A resposta a esta questão deverá exercer uma enorme influência sobre a sua escolha de uma ferramenta de email marketing. Afinal de contas, não é possível criar uma boa campanha sem um bom editor. Acima de tudo, este último deverá estar em linha com os seus conhecimentos técnicos.
Existem vários tipos de editores de email, numa escala que varia ao nível da facilidade de uso e da atenção ao detalhe. Se tiver conhecimentos técnicos aprofundados de códigos de HTML e CSS, por exemplo, então um editor tradicional de HTML pode ser conveniente para si.
No entanto, caso não possua esses conhecimentos, então o editor Drag&Drop surge como a opção ideal, visto que este lhe permite editar e personalizar um/a email/newsletter sem quaisquer dificuldades.
Esta afigura-se mesmo como a melhor escolha possível para muitos profissionais de marketing, que não têm tempo para se deixarem emaranhar por questões técnicas. E o mesmo aplica-se a qualquer pessoa que tenha o seu próprio negócio e acredite na máxima “faça você mesmo”.
Hoje, trouxemos a plataforma da Mailify para mostrar como uma ferramenta de e-mail marketing moderna deve ser!
Uma ferramenta de email marketing fácil de usar
Mas como funciona então um editor Drag&Drop, como o Email Builder? Tal como o nome indica, a ideia é editar um template (a partir de um modelo criado por você, ou então a partir de um template já existente na galeria) através do método de arrastar e soltar blocos de conteúdo.
Dentro dos blocos que arrastou para o plano de edição do e-mail, pode adicionar e personalizar qualquer tipo de elementos: texto, botões CTA, imagens, vídeo, ícones de redes sociais, etc.
Para além do mais, tem também a possibilidade de introduzir campos dinâmicos, através da configuração de variáveis associadas aos dados dos destinatários (nome, título, email, entre outras). Isto permite-lhe criar uma atmosfera de proximidade com os seus contatos, o que geralmente conduz a um aumento da taxa de conversão.
A simplicidade deste processo é tal que torna a tarefa de criar um/uma email/newsletter ao alcance de qualquer um. E bem menos morosa do que o habitual, quando comparada com a execução da mesma tarefa num aplicativo profissional não tão user-friendly, onde a exigência em termos de conhecimentos tech é superior.
O foco na usabilidade e a popularização do conceito “faça você mesmo” levou muitas ferramentas de email marketing a adotarem o editor Drag&Drop. Contudo, nem todos oferecem o mesmo grau de flexibilidade, nem a mesma infinidade de recursos.
Outra característica que distingue o Email Builder da Mailify dos restantes editores é a facilidade que apresenta em termos de navegação (por exemplo, dos contatos para o plano de edição), e isto também pode fazer a diferença ao nível do tempo poupado e da eficiência.
Já para não falar que o texto é editável dentro do próprio email, o que facilita a tarefa de obter uma perspetiva geral sobre o email no seu todo.
A importância do design responsivo
Os relatórios indicam que atualmente cerca de metade das aberturas de campanhas email marketing ocorrem em dispositivos móveis.
Contribuiu para esta realidade a escalada hegemónica da tecnologia smartphone na última década. São já mais de 2.5 bilhões os seus utilizadores, um número que não deverá abrandar tão cedo.
Sendo assim, torna-se cada vez mais fundamental fazer com que o seu email seja “visualizável” em dispositivos móveis. Se há alguns anos este requisito era visto quase como um extra, hoje em dia é indubitavelmente uma obrigação.
O melhor conselho a dar nesta matéria é o seguinte: escolha uma ferramenta de email marketing que lhe ofereça uma vasta panóplia de templates com design responsivo. Templates dotados de um bom design que, após o trabalho de edição com um bom editor de email, lhe aumentem as probabilidades de atrair e converter os seus potenciais clientes.
Publicação em parceria com a Mailify
Autor: Duarte Queiros, profissional de marketing em Mailify. Escritor e tradutor.