cliente, é claro.
Marketing de Performance = Marketing Digital, só que Inteligente
Se você ainda não conhece esta maneira de fazer marketing digital, pode estar perdendo uma grande oportunidade de se colocar à frente no mercado. Na apresentação abaixo, exibida pela primeira vez para os participantes do evento Digitalize-me (parte do Seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo SEBRAE Bahia), eu apresento algumas premissas básicas de um campanha e como podemos utilizar de forma inteligente a mídia de performance para anunciar de forma natural para nosso público-alvo, com um maior grau de relevância, menor dispersão e sempre considerando a etapa da “jornada de compra” que ele está no momento do impacto.
Marketing de Performance vs. Publicidade Digital (Tradicional)
Bem, é isso. Agora você já sabe o que é marketing de performance. Você também já sabe que trabalhar com o marketing de performance é a facilitar um calculo que qualquer empresário faz antes de assinar um cheque: o ROI – já que as estratégias utilizadas no marketing de performance são definidas de acordo com sua eficiência, tornando possível direcionar os esforços/investimentos apenas para aquelas que são mais efetivas.
Quantas visitas o seu site recebe por mês? Muitas!? Parabéns, mas o que você realmente sabe sobre estes visitantes? Você sabe quem eles são ou porque eles visitam o seu site? Parte destes visitantes com certeza tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa, mas você sabe quais são? Pois é, se você não conseguiu responder estas perguntas, sua atual estratégia de marketing está muito mais voltada para gerar visitantes (volume), do que gerar receita.
Quer mudar isso? Se precisar de ajuda, é só falar 🙂