Vivemos em um mundo de constantes informações graças à velocidade incrível da internet, aqueles que conseguem utilizar os benefícios oferecidos por esses dados vão sempre levar vantagem em relação aos seus concorrentes.
E é exatamente isso que o Data Driven Marketing (ou Marketing Orientado Por Dados) oferece na prática para as pessoas que utilizam esse modelo: vantagem informativa em relação aos seus concorrentes.
Data Driven Marketing em números
A quantidade de dados no mundo dobra a cada dois anos e atingirá 40 trilhões de gigabytes em 2020, de acordo com estatísticas do Gartner e IDC.
Em 2020, a quantidade de dados no mundo terá aumentado 50 vezes desde 2011. Segundo previsão da IBM, em 13 anos mais de 75% das empresas estarão utilizando essa metodologia para criar soluções inteligentes de mercado.
Analisar essas informações da maneira tradicional torna-se, cada vez mais, uma tarefa humanamente impossível.
Assim, tem se tornando essencial atualizar, de forma constante, tanto as tecnologias, quanto as operações de marketing e o modo como é feita a interação com os clientes.
Sempre tenha em mente que o ponto central do Data Driven Marketing é baseado nos seguintes pontos:
- Volume, que diz respeito à quantidade de dados obtidos diariamente;
- Velocidade com que esses dados chegam para as empresas, que está cada vez mais alta;
- Variedade, já que, com tantos dados, vindos de tantas formas, a variação é inevitável;
- Veracidade, pois para usar esses dados, eles têm que ter credibilidade;
- Valor, pois sendo um dado correto e objetivo, resulta em resultados diretos para o caixa da empresa.
A importância dessa análise é real tanto para grandes quanto micro e pequenas empresas que aderem a esses recursos.
Por que essa vantagem do Data Driven Marketing é importante?
Na hora de fechar um negócio, um cliente encontra muitas opções e nem sempre a decisão é um processo simples.
Então, é natural que eles procurem por empresas e campanhas de marketing que falem diretamente com ele, que se importem com a mesma coisa que ele se importa e que estarão dispostas a oferecer o melhor produto possível exatamente para o que eles procuram.
É nesse momento que o marketing orientado a dados faz toda a diferença do mundo.
Coletando dados de possíveis clientes de uma forma automatizada, por meio de sistemas feitos exatamente para isso, as empresas que oferecem o Data Driven Marketing vão ser capazes de te passar soluções publicitárias fantásticas e que vão conversar de forma muito positiva com os clientes dentro do mercado.
É um diferencial incrível contar com esse tipo de informação e conhecer soluções realmente práticas para ter o melhor resultado possível.
Esse resultado vai ser no número de negócios fechados, no engajamento de clientes potenciais com o conteúdo que sua empresa faz na internet e até com a relação emocional e pessoal que os clientes podem criar com o seu negócio.
Esse tipo de resultado é o sonho de todo mundo que cria um plano de marketing, e é o que o Data Driven Marketing busca na prática.
Como usar os resultados para melhorar os planos de negócios?
Outra vantagem desse modelo é que ele oferece medidores muito fiéis de como cada ação de marketing está funcionando.
Você irá saber constantemente o que cada anúncio fez, qual tipo público foi atraído com mais facilidade por ele e se é válido seguir investindo naquele tipo de programa.
Muitas empresas perdem dinheiro investindo em anúncios e programas de marketing que não trazem resultados nenhum, mas o Data Driven Marketing sempre oferece estatísticas muito boas sobre os seus anúncios, usando principalmente o ROI.
Você sempre terá profissionais e dados capazes de decidir que tipo que anúncio produzir para o seu público e seu produto e quais programas vão simplesmente ser ignorados dentro da sua fatia de mercado.
É esse tipo de criação que vai colocar a sua empresa na frente dos concorrentes que não utilizam esse modelo.
Desenvolvimento de Produto
Ao prever as necessidades do seu público-alvo, o data driven marketing consegue também ajudar no desenvolvimento de novos produtos.
Outra vantagem passa por, através dos dados sobre as atitudes perante os produtos, saber o porquê daquele item funcionar, ou não, e quais são os aspetos que o consumidor mais dá valor.
Uma análise a todas as informações partilhadas pelos consumidores, seja através das redes sociais, fóruns, entre outros, permite-nos saber quais as suas opiniões e, possivelmente, como melhorar os produtos que está sendo comercializado.
Entenda como analisar o valor de um Anúncio
Os dados serão oferecidos e baseados em muitas métricas, mas a mais fundamental é a que leva em consideração o valor de uma ação em relação ao retorno que ela pode oferecer.
É importante ter sempre em mente os resultados esperados para cada ação e a melhor forma de analisar os dados oferecidos por uma campanha.
Por exemplo, um anúncio focado em obtenção de cliques e atenção rápida de novos usuários provavelmente vai apresentar resultados muito mais rapidamente do que uma campanha focada em criar relações duradouras com os clientes.
Porém, a velocidade é só um dos fatores que devem ser levados em consideração nessa comparação. Em um prazo mais longo, a campanha que inicialmente era mais lenta pode trazer resultados muito superiores.
É esse tipo de conhecimento e trabalho detalhado em entender os dados que o Data Driven Marketing oferece.
Isso vai evitar que seu negócio caia na armadilha de viver apenas do resultado de anúncios curtos e rápidos, mas que nada fazem para oferecer estabilidade à empresa.
O que o Data Driven Marketing pode fazer pelo seu ROI?
As estratégias de marketing orientadas por dados podem trazer uma melhora de até 20% em seu ROI.
Isso acontece porque os dados favorecem que a sua empresa aprimore os seus processos, desde a geração de leads e valorização da marca, até a experiência do usuário, ou seja, ajuda a otimizar todo o planejamento da companhia.
Ao contrário das métricas de ROI de vendas, o retorno sobre o investimento em marketing não tem como meta somente o fechamento do negócio, já que além das vendas, se preocupa ainda em agregar valor à marca.
Dessa forma, muitos especialistas acreditam que o ROI de marketing necessita priorizar o valor de um consumidor.
Conclusão
O Data Driven Marketing é um modelo que utiliza de uma forma muito inteligente tudo que é oferecido pela revolução tecnológica que mudou o mundo na última década.
Os dados, hoje, são tão importantes quanto à qualidade e a criatividade dos anúncios na hora de gerar resultados.
Os clientes de todas as áreas querem trabalhar com empresas que se interessem pelas mesmas coisas, que demonstrem interesse para qualidade da relação com o usuário e que consigam prever o que eles querem antes mesmo de se fechar um negócio.
E a melhor forma de fazer isso é usar as vantagens e maravilhas oferecidas pelo Data Driven Marketing, ou Marketing Orientado Por Dados.