Assim como o CPC Máximo (lance máximo que você está disposto a pagar por um clique ), o Índice de Qualidade (IQ) é uma das variáveis que agrega fatores responsáveis por determinar a posição do seu anúncio em uma campanha criada no Google Ads. De forma sucinta, o Índice de Qualidade é uma nota gerada pelo Google, de 0 a 10, que irá determinar se a sua campanha é mesmo relevante para o usuário.
Mas por que a campanha e não o anúncio?
Porque para calcular o IQ o Google leva uma série de fatores em consideração. Vejamos os mais importantes que o próprio buscador disponibiliza na sua central de ajuda do Google Ads:
A CTR (Click-through) anterior de sua palavra-chave: com que frequência essa palavra-chave gerou cliques em seu anúncio;
O histórico de sua conta: a CTR geral de todos os anúncios e palavras-chave em sua conta;
A qualidade de sua página de destino: qual é a relevância, transparência e facilidade de navegação de sua página;
A relevância de sua palavra-chave para o anúncio: qual é a relevância de sua palavra-chave para seus anúncios;
Desempenho geográfico: o desempenho de sua conta nas regiões segmentadas;
Seus dispositivos segmentados: como está o desempenho de seus anúncios em diferentes tipos de dispositivos, como computadores/laptops, celulares e tablets (você recebe diferentes Índices de qualidade para diferentes tipos de dispositivo);
Mas dois desses fatores merecem ser aprofundados. Vamos a eles.
Como melhorar o Índice de Qualidade?
1 – O histórico de sua conta.
Pois é! Você deve estar pensando, então se eu tiver um histórico ruim de campanhas na minha conta é melhor eu deletar e iniciar outra? Correto! O Google sempre irá avaliar o seu histórico e se você já teve campanhas ruins naquela conta, isso influenciará na sua nova campanha.
Além disso, quando falamos do histórico da conta, o Google também está levando em consideração o histórico do seu CTR que por sinal, é um dos fatores mais importantes que influenciam diretamente no Índice de Qualidade.
Dica: crie sempre uma conta diferente para cada cliente. Assim, se você não se sair muito bem em uma das campanhas, basta deletar aquela conta específica e iniciar outra sem afetar os demais clientes e campanhas.
Eu sei, eu sei, desta forma você terá inúmeras contas, logins e senhas. Mas pode ficar tranquilo, o Google também já pensou nisso. Para facilitar o gerenciamento de todas as contas, você pode unificá-las através da Minha Central de Cliente (MCC).
2 – A relevância de sua palavra-chave para o anúncio.
Ou seja, vamos supor que você realizou a seguinte busca no Google: “tênis adidas”. Se você criou um grupo de anúncios para tênis adidas, este termo deve aparecer no seu anúncio. Isso tornará o seu anúncio mais relevante já que você está usando a palavra-chave buscada nele. Isso influenciará no seu Índice de Qualidade e também irá destacar seu anúncio já que o Google negrita todas as palavras pesquisadas.
Dica: O ideal é utilizar a palavra-chave no título, na URL de visualização e, se possível, uma vez no corpo do anúncio. Assim, quando a pessoa buscar por “tênis Adidas” você terá o termo negritado 3 vezes no seu anúncio, além de estar mostrando ao Google que seu anúncio é totalmente relevante para aquele termo.
Bem, resolvi falar um pouco mais sobre esses dois fatores porque segundo o Conrado Adolpho, se fôssemos atribuir pesos a todos aqueles supracitados o ranking seria assim:
- CTR (50 a 60% do IQ é influenciado pelo CTR).
- Relevância da palavra-chave para o anúncio.
- Landing Page
Ok! Agora que você já aprendeu o que é Índice de Qualidade, ou não, e os fatores que são levados em consideração no seu cálculo, não saia correndo para ver os seus índices, Keep Calm and você ainda precisa saber como habilitar essa coluna na plataforma do Google Ads.
Como habilitar o atributo Índice de Qualidade?
1- Clique no menu suspenso Colunas na barra de ferramentas acima da tabela de estatísticas.
2- Selecione Personalizar colunas.
3- Selecione Atributos.
4- Clique em Adicionar ao lado de Índice de qualidade.
5- Clique em Salvar.
6- Pronto. Agora pra ter certeza de que o número que está aparecendo é o verdadeiro, basta você curtir este post
É isso aí! Tranquilo, não? Agora SÓ resta você convencer seu cliente a fazer Links Patrocinados… Quer uma ajudinha? É só entrar em contato 🙂
Colaboração de:
Alan Coelho
Pós-Graduado no MBA de Marketing pela FGV. Atuou por 2 anos como Diretor de Planejamento na Agência Morya, do Grupo ABC e foi palestrante convidado da Campus Party Bahia 2018 com a palestra: Growth Hacking. Uma mentalidade para quem quer crescer! Já teve a oportunidade de realizar uma imersão no Vale do Silício e estudar sobre Futurismo e Criatividade. Realizou palestras de qualificação em marketing digital para o Sistema FIEB e AIESEC Salvador. Há 9 anos trabalha com publicidade e nessa trajetória realizou trabalhos de planejamento estratégico para o Sistema FIEB, Le Biscuit, Insinuante, Máquina de Vendas, Salvador Shopping, Festival de Verão, Ferreira Costa e Grupo ISM. Além disso, já trabalhou com análise dados para as marcas Coelba, Água de Coco Obrigado, STB e Biscoitos Fortaleza, e foi responsável pela estratégia e execução da mídia online de marcas como: Água de Coco Obrigado, Unijorge, Salvador Shopping, Le Biscuit e Grupo ISM.