Ter muitos seguidores e bombar nas redes sociais é o que muitas marcas buscam em suas estratégias de Marketing Digital.
É ainda mais comum encontrar profissionais de comunicação que utilizam essas métricas para mostrar resultados. Mas será que ganhar seguidores deve ser o principal objetivo de suas ações de Marketing?
Com esse artigo, você verá que não!
Concentrar seus esforços apenas em ganhar seguidores faz você perder um tempo valioso, que poderia ser aplicados em atividades que geram um retorno muito mais eficaz.
Saiba por que ganhar seguidores é uma métrica de simples vaidade e como fazer com que sua empresa tenha, de fato, lucro com o Marketing Digital!
Ganhar seguidores: isso não é objetivo!
Sabemos que ler isso pode ser um grande soco no estômago, já que métricas ligadas às redes digitais (em especial o número de curtidas e de seguidores) costumam estar associadas ao sucesso de uma estratégia.
É claro que ganhar seguidores deve, sim, ser algo a se levar em consideração, já que essa métrica dá pistas sobre o quão reconhecida uma marca está junto ao seu público. No entanto, muitos são os problemas de ter esses números como principais indicadores da eficiência de estratégias de Marketing.
Vamos mostrar os principais deles.
Escrevemos em artigos anteriores como iniciar a sua estratégia de Marketing Digital, defendendo que um dos primeiros passos é ter objetivos que direcionam a atuação.
Um bom objetivo principal seria gerar mais vendas (ou ter mais lucro), e isso deve ficar claro desde o começo. Mas como conseguir isso?
Atraindo mais visitantes para o seu site, convertendo mais leads ou aumentando o reconhecimento da marca.
Então, pense comigo, como ganhar seguidores mostra se sua empresa está perto ou longe desses objetivos? Concorda que ganhar seguidores é uma métrica muito mais de vaidade?
Você deve analisar aquilo que corresponde ao seu objetivo. Se é vender mais, não é a quantidade de seguidores que vai promover isso.
Ganhar seguidores significa qualidade da audiência
Mesmo para empresas que querem gerar reconhecimento ou construir uma percepção da marca, ganhar seguidores costuma ser um indicador não muito relevante.
Então, ter uma boa quantidade de seguidores poderia indicar que a marca está sendo mais conhecida, mas como avaliar a qualidade desse público? Como saber se essa audiência é aquela que interessa para empresa?
Mais uma vez, esbarramos na dificuldade de analisar um número por si só, isolado do seu contexto.
Ganhar seguidores é válido apenas com a ajuda de outras métricas, inclusive as de outros canais (como blogs e site). Só assim você consegue perceber o avanço que a empresa fez em termos de autoridade e reconhecimento.
Mas então… como mensurar o resultado de uma estratégia?
“Se ganhar seguidores não é importante, como avaliar se estou indo bem ou mal no Marketing?”
Bem, para responder isso, você deve pensar qual é o principal objetivo de todo o investimento em Marketing e Comunicação. Sejamos sinceros, é fazer mais dinheiro para a empresa, não é?
Pois bem, fazer mais dinheiro está associado a vender mais ou reter clientes. A finalidadeo é determinar exatamente o que deve ser avaliado para entender se esse objetivo está sendo, ou não, alcançado.
Ao invés de buscar ganhar seguidores, a empresa pode, por exemplo, procurar aumentar o tempo de vida do cliente (LTV ou Life Time Value) na empresa. Outra forma é verificar a taxa de conversão das campanhas, ou seja, o quanto do tráfego de seu site avança no seu funil de vendas.
Então, a partir de agora nada de buscar ganhar seguidores em redes sociais, sem critério, ok?
Analise sua estratégia e conte com bons profissionais que sabem, de fato, conduzir um bom Marketing Digital!
Agora que você sabe que ganhar seguidores não é o mais importante, esclareça outras dúvidas, assinando a nossa newsletter! Enviaremos conteúdos como esse, gratuitamente em seu e-mail.
2 Comments
Olá! Boa noite
Vocês teriam dicas e sugestões de estratégia que não atraiam apenas seguidores, e sim alun@s participativos, para instituições educacionais públicas?
Obrigada.
Oi Priscila. Tudo bem? Ficamos muito feliz com o seu comentário e interesse em nosso trabalho.
Trabalhamos com a área educacional há um tempo e temos alguns cases de sucesso, que podem te ajudar. Você poderá conferí-las aqui: https://www.intermidias.com.br/cases/
Mas a dica mais importante para você é que: depende. Ainda que o público seja semelhante, cada instituição possui suas especificidades, e isso que buscamos explorar. 😉
Que tal batermos um papo para falarmos sobre as estratégias que mais se adequam a sua necessidade?
Abraços e aguardamos o seu contato!