Você já deve ter aprendido alguns conceitos básicos de SEO e como o uso de palavras-chaves pode ajudar a alcançar o público e superar a concorrência na corrida pela visibilidade. Mas será que a sua campanha está utilizando as palavras-chave corretas do Google Adwords?
Não escolher as palavras-chaves certas pode colocar a perder todo o tempo e orçamento investidos em sua estratégia. Para evitar isso, é preciso dominar o conceito de palavras-chaves, saber como encontrar as melhores palavras-chave no Google Adwords e evitar aquelas que, simplesmente, jogarão o seu dinheiro fora.
A importância das palavras-chave para o SEO
No universo do SEO, as palavras-chaves ainda preservam o mesmo conceito encontrado em dicionários: palavras que sintetizam o tema de um texto, possibilitando identificar o seu conteúdo. No entanto, no Marketing Digital o conceito vai além. Ele é fundamental para que a sua estratégia, principalmente de Inbound Marketing, dê certo.
Assim, no Marketing, palavras-chaves não só resumem, mas ajudam ao seu texto ser encontrado na Web.
São aqueles termos estratégicos, utilizados pelas pessoas em sua busca no Google. Quando estudante pesquisa “Onde estudar Arquitetura em Salvador?”, é por meio desse termo que ele será capaz de achar um site no meio de tantos outros.
A importância da escolha da palavra-chave no Google Adwords
Escolher a palavra-chave no Google Adwords é a tarefa chave na estratégia de Marketing.
Caso esteja criando um anúncio, a palavra-chave incorreta no Google Adwords fará com que você gaste rios de dinheiro, já que existem termos bastante concorridos na Web e difíceis de serem superados nas buscas.
Caso a palavra-chave no Google Adwords seja utilizada apenas como um recurso de busca pelo termo ideal, você pode até não gastar o dinheiro do anúncio, mas perderá verba, indiretamente, no fracasso de sua estratégia de Marketing de conteúdo.
De uma forma ou de outra, escolher a melhor palavra-chave no Google Adwords é fundamental!
As melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave
Falamos sobre das palavras-chave no Google Adwords, mas elas não são as únicas ferramentas de busca por esses termos. Temos ainda:
Keyword Revealer’s
O Keyword Revealer’s é uma ferramenta que permite verificar as palavras-chave mais relevantes, verificar o volume de pesquisas de cada uma delas e o lucro estimado ao usar as palavras-chaves em um anúncio no Google Adwords. A ferramente possui uma versão gratuita, que limita a pesquisa a três termos por dia, e outras mais completas com até 400 pesquisas diárias.
SEMRush
A ferramenta é a queridinha daqueles que querem se aprofundar nas buscas por palavras-chaves. O SEMRush dá uma visão completa sobre cada termo: volume de buscas diário, concorrência, sites que lideram o Google para determinado termo, palavras-chaves relacionadas e muitas outras funcionalidades. Assim como o Keyword Revealer’s, existe uma versão gratuita e limitada, mas talvez valha a pena apostar nos recursos mais completos.
Autocomplete do Google
O Google dá insights interessantes na busca por palavras-chaves no Google Adwords, mas essa não é a única forma de pesquisar os termos de acordo com os critérios do buscador. O campo de busca do Google serve para ter um panorama dos termos mais buscados pelas pessoa ou que tem a ver com o assunto em questão.
Entenda, agora, como escolher a melhor palavra-chave com o Google Adwords!
Como escolher a melhor palavra-chave com o Google Adwords?
O planejador de palavras-chave do Google Adword é uma ferramenta bastante completa, uma vez que usa os critérios da gigante de buscas. Veja como funciona:
1. Faça uma lista de possíveis termos relacionados ao negócio
O primeiro passo é ter um brainstorming com termos diretamente ligados ao negócio. Nesse momento, você extrairá esses termos da sua experiência prévia com clientes, do segmento em que atua e de temas que você acredita que interessam o cliente. Provavelmente, haverá muitos termos pouco lucrativos ou difíceis de alcançar, mas isso será corrigido com uma busca por palavras-chave no Google Adwords.
2. Faça uma busca por palavras-chave no Google Adwords
O Google Adwords permite lançar palavras-chaves e descobrir outras a partir do termo inicial. Isso é fantástico para ampliar os horizontes de sua estratégia e descobrir quais termos são mais ou menos interessantes de usar. Além disso, o planejador dá informações sobre o volume de pesquisa diário daquela palavra e variações dela que são buscadas no Google.
3. Compare as tendências de palavras-chave no Google Adwords
É possível verificar as estimativas de lance sugeridos e qual seria o volume de pesquisas ao longo do tempo. Com isso, você consegue verificar um possível andamento de sua estratégia e se ela funcionaria ou não.
O que são palavras-chave no Google Adwords negativas?
As palavras-chaves negativas no Google Adwords possuem a definição contrária da que demos aqui das palavras-chave.
São termos que não devem ser associados à sua campanha e que prejudicariam o seu negócio, caso fossem associadas.
Ao definir palavras-chaves negativas no Google Adwords, o buscador impede que a sua página seja encontrada em pesquisas que possuem-no. Isso ajuda a não gastar a sua verba com pessoas que não são o público de sua campanha
Assim como as palavras-chave no Google Adwords, as palavras-chave negativas devem ser escolhidas com cuidado. O excesso delas pode impedir que o seu anúncio ou página seja exibido no Google.
Assim como as palavras-chave no Google Adwords, as palavras-chave negativas devem ser escolhidas com cuidado. O excesso delas pode impedir que o seu anúncio ou página seja exibido no Google.
Viu como as palavras-chave e o Google Adword podem ser usado em sua estratégia de SEO?
Agora que você já sabe como usar as palavras-chave no Google Adwords, continue seu estudo para uma estratégia de Marketing cada vez melhor! Inscreva-se e aprenda a como fazer uma pesquisa de palavras-chave!