Usar a internet para saber mais sobre um produto ou serviço já é um hábito comum entre os brasileiros: nove em cada dez deles fazem buscas online antes de uma decisão de compra. A importância de um clique no campo “buscar” do Google fica ainda mais evidente quando sabemos que apenas 20% desses usuários já estão decididos sobre a marca que irão adquirir, oportunidade perfeita para intensificar a abordagem de marketing.
Os links patrocinados surgem como ferramentas que incrementam as estratégias de marketing digital, esteja a empresa presente no ambiente online ou não. Com eles, é possível relacionar produtos e serviços a públicos segmentados, que estão em processo de compra ou em busca de soluções para os seus problemas.
Mas o que são links patrocinados? Esse é mesmo um bom investimento em mídia? Por que a sua marca deve adotar?
Nesse artigo, vamos te responder tudo isso e mostrar como eles podem alavancar a visibilidade de uma empresa.
O que são links patrocinados?
Links patrocinados são aqueles anúncios pagos exibidos em mecanismos de buscas como o Google, e que buscam chamar a atenção do consumidor.
Eles costumam ser vistos no topo ou lateral da página. No caso específico do Google, podem aparecer na primeira página de resultados, no topo das pesquisas ou no final, conferindo maior alcance à estratégia. Os redirecionam o usuário para a sua página na web de acordo com o conteúdo que estava em exibição.
Link patrocinado e Link Orgânico
Os links patrocinados se diferenciam dos links orgânicos por exigirem um investimento em mídia paga. Um bom resultado orgânico é fruto de uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo, com aplicação de técnicas de Search Engine Optimization.
Para ter um link orgânico na primeira página do Google, é necessário tempo de otimização, enquanto nos links patrocinados a exibição é instantânea. São, no entanto, técnicas complementares que, se usadas da melhor maneira, poderão gerar resultados incríveis.
As possibilidades de links patrocinados
As possibilidades mídias patrocinadas são enormes e dependem do público, do objetivo e daquilo que a empresa oferece. É possível anunciar por meio de campanhas de Search, Display, do Google Shopping, no Gmail e, até mesmo, Youtube.
Muitas palavras novas? Continue a leitura e explicaremos como e quando usar essas estratégias.
Por que você deveria investir em links patrocinados
Somos o terceiro país do mundo que passa mais tempo na internet. Em um mercado altamente competitivo, não é possível ignorar esse dado: investir em marketing digital é uma maneira inteligente de aproveitar o cenário brasileiro.
Juntamente com técnicas de SEO (que posicionam melhor sua empresa nos buscadores de maneira orgânica), links patrocinados são, muitas vezes, formas indispensáveis de se alcançar um público. São características que mostram a importância desse investimento:
Visibilidade
Investindo neste tipo de anúncio, o tempo que a empresa leva para ser notada dentro de seu setor de atuação é muito mais rápido. Escolhendo as palavras-chave certas e os melhores momentos para anunciar, a quantidade de cliques nos links aumenta ainda mais, reduzindo o caminho que o cliente levaria até chegar à página de sua empresa.
Segmentação do público
Outra vantagem, é a possibilidade de segmentação do público. Anunciar no Google Adwords não é como fazê-lo na televisão, onde a variedade de pessoas é muito maior. Os Links Patrocinados permitem que você exiba o seu anúncio para pessoas que estão pesquisando pelo seu produto ou serviço.
Flexibilidade da campanha
A estratégia não está dando certo? O retorno está fraco? É possível adaptar a campanha e ajustar aquilo que não satisfez os resultados esperados. Através do acompanhamento de palavras-chave, sabe-se quais delas estão convertendo mais e atraindo mais tráfego para o seu site.
Retorno
Colocar a sua página em destaque nos buscadores e demais sites passa a não depender apenas do resultado das estratégias de inbound marketing – que são muito eficazes, mas que levam mais tempo para se consolidar sem um investimento em mídia. Por isso, é recomendado, inclusive, que ainda que você esteja investindo em Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo, dedique uma parcela da verba para oferecer conteúdos em anúncios. Assim, é possível ter resultados mais rápidos, igualmente eficientes e eficazes.
Como os links patrocinados funcionam
O funcionamento dos links patrocinados depende da plataforma onde os anúncios estão sendo feitos. As modalidades mais básicas são: por meio de lances, por clique e por visualizações. Explicaremos como funcionam nos sites de melhor retorno de investimento que são.
Funcionamento no Google Adwords
No Google, o critério para definir a ordem com que os anúncios são exibidos é através de leilão, ou seja, quem oferece mais, aparece melhor posicionado. Nesta modalidade, existem palavras-chaves que são disputadas por concorrentes de um mesmo segmento ou mesma região. As mais concorridas são as mais caras, por isso, deve-se ter atenção na hora de escolhê-las.
Quanto mais genérica uma palavra-chave, mais cara ela costuma ser. Em 2015, dentre os termos mais caros do Google Adwords estavam “seguro”, “financiamento” e “hipoteca”, por exemplo.
Contudo por serem palavras-chave amplas, é bastante possível que o usuário não esteja procurando por um produto naquele momento, e escolher mal essas palavras-chave pode fazer com que o anunciante pague por cliques que não se converterão em vendas.
Outro fator utilizado pelo Google para ranquear os anúncios em seu leilão é o Índice de Qualidade. Para compor esse índice, o Google Adwords avalia se as redações dos anúncio estão bem escritas, atrativas se possuem as palavras-chave configuradas na campanha e se o anúncio está condizente com a oferta.
Por isso, não basta investir altos valores em palavras-chave. É preciso que todo o anúncio seja pensado e otimizado para alcançar melhores resultados.
Como rodar uma campanha de links patrocinados
Escolhemos o Google Adwords para explicar o passo a passo da criação uma campanha de link patrocinado. Os primeiros passos de qualquer campanha são definir a oferta em seu site e definir as palavras-chave. A partir daí, é só configurar a campanha. Para chegar aí, você:
Configurar a conta
Configurar uma conta no Google Adwords é o primeiro passo para a criação da campanha. Não é necessário ter uma conta do Google e as etapas iniciais são autoexplicativas: você insere seu e-mail, website e outros dados.
Sua primeira campanha
É onde você decide o quanto quer gastar, qual o seu público-alvo, as palavras-chave que deseja usar, o lance e o texto do anúncio. As palavras-chave devem ter a ver com o serviço oferecido, mas também devem levar em consideração a concorrência e o valor. Às vezes, palavras-chaves não tão concorridas são mais eficazes para a campanha.
Neste mesmo momento, você também irá definir o título do anúncio, a página de destino e a descrição. Uma miniatura do que seria o seu link patrocinado aparecerá na tela.
Em seguida, é só confirmar os dados de pagamento!
Apesar deste passo a passo, o sucesso da campanha depende principalmente de seu planejamento, da escolha correta dos termos e da gestão da campanha. Agências com profissionais capacitados tornam a obtenção de resultados mais rápida e eficaz: elas são suas parceiras para alcançar um objetivo e impulsionar os serviços ou produtos do seu negócio.
Os links patrocinados são a forma mais rápida de atrair visitantes para o seu site. Com um conteúdo interessante e pertinente, essas visitas podem se tornar leads qualificados, impulsionando as suas vendas. Mas para isso, é preciso saber fazer. Não basta anunciar em qualquer lugar, de qualquer jeito, para qualquer público. Uma estratégia bem definida vai ajudar no sucesso da campanha.
Você já sabe o que são links patrocinados, agora é a hora de adquirir mais conhecimentos sobre o marketing digital. Acesse os nossos materiais gratuitos e saiba como estruturar melhor a campanha de marketing do seu negócio!