As ferramentas de automação são ótimas soluções para quem deseja extrair o melhor dos seus esforços de Marketing. Mas isso, provavelmente, você já sabe. Mas será que você entende o que cada uma das ferramentas mais utilizadas apresentam de positivo ou negativo à empresa que aposta nela?
Destacamos aqui as sete melhores ferramentas de automação de Marketing e detalhes que ajudarão você a escolher a ideal para a sua estratégia.
Vamos lá!
1. Hubspot Marketing
A Hubspot é, atualmente, uma das maiores empresas de Inbound Marketing. A expertise da empresa fica clara nos grandes eventos sobre a área que promove e nas certificações que já formaram milhares de profissionais no mundo.
Todo esse conhecimento também é transposto à sua ferramenta de automação, o Hubspot Marketing. A ferramenta foi pensada para ajudar na criação de uma estratégia perfeita de Inbound Marketing, em cada uma de suas etapas.
Os planos da ferramenta de automação da Hubspot
A ferramenta de automação da Hubspot possui planos que variam do gratuito ao Enterprise que, atualmente, cobra um valor de $ 2.400 dólares ao mês.
No plano gratuito, indicado para profissionais e empresários que estão iniciando na área, já é possível iniciar a captação de leads e dar um “up” na estratégia. No entanto, ainda não é possível aproveitar as funcionalidades do e-mail marketing, de estratégia de conteúdo e SEO, criação de landing pages e inúmeras outras da ferramenta.
Com os planos Starter, Basic e Profissional, já é possível profissionalizar a estratégia. Os valores variam de $25 a $3.200 dólares ao mês.
Pontos Positivos
Como pontos positivos da ferramenta de automação da Hubspot, temos o dashboard completamente customizável, de acordo com as preferências e demandas de cada cliente (ou empresa).
A ferramenta de automação é ótima para aqueles que possuem uma enorme quantidade de leads e conhecimento avançado de Inbound, já que poderão aproveitar as ferramentas de lead scoring e os diversos critérios para fluxos de automação.
A ferramenta de automação também tem integração com WordPress, para aquelas empresas que utilizam a plataforma, tudo isso com o mínimo de configurações técnicas e o máximo de intuitividade possível.
Pontos Negativos
Como pontos negativos da ferramenta de automação da Hubspot, temos o seu custo-benefício para empresas que não tem uma estratégia ou base de leads tão robusta. Algumas funcionalidades da plataforma podem ser deixadas de lado, o que se torna um investimento não aproveitado pela empresa.
2. Mailchimp
Mailchimp é, talvez, a ferramenta de automação gratuita que mais apresenta funcionalidades. Com ela, é possível fazer uma campanha altamente profissional e relativamente personalizável.
Os planos do Mailchimp vão do completamente gratuito (que, ainda assim, oferece ótimas funcionalidades) ao plano Premium (com o valor de R$ 1.670 ao mês).
Pontos Positivos
O Mailchimp é ideal para montar uma estratégia de e-mail marketing, especialmente para aqueles que ainda não possuem uma base robusta para trabalhar. Mas isso não significa que a sua estratégia será menos profissional do que a feita em outras ferramentas de automação.
Com o Mailchimp, você consegue criar listas de e-mail personalizadas, segmentar os seus leads, criar fluxos de nutrição altamente eficientes e ainda landing pages. O custo-benefício torna-se excelente para empresas iniciantes e até intermediárias no Inbound Marketing.
Ainda é possível realizar testes A-B e integrar com WordPress, mesmo nas contas gratuitas.
Pontos Negativos
A principal desvantagem da ferramenta de automação da Mailchimp é a sua falta de personalização nos planos gratuito e básico, além da limitação em suas ferramentas.
A ferramenta de automação é ótima para uma estratégia de e-mail marketing, mas não para todas aquelas necessárias para implementar um Inbound Marketing eficiente. Falta uma melhor gestão de leads e suporte para estratégias de criação de conteúdo e SEO.
3. Mautic
Temos, aqui, outra ferramenta de automação de baixo custo que oferece suporte às principais necessidades de quem investe em uma estratégia de Inbound marketing — landing pages, lead scoring, integração com CRMs e plataformas de redes sociais.
Pontos Positivos
Como o software é de código aberto, o único investimento que você precisará fazer com essa ferramenta de automação, é com a hospedagem ou se necessitar disparar mais que 100 mil e-mails no mês.
A ferramenta possui uma ótima usabilidade e construtor de campanhas intuitivo, baseado em organogramas.
Pontos Negativos
O ponto negativo do Mautic está relacionado ao seu suporte. Você ou sua equipe deverá possuir conhecimento técnico suficiente para sua instalação e manutenção. Além disso, a plataforma é inglês, o que dificulta o acesso para algumas pessoas.
4. RD Station Marketing
Essa ferramenta de automação é uma das mais utilizadas no Brasil e possui quase todas as funcionalidades de sua principal concorrente direta, a Hubspot.
Os planos oferecidos vão do Light (R$ 19,00 /mês) ao Enterprise (R$ 2.099 /mês). Além disso, cobra um pacote de implementação obrigatório, com valor à parte das mensalidades.
Pontos Positivos
A ferramenta de automação da RD Station dá suporte a todas as funcionalidades que uma equipe pode precisar para gerenciar a sua estratégia de Inbound Marketing. Com ela é possível fazer análise de SEO, gerenciar Leads, conduzir fluxos de nutrição por email, com suporte a lead tracking e lead scoring.
A interface é amigável e tem suporte à personalização.
Pontos Negativos
Os pontos negativos da ferramenta de automação da RD Station estão ligados ao seu valor e pacote básico, que oferece poucas ferramentas para a implementação de uma estratégia eficiente. Além disso, as landing pages eram pouco personalizáveis, porém recentemente foram implementadas melhorias nesse sentido. Outro ponto negativo é que a contratação desta ferramenta é de no mínimo 1 ano (Exceto no Light e Basic).
5. SharpSpring
A SharpSpring é uma ferramenta de automação brasileira que tem ficado bastante popular nos últimos anos e que possui um ótimo benefício em relação às suas concorrentes (brasileiras ou não brasileiras).
Pontos Positivos
Como pontos positivos dessa ferramenta de automação, temos o suporte a praticamente todas as ferramentas necessárias para você implementar uma ótima estratégia de Marketing.
Com a SharpSpring, é possível criar fluxos de automação de email com base no comportamento do consumidor e ainda integrar softwares CRM, de terceiros ou da própria plataforma. Uma ótima forma de alinhar time de marketing e vendas.
Pontos Negativos
O ShapSpring não possui funcionalidades para as mídias sociais, o que pode decepcionar um pouco. Para ações do tipo, você deverá apostar em outra ferramenta.
6. LeadLovers
Mais que um nome bonitinho, essa ferramenta de automação pode aumentar as vendas do seu negócio, por meio de uma gestão de automação de marketing eficiente. Seus planos variam em decorrência do tempo de contratação, e não das funcionalidades, embora apresente um custo baixo, comparado com outras ferramentas de automação.
Pontos Positivos
Temos como ponto positivo dessa ferramenta de automação a facilidade de contratação (é possível contratar um plano mensal e realizar um teste antes de investir na ferramenta por tempo maior).
Além disso, existem funcionalidades para várias etapas que a sua empresa esteja passando pelo Marketing. Para adquirir mais leads, engajá-los, fazer análises de resultados, lead scoring e outros.
Pontos Negativos
O Leadlovers possui um editor de e-mail relativamente simples, com pouco suporte a personalização completa.
Pipz é um software menos conhecido que os demais, mas não por isso menos interessante. Com ele, é possível gerenciar a jornada de compras do seu cliente, atuar ativamente na vendas e na fidelização do consumidor.
Pontos Positivos
A ferramenta de automação de Pipz possui todas as funcionalidades das demais, com a vantagem de ser possível solicitar uma Demo. Além disso, é possível integrar o software ao WordPress e gerenciar os seus processos de venda e marketing de forma simples. Você encontrará no Pipz toda a ferramenta que precisa para sua estratégia.
Pontos Negativos
Talvez a vantagem do Pipz também seja a sua desvantagem. A quantidade de funções e ferramentas pode deixar um usuário mais inexperiente perdido, embora não seja nada impossível de manusear.
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4 Comments
não conhecia o Hubspot Marketing, excelente conteúdo.
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