Em termos simples e práticos: a experiência do cliente com marketing digital contempla todo processo que o levou seu potencial cliente desde o conhecimento do seu produto ou serviço até a compra, além da relação criada entre cliente/ empresa.
O termo “experiência do cliente com marketing digital” tem ganhado extrema força no mercado atual, e cada vez mais as empresas compreendem que a relação com o cliente, e a jornada até a conversão são praticamente pré-requisitos do novo mercado mundial.
Como o cenário impacta a atenção ao usuário?
Pensando no crescimento absurdo do mercado online nos últimos dois anos (e mais de 100% em 2020), ter know-how no comportamento do usuário no digital pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.
O avanço tecnológico tem sido o responsável por esta mudança decisiva na relação do cliente com uma empresa, onde o avanço da própria internet protagoniza esta mudança, tornando serviços diferenciados cada vez mais acessíveis.
No mundo hoje, mais de 60% da população se encontra com um dispositivo móvel com acesso a internet em mãos, consumindo ativamente negócios online.
Observando este importante momento de transição, muitas marcas têm procurado aprimorar a experiência do cliente com Marketing Digital. E para começarmos a compreender melhor essas mudanças, vamos explicar qual o sentido do termo “experiência do cliente”, no mundo digital.
O que quer dizer experiência do cliente para o marketing digital?
O termo “experiência do cliente” vem da ideia de como cliente percebe, de forma consciente ou inconsciente, a sua interação com o serviço ou produto de uma empresa, trocando em miúdos: se esta experiência foi satisfatória ou não. A psicologia irá explicar que esta percepção do cliente nesta experiência será determinante no futuro da sua relação com a empresa.
Sim, pode parecer clichê, mas hoje mais do que nunca, a primeira experiência é a que fica.
Quando o processo de venda tem início, o cliente irá passar por diversas etapas, iniciando com o seu primeiro contato, seguido por uma pesquisa e coleta de informações, culminando na realização da compra.
Observe se você mesmo, ao perceber uma necessidade, não vai procurar pela solução ideal para o seu problema, irá pesquisar o preço do produto ou serviço naquela na empresa que mais lhe chamou a atenção, para saber se o valor possui um bom custo-benefício, e em seguida irá se decidir onde pretende comprar.
Oferecer o seu serviço de forma bem planejada fará a total diferença na experiência do cliente com o marketing digital. Possibilitará a construção de memórias boas e que reforcem positivamente a marca em seu cérebro. Compreenda, o cliente se relaciona com uma marca como se relaciona com uma pessoa, o seu interior não dissocia as duas relações em sentimentos e reações diferentes.
Alguns motivos para você melhorar a experiência do seu cliente com marketing digital
Pensamos que todo empreendedor deveria ter o objetivo de criar um excelente relacionamento com os seus consumidores. Uma experiência ruim com a empresa durante os passos em sua jornada de compra, pode se tornar um efeito dominó de impressões ruins sobre o seu produto, serviço, ou até mesmo a marca.
Caso a experiência seja muito boa e positiva, existe uma série de reações em cadeia que auxiliarão a construção da solidez de sua marca no mundo virtual.
Vamos aqui apontar alguns pontos das vantagens da construção de uma boa experiência do cliente com marketing digital.
Os seus clientes irão recomendar a sua empresa para aquele produto ou serviço
Quando um cliente tem uma experiência satisfatória, estará muito mais propenso a recomendar sua empresa para outros consumidores em potencial. Este “marketing boca a boca” se tornou muito mais potente através do desenvolvimento das redes digitais.
Aumento de engajamento e participação dos clientes
Clientes que tiveram boas experiências com a empresa terão maior empatia com a mesma, podendo se tornar acompanhadores de seus avanços e novidades, e estarão muito mais suscetíveis à aquisição de um novo produto ou serviço.
A experiência influencia fortemente a decisão de compra
Um cliente só irá comprar um produto ou serviço se estiver completamente seguro de sua qualidade e profissionalismo. Informações insuficientes, ou não facilmente acessíveis, podem fazer com que o cliente não se sinta confiante para comprar, e uma experiência voltada para isso surte o efeito inverso.
Quer melhorar a experiência do cliente com Marketing Digital? Entre em contato por aqui!
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A experiência do cliente é sem duvidas um fator determinante para a fidelização, é importante estar atento a essas métricas para buscar oferecer sempre o melhor aos consumidores. Outro site legal para buscar conhecer mais sobre o assunto é a plataforma da binds.co https://blog.binds.co/experiencia-do-cliente/, eles tem um manual bem completo sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada!