Se tem uma coisa poderosa (e barata) no marketing digital, é o envio inteligente de e-mail marketing. E se for associado com uma estratégia de Inbound Marketing, então… melhor ainda!
Felizmente, as empresas estão cada vez mais cientes de que o e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima em suas estratégias. E quando se trata de um negócio de pequeno ou médio porte, uma ferramenta para enviar e-mail marketing grátis (ou mesmo paga) já resolve a maior parte dos problemas.
Como associar uma ferramenta de e-mail marketing com uma estratégia de Inbound Marketing?
Usar uma ferramenta de e-mail marketing grátis ou paga deve fazer parte de uma estratégia maior, cabendo muito bem na técnica de Inbound Marketing.
Afinal, o envio de e-mails não deve servir apenas para lembrar a audiência da existência da sua marca, mas para construir um relacionamento efetivo e nutrir os leads por meio de um conteúdo adequado a cada estágio do funil de vendas.
Uma campanha de e-mail, portanto, é uma ferramenta poderosa de nutrição de leads. Da atração à consolidação do negócio, é possível atiçar cada vez mais a curiosidade do lead, levando-o a seguir em frente na jornada de compras.
É possível utilizar ferramentas de e-mail marketing gratuitas para executar as seguintes tarefas no Inbound Marketing:
- Enviar newsletters;
- Enviar promoções para público que está no meio ou fundo do funil;
- Enviar e-mails de relacionamento, como mensagens de aniversário;
- Enviar conteúdos em geral para que o lead aprenda mais sobre o problema que tem e a solução oferecida por sua empresa.
Mas, para isso, é importante ter uma ferramenta de e-mail marketing grátis ou paga que ofereça todo o suporte para uma campanha efetiva.
Por que usar uma ferramenta para envio de e-mail marketing?
Os serviços de e-mail marketing podem ser usados para manter um canal aberto de comunicação, fortalecer a relação da empresa com o cliente, e aumentar a relação com a marca. Além do mais, ferramentas de e-mail marketing são anti-spam.
Ninguém gosta de ter uma caixa lotada de e-mails que não pediu para receber.
Os provedores de e-mail sabem o quanto isso é invasivo e mandam os e-mails enviados para uma grande quantidade de pessoas direto para o spam. Principalmente se o remetente for uma conta única (como do Gmail, Outlook, Hotmail, etc.) – acredite, esse erro é mais comum do que você imagina.
Esse é o pior jeito de enviar um e-mail marketing grátis. Geralmente, o resultado é o mesmo: apesar do grande número de destinatários, pouco ou nenhum resultado é alcançado porque foi tudo para o spam.
Quando você usa um serviço de e-mail marketing, as chances de isso acontecer diminuem bastante. As tecnologias desses softwares (e as boas práticas que eles indicam) tentam ao máximo escapar dessa proteção dos provedores de e-mail, para que os e-mails marketing (mesmo os gratuitos) cheguem aos destinatários com sucesso.
Mesmo assim, profissionais experientes em marketing digital sabem que a melhor forma de garantir que um e-mail marketing não vá para o spam, é pedindo que o cliente inclua o e-mail do remetente em sua lista de contatos (mesmo que o cliente tenha cadastrado o e-mail para receber algum tipo de conteúdo em algum momento).
O e-mail marketing também é uma maneira de fidelizar o seu cliente e fortalecer a relação com ele. Mas já faz algum tempo que e-mails genéricos começaram a perder a força. O que fazer então? Personalizar.
Por que usar uma ferramenta de e-mail marketing grátis para distribuir o mesmo e-mail para uma lista inteira de contatos, quando você pode adequar (nem que seja um pouco) o seu conteúdo ao seu cliente? No Inbound Marketing, essa é uma forma efetiva de atingir o público, já que cada visitante ou consumidor possui uma demanda e um problema a ser resolvido.
O e-mail marketing é, portanto, uma ótima estratégia para nutrição de leads e alavancagem do seu funil de vendas.
Isso pode ser feito desde a inclusão do nome dele no corpo do e-mail até o envio de um e-mail de feliz aniversário. Pode ser também uma promoção exclusiva, uma condição especial ou um mix de produtos pelos quais ele se interesse.
O cliente quer ser único, seja ousado! Nem todas as ferramentas de e-mail marketing grátis vão te oferecer os recursos mais avançados, mas você pode fazer o que for possível. Se achar necessário, opte por uma ferramenta paga, que indicaremos lá na frente.
Rastreie os seus e-mails marketing!
Outro grande diferencial das ferramentas de e-mail marketing grátis ou pagas é que elas permitem o acompanhamento (e análise) dos resultados de envio.
Quando você envia diversos e-mails de uma conta única, é muito difícil saber quantas pessoas abriram ou clicaram no seu e-mail. Então não dá para ter uma noção do quanto a sua comunicação está sendo eficiente.
As ferramentas de e-mail marketing grátis e pagas mais famosas no mercado produzem algum tipo de relatório com as estatísticas de cada disparo de e-mail, o que permite que você analise quais “assuntos” geraram maior taxa de abertura, quais calls-to-action geraram mais cliques e se o volume de e-mails enviados agrada a sua audiência. Tudo isso te ajudará a planejar melhor no futuro.
Se você vai lidar com uma quantidade não muito grande de e-mails (ou destinatários), essas ferramentas (gratuitas ou pagas) de e-mail marketing com certeza serão úteis para você. Confira abaixo:
Ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis
1 – Benchmark Email
O Benchmark Email é uma plataforma que tem muitas funcionalidades bacanas. Com até 2 mil contatos você pode enviar até 14.000 e-mails marketing grátis por mês.
Com o plano gratuito você terá direito a templates profissionais totalmente personalizáveis, ferramenta para criação de formulários e enquetes (para inserção no site e no email), gestão e segmentação da base de dados, respostas automáticas, relatórios dos envios (anvio, aberturas, cliques, etc), testes A/B, e integração com mais de 300 aplicativos e plugins.
O Benchmark Email também está todo em português.
2 – Sendinblue
O Sendinblue também é uma ferramenta usada por algumas grandes marcas como Michelin, BMW, e Asics. A assinatura permite o envio de até 9.000 e-mails marketing grátis por mês, sem um limite de contatos por conta.
Estão inclusos: uma biblioteca de modelos de e-mail, personalização de e-mail marketing, resposta automática, gestão avançada da base de dados, criação de formulários personalizados, estatísticas de envio, abertura, etc., integrações com APIs e plugins (WordPress, Magento e Pretashop), e assistência por email.
O Sendinblue também funciona e possui suporte em português (BR).
3 – Enviou
O Enviou é uma plataforma de e-mail marketing grátis criada especificamente para e-commerces. Ela possui um plano de pagamento diferenciado, por comissão de vendas (5% CPA), ou seja, você só paga se o e-mail marketing der resultado. Caso prefira, também existe a opção de comprar plano por crédito (o gratuito oferece 1.000 créditos na conta).
São recursos: criador de newsletters integradas com os produtos da loja, recuperação de carrinhos abandonados, segmentação comportamental, relatórios de envio (e de conversão), e importação automática dos clientes que compraram na loja.
Você pode entrar em contato com o Enviou através de telefone, Whatsapp, Skype ou email. Acessível, não é?
4 – Mailchimp
O Mailchimp é a ferramenta de envio de e-mail marketing mais utilizada entre os profissionais de marketing. Ela é muito fácil de usar e tem uma excelente taxa de entrega. O envio de e-mail marketing grátis é para contas com até 2 mil contatos cadastrados e permite o disparo de 12.000 e-mails por mês.
Além de ser simples e intuitivo você poderá: Personalizar facilmente os e-mails e templates, ter acesso à templates profissionais gratuitos, relatórios de envio (entrega, abertura, cliques, etc), gestão e segmentação da base de contatos (básico e avançado), integração com diversos serviços e aplicativos (WordPress, Magento, twitter, Facebook, Shopify, etc), criação de formulários customizados, e testes A/B.
Tanto a plataforma quanto o suporte são em inglês, mas para o que precisar a equipe de suporte responde rapidamente por e-mail ou por chat.
5 – Mad Mimi
A Mad Mimi é uma plataforma americana para e-mails marketing “simples e charmosos”. A má notícia é que a conta gratuita permite apenas 100 contatos cadastrados – o que não te impede de experimentar caso você tenha uma base de dados pequena.
Alguns recursos disponíveis são: gerenciamento e segmentação de listas de contatos, criação de formulários personalizados, envio de e-mails programados, relatório do envio (aberturas, cliques, etc), acompanhamento das atividades do contato, integração com Facebook, Google Analytics, SurveyMonkey, etc.
6 – Nitro News
O Netro News é um software brasileiro (por isso, todo em português), com o qual você pode enviar 5.000 e-mails marketing grátis para até 1.000 contatos durante um mês. A única condição é que o e-mail cadastrado tenha domínio próprio.
Com a conta gratuita você terá: segmentação de listas de contatos, respostas automáticas, envios de aniversário automáticos, agendamento de envio, personalização das mensagens, integração com Analytics, Facebook, Twitter e com o seu site, hospedagem de imagens, versão web (automática) do e-mail marketing, estatísticas e relatórios de envio detalhados (aberturas, cliques, descadastros, etc), acompanhamento da interação dos contatos e muito mais.
Você poderá entrar em contato com o suporte através de Skype, Whatsapp ou telefone.
Atenção: cuidado com o tempo de inatividade da conta. Quanto o Nitro News identifica que uma conta não fez nenhum envio em um período de 90 dias, ele a desativa e exclui a conta do sistema após 180 dias.
7 – Thunderbird
O Thunderbird é um aplicativo da Fundação Mozilla (a mesma do navegador Firefox) que, além de permitir o gerenciamento de várias contas de e-mail, permite o envio massivo de e-mails marketing grátis.
Diferentemente dos outros serviços que citei aqui, o Thunderbird precisa ser baixado e configurado para ser utilizado (como ele é multiplataforma, funciona em qualquer sistema operacional). É um programa bastante leve e que pode funcionar nos mais simples computadores.
A grande vantagem do Thunderbird é que ele não determina limite de destinatários ou de mensagens enviadas. Por outro lado, algumas pessoas podem sentir dificuldade para configurar o programa. Se você tiver disposição para assistir alguns vídeos do Youtube, o problema está resolvido! Existem muitos tutoriais (tanto em inglês quanto em português) que podem te ajudar.
Ferramentas com testes gratuitos
Se você já sabe que vai precisar contratar um plano no futuro, pode querer experimentar ferramentas de ofereçam o envio de e-mail marketing grátis por um período. Selecionei aqui algumas delas:
8 – Cake Mail
O Cake Mail permite que você faça envios de 500 e-mails marketing grátis para 500 contatos durante os 30 dias de teste. Depois que você chega ao limite, ainda poderá cadastrar contatos, mas o envio de e-mails só será liberado depois de um upgrade no plano.
Ele oferece: gerenciamento das listas de contato, modelos profissionais de newsletter, fácil personalização de e-mails, relatórios de envios, envio de RSS, e mais algumas funcionalidades.
9 – ContactoLogy
Nos 30 dias de teste gratuito do ContactoLogy todos os recursos estarão disponíveis para uso, sem limites.
Você terá: templates profissionais de e-mail marketing, gestão e segmentação da base de dados, suporte e treinamento 24 horas, criação de formulários e questionários, respostas automáticas, anti-spam, envio de RSS, relatórios de entrega, classificação dos contatos (por engajamento), teste A/B, construtor de personas, integração com WordPress, Analytics, redes sociais, diversos CRMs.
10 – Get Response
O Get Response é um software muito elogiado pela sua alta taxa de entrega. Testando o plano, você poderá aproveitar 30 dias para enviar e-mail marketing grátis usando todos os recursos de uma conta paga.
Com o Get Response você terá: templates profissionais de e-mail, acesso grátis à 1.000 imagens do iStock, tutoriais multimídia, gestão e segmentação da base de dados, respostas automáticas, criador de formulários, editor em HTML, criador de landing pages, suporte para seminários web, testes A/B, relatórios de envio e engajamento (aberturas, cliques, conversões, etc), anti-spam, integrações com redes sociais e aplicativos, RSS, entre outros recursos.
11 – AWeber
O AWeber é outro software que oferece a opção de teste grátis por 30 dias. Alguns recursos disponíveis são: templates profissionais gratuitos, gestão e segmentação de listas (por engajamento), relatórios de envio, criador de formulários, automação de e-mails e integração com Facebook, WordPress, Leadpages e Paypal.
O e-mail marketing pode ajudar a construir e melhorar a relação entre uma empresa e seu cliente, e por isso, é interessante que ele esteja em suas estratégias de marketing digital – até porque é algo que não necessariamente custa caro, como você acabou de ver.
Ferramentas pagas e completas
Mesmo que as ferramentas gratuitas ou de baixo custo ofereçam um bom suporte para a criação de uma estratégia de Inbound Marketing, com o tempo, você provavelmente sentirá a necessidade de profissionalizar o seu negócio.
Isso pode ser alcançado por meio de duas mudanças em sua estratégia — com a adoção de ferramentas pagas de e-mail marketing, mais completas e profissionais, e com a mobilização de uma equipe ou agência especializada em Marketing.
Conheça algumas dessas ferramentas.
12 – RD Station
O RD Station é uma das ferramentas de marketing digital mais completas da atualidade. E como tal, oferece suporte para a criação de ótimas campanhas de e-mail marketing.
Com a ferramenta, você sabe exatamente como cada cliente reage ao contato com a empresa. Com isso, a marca consegue realizar determinada ação no momento certo, personalizando todo o fluxo de nutrição.
No RD Station, é possível fazer testes A-B facilmente, ganhar destaque na caixa de e-mail dos contatos, tem acesso a inúmeras possibilidades de segmentação, além de adquirir um relatório completo para avaliar o impacto da estratégia.
13 – Keap
A Keap, antiga Infusionsoft, é uma ferramenta com inúmeras funcionalidades, principalmente de vendas, mas que se destaca também por seu mecanismo de e-mail marketing.
A Keap pode não ser a ferramenta mais barata que você encontrará nessa lista, mas possui um ótimo custo-benefício para negócios que precisam integrar suas campanhas de marketing às vendas. Ela é ainda melhor aproveitada quando a empresa conta com uma agência ou experiente profissionais de marketing digital.
14 – HubSpot Workflows
A automação de e-mail marketing de uma das maiores empresas de Inbound Marketing do mundo, a Hubspot, é chamada de Workflows. A funcionalidade chama atenção pelas inúmeras possibilidades de gerenciamento que oferta, além do visual limpo e intuitivo.
A ferramenta é uma das que possui melhores taxas de entrega de e-mail o que, como vimos, é fundamental em um estratégia de Inbound Marketing.
15 – Mailify
Uma das ferramentas mais bem apetrechadas do mercado, a Mailify oferece 500 emails e 10 SMS gratuitos durante um período de experimentação de 30 dias. Para além de sincronizar o disparo de email marketing e o envio de SMS, também permite a criação de sequências automatizadas para atingir grandes resultados na sua estratégia.
As funcionalidades gratuitas à sua disposição são imensas, tal como o envio programado e uma enorme variedade de templates de newsletters profissionais. Graças a um EmailBuilder potente e altamente intuitivo, você pode usar estes modelos para criar a newsletter mais atrativa e adaptá-la para formato responsivo.
Existem certas funcionalidades que distinguem a Mailify das restantes ferramentas de email marketing, tal como a importação ilimitada de contatos, a possibilidade de verificar quanto tempo um destinatário gastou a ler um email, ou mesmo a disponibilização de webinars de coaching.
O Heatmap e o envio preditivo podem ser uma grande ajuda para otimizar os seus níveis de conversão. Já a assistência técnica é providenciada em 6 línguas distintas, de modo a que cada usuário possa tirar o melhor proveito desta poderosa ferramenta de email marketing.
Diante de todas essas ferramentas, só você poderá dizer qual a melhor para o envio de e-mail marketing. Tome um tempo para dar uma boa olhada nos recursos e nas limitações de cada uma delas e escolha a que melhor atender às suas necessidades.
Caso você conheça alguma outra ferramenta para e-mail marketing grátis ou paga que não está nessa lista, compartilhe a informação! Comente para que outras pessoas também saibam.
Para saber mais informações sobre automação de e-mail, baixe agora mesmo nosso infográfico!
19 Comments
MUITO BOM O ARTIGO ! PARABÉNS
Artigo muito completo, tem algumas ferramentas aqui no artigo que eu não conhecia , pois estou iniciando agora com meus trabalhos na internet. Vou testar algumas, obrigado por trazer um conteúdo que ajude as pessoas. Um grande abraço
Vou deixar aqui nos comentários para que ninguém perca o tempo que eu perdi.
Benchmark Email – fiz o cadastro, porém, a conta gratuita não possui quase nenhuma ferramenta;
Sendinblue – até envia e-mails gratuitamente, porém, vai com a logomarca deles.
Artigo bem bacana, mas visando que mencionou algumas ferramentas pagas, acho que ficou faltando a plataforma de e-mail marketing da Inbox Center, não é tão conhecida por conta de não possuir anúncios patrocinados no google mas é uma das melhores ferramentas de e-mail marketing que já conheci possuim suporte para entregabilidade diferente de todas as outras que ja utilizei. Além de preços abaixo do mercado atual para volume alto e são aberto a negociações. site: http://www.inboxcenter.com.br
olá pessoal todos os conteúdos são exelentes.isso mesmo faça como nos Estados Unidos.trocar idèias.
Excelente, estava procurando essas informações a um tempão
Que bom que gostou Valdenor, acompanhe nosso blog, sempre estamos com conteúdos referente às boas práticas do marketing digital.
Ian, parabéns pela otima pesquisa que você fez e muito obrigado por compartilha-la.
Continue assim!
Será que vale apena trabalhar com essas empresas grátis, fico com essa dúvida…
Curti muito o artigo, não entendo muito de blogs mas acho uma boa pra quem trabalha com listas!
eu quero montar a minha por isso achei interessante o artigo, muito bom parabéns!
Estou iniciando e tenho muitas dúvidas mas pelo que vi nos comentários há muita controvérsia quanto a melhor opção e saio sem ter uma certeza e não acho o melhor caminho arriscar e muito menos investir sem ter convicção mas grato pelas dicas, vamos em frente.
Geralmente Geraldo, não há um consenso sobre o assunto – até porque todos os dias surgem novas plataformas que podem entrar nessa lista.
Se você aceitar uma dica final, te digo o que digo para todos os meus alunos da minha Mentoria de Marketing Digital: antes de investir (inclusive tempo, testando) entenda exatamente para que e como você vai usar a plataforma. Veja as funcionalidades que você realmente precisa (para não contratar uma ferramenta desnecessariamente completa), veja a quantidade de contatos que você tem (para não contratar uma base maior que o necessário, pois muitas plataformas usam o tamanho da base como elemento de precificação), etc. Tendo uma visão mais clara do que você espera dessa plataforma, você terá também critérios mais objetivos (facilidade de utilização, presença de recursos específico, etc) para julgar as plataformas e concluir qual atende melhor aos seus objetivos e a sua capacidade de investimento, claro. Boa sorte!
Depende muito do que você precisa. Uma ferramenta de e-mail marketing grátis, com o MailChimp, muitas vezes atendem às necessidades de muitos dos meus alunos na Mentoria de Marketing Digital – que estão iniciando uma rotina de relacionamento com o público via e-mail marketing ou estão começando a montar sua lista de e-mails. Já outros clientes da agência estão em um nível mais avançado do processo, e precisam de funcionalidades que plataformas de e-mail marketing grátis não fornecem, como Lead Tracking, Lead Scoring, Automação de Marketing (com gatilhos complexos) e etc… para grande parte deles, trabalhamos com o RD Station.
Para prosseguir, pense: “qual dos casos se assemelha mais com o meu?”
Essa informação é mentira:
“O Benchmark Email é uma plataforma que tem muitas funcionalidades bacanas. Com até 2 mil contatos você pode enviar até 14.000 e-mails marketing grátis por mês.”
Entrei na plataforma e só dá direito a 250 emails gratuitos por mês.
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.
Parabéns gostei do conteúdo.
Realmente hoje no marketing digital temos que ficar sempre antenados as novidades do mercado,
acompanhando tudo que aparece para somar em nossas estratégias.
Vou ficar acompanhando o site para mais notícias como essa.
Abraços.
Parabéns! Um ótimo conteúdo e bem explicativo.
Camarada tem autoridade para falar do assunto. Bem explicado e objetivo.
Melhor artigo q achei no Google.
Tenho interesse em mkt via email favor fazer contato para esclarecimentos