Ao passar do tempo, o mercado de Marketing Digital está cada vez mais qualificado. Com profissionais que estão se atualizando com cursos de Marketing Digital, empreendedores, agências e estudantes podem aproveitar melhor o mercado, se tornando mais competitivos para os negócios.
As opções para essa qualificação são diversas, com vários níveis de qualidade, valores e recursos. Por isso, é preciso levar em consideração qual investimento tem melhor custo-benefício, avaliando o retorno que você terá.
Nesse post, vamos analisar os benefícios de fazer cursos de Marketing Digital, os quais além de enriquecer seu currículo, também irão ampliar o seu conhecimento, permitindo que você saia da zona de conforto, testando seu conjunto de habilidades e vencendo o amadorismo que muitas vezes existe na área.
Nota: Esta publicação não se concentra em dizer qual é a certificação mais importante, mas apenas em apresentar instituições/empresas que levam a uma certificação. A lista inclui algumas certificações de marketing gratuitas.
16 Cursos de Marketing Digital para você se certificar
- Cursos de Marketing Digital
- Cursos de Mídias Sociais
- Cursos de Marketing de Conteúdo
- Cursos de Mídia Online
- Cursos de Inbound Marketing
- Cursos de E-mail Marketing
Cursos de Marketing Digital
1. Universidade Vermont
O Curso de Fundamentos em Marketing Digital da Universidade de Vermont pode ser concluído em 12 semanas e requer cerca de 8 a 10 horas do seu horário por semana. O programa abrange um tema diferente a cada semana que é ensinado por profissionais experientes.
O certificado é projetado para acomodar profissionais que procuram impulsionar suas carreiras no marketing digital, quer estejam começando do zero ou façam uma mudança de carreira mais tarde.
Matrícula: US$1.695,00
Emite Certificação
Site da Universidade
2. Duke University
A Duke University oferece um programa de certificação com curso de Marketing Digital e Mídia, com duração de 350 horas, ou seja, recomenda-se 5 a 10 horas por semana de tempo de estudo.
O programa permite que os alunos evoluam com base na velocidade que melhor acomoda seus horários e atributos pessoais, desde que completem o programa dentro de um ano. Os alunos também terão acesso online 24 horas por dia, para que possam escolher quando e onde querem aprender.
Matrícula: US$ 2.995,00
Emite Certificação
Acesse o site
3. Universidade de São Diego
O curso de estratégias de Marketing Digital da Universidade de São Diego pode ser completado em apenas 8 meses e requer apenas uma aula por semana, ou seja, irá demandar apenas cerca de 3 horas do seu horário.
O currículo do programa conta com aulas curtas e um ambiente de aprendizagem altamente interativo – tanto entre estudantes quanto com instrutores.
Matrícula: US$3.077,00
Emite Certificação
Acesse o site
4. Universidade de Toronto
A Universidade de Toronto oferece um programa de certificação em Gestão de Marketing Digital. Ele é composto por três cursos principais: Fundamentos de Gestão de Marketing Digital, Search Engine Marketing, e Social Media Strategy. A duração é de até dois anos.
O programa abrange as bases do campo, as disciplinas especializadas em marketing de mecanismos de busca e marketing de redes sociais, preparando os estudantes e profissionais experientes para novas evoluções e demandas na indústria.
Matrícula: US$4,900
Emite Certificação
Acesse o site
5. Academia do Marketing
Os cursos de Marketing Digital da Academia do Marketing são indicados para estudantes da área de marketing e profissionais que buscam atualização. A instituição oferece cursos de SEO, Google Adwords, Facebook Ads, Redes Sociais, Marketing Digital entre muitos outros.
Preço: R$320,00 a 590,00
Emite certificação
Acesse o site
6. Intermídias
A Intermídias oferece diversos cursos de Marketing Digital que são construídos com a experiência de profissionais que acumulam mais de 7 anos prestando serviços de Marketing Digital e Otimização de Sites, sendo estes certificados pelas principais academias de Marketing Digital.
Entre os cursos disponíveis, estão o de Google Adwords, Facebook Ads, Inbound Marketing, Jornalismo Digital e SEO. Os cursos podem ser ministrados presencialmente ou in company.
Cursos de Mídias Sociais
7. Universidade da Califórnia Los Angeles
A Universidade da Califórnia Los Angeles oferece um Certificado de Marketing com concentração em Media Social e Web Analytics. O programa é projetado especificamente para complementar profissionais atuais no campo, ou melhorar a educação da educação dos alunos atuais.
Com sete cursos padrão exigidos e 4 eleições escolhidas entre 12 opções, Os alunos têm a oportunidade de personalizar sua experiência de aprendizagem para se especializar de acordo com os objetivos da carreira.
Matrícula: US$ 5.400,00
Emite Certificação
Acesse o site
8. Senac
O curso de Marketing nas Redes Sociais do Senac traz noções de comunicação nas redes coisas, conceitos de propagação nas redes sociais e ferramentas de pesquisa e identificação de público-alvo.
O curso tem duração total de 20 horas, que devem ser finalizadas em até 30 dias após a contratação. Para obter o certificado, o aluno precisará de pelo menos 70% do aproveitamento da avaliação final.
Matrícula: R$ 82,30
Emite certificado
Acesse o site
Cursos de Marketing de Conteúdo
9. Rock Content
A certificação em Marketing de Conteúdo da Rock Content explica principais conceitos dessa metodologia, como introdução, objetivos, definição de personas e métricas, em 10 aulas. Ao final, é possível fazer uma prova com 70 questões de múltipla escolha.
Matrícula: Gratuita
Não emite certificação
Acesse o site
Cursos de Mídia Online
10. Goobec
Formada por instrutores e consultores com conhecimento em Marketing Digital e certificados pelo Google, a Goobec oferece treinamentos práticos e teóricos, baseados nas boas práticas de marketing de busca do mercado.
Localizada em São Paulo, a escola oferece cursos voltados ao uso de ferramentas do Google, como AdWords e Analytics.
Preço: Diversos
Emite certificação
Acesse o site
11. ESMP
O curso de Planejamento de Mídia Online da ESPM visa capacitar os alunos sobre as métricas de mídia digital, a utilização de ferramentas de mensuração de resultados, como escolher os KPIs ideais e criar dashboards que facilitem o controle de investimentos realizados.
Matrícula: R$1.560,00
Emite Certificado
12. Blueprint
O Facebook lançou uma plataforma educativa para certificar profissionais de Marketing Digital no uso do Facebook Ads. O programa de certificação da Blueprint tem duas provas: uma para Profissional de Planejamento e outra para Profissional de Compra de Anúncios, válidos por 12 meses. As aulas são gratuitas, mas a prova para cada certificado custa US$ 150,00.
Aulas gratuitas, provas por US$ 150,00
Emite Certificado
Acesse o site
Cursos de E-mail Marketing
13. Hubspot
A Hubspot oferece um curso gratuito de e-mail marketing, aplicado ao Inbound Marketing. As aulas estão em inglês e tratam: como aplicar e-mail marketing ao seu negócio, enviando a mensagem certa com o ciclo de vida do marketing, design e funcionalidade dos e-mails, entre vários outros temas.
Ao todo, são 3,5 horas de conteúdo específicos para e-mail marketing.
Matrícula: gratuita
Emite certificado
Acesse o site
14. Senac
O curso de e-mail marketing do Senac aborda os fundamentos desse canal de comunicação, passando pela criação e organização de mail lists, avaliação da fidelidade e interesse do público-alvo otimização e mensuração dos resultados.
Para receber o certificado, o aluno precisará ter 70% de aproveitamento na avaliação final do curso.
Matrícula: R$ 95,00
Emite Certificado
Acesse o site
Conclusão
Por ser uma área que se atualiza constantemente, é preciso que os profissionais que trabalham com o Marketing Digital estejam sempre em treinamentos, formações e buscando diferenciais que atestem suas competências. Investir em cursos de marketing digital significa, portanto, investir na própria carreira e no desenvolvimento das tarefas cotidianas relacionadas às suas funções.
Você já possui certificado em algum desses cursos? Deixe sua opinião sobre eles nos comentários!