Se, há alguns anos, saber como criar um site parecia tarefa exclusiva para os iniciados em algoritmos e linguagens de programação, hoje isso já não é verdade. Há diversos programas e serviços intuitivos que auxiliam o usuário nessa tarefa e permitem que qualquer um consiga colocar um projeto online.
Plataformas intuitivas são a salvação em uma época como a atual, em que a presença online é fundamental para qualquer empreendimento. WordPress, Ghost ou Joomla! são apenas alguns exemplos de sistemas de gerenciamento que prezam pela intuitividade e rapidez na hora de criar um site ou blog.
As pessoas cada vez mais recorrem ao Google quando pesquisam por produtos e por empresas. Por isso, é na internet que o empreendedor deve aparecer para estar ao alcance do seu público e gerar negócios.
Lembre-se que quando se fala em presença na internet, estamos falando em presença nos diferentes canais que a web proporciona, tais como redes sociais, blogs e vídeos e os resultados de busca como Google, Yahoo, Bing.
Um site presente nesses canais reforça a marca de um negócio no dia a dia dos clientes e como consequência abre mais portas para negócios e parcerias. Neste cenário, é fundamental entender como criar um site, mesmo que você não faça isso sozinho – afinal, como você vai acompanhar e avaliar um processo (e um produto final) que você não conhece?
Mas então, como criar um site?
Não é difícil aprender como criar um site, mas ainda assim é necessário conhecer alguns detalhes que são essenciais para o processo. Veja a seguir alguns passos importantes para garantir qualidade e evitar problemas. Busque por empresas que garantem um serviço de qualidade e assim você não terá complicações.
Ao final do artigo também deixamos uma recomendação de serviços e um cupom de desconto para você. Confira!
O primeiro passo para saber como criar um site é entender a diferença entre hospedagem e domínio
Apesar de parecerem semelhantes à primeira vista, existem algumas distinções entre a hospedagem de um site e o domínio do site.
O domínio é o endereço de um site na internet. É por meio do domínio que as pessoas poderão relacionar a marca da empresa com o site. Além disso, ter um domínio próprio na web traz mais credibilidade e profissionalismo para qualquer negócio.
Por isso, é bem possível que na hora de escolher um nome de domínio o empreendedor utilize o nome da sua empresa, para fortalecer ainda mais o engajamento com a marca. Porém, é importante ter em mente que um domínio adequado deve ser curto e de fácil memorização.
Para saber diferenciar domínio e hospedagem de site, basta saber que se o domínio é o endereço, a hospedagem é o “prédio” onde o site vai ficar.
Como um site consiste em um conjunto de arquivos (fotos, textos e vídeos), a hospedagem é um espaço no servidor que armazena onde esses arquivos poderão ser acessados pelos usuários.
Por essa razão, o domínio e a hospedagem são tão importantes. Além disso, não custa lembrar que para cada tipo de projeto online existem diferentes tipos de hospedagem.
A maioria dos blogs e sites que acessamos atualmente conta com hospedagem compartilhada, mas pode ter certeza que as lojas virtuais e sites de grandes empresas contam com hospedagens mais robustas, como, por exemplo, a hospedagem VPS ou a Cloud.
1º passo de como criar um site
Escolha uma hospedagem para o seu site
Sabendo o que é exatamente um domínio e o que é hospedagem de site, fica mais fácil optar pela hospedagem mais adequada para o negócio. No caso de sites institucionais e blogs com pouco tráfego, uma hospedagem compartilhada dá conta.
No entanto, se a intenção é investir em uma loja online, o ideal é ter à disposição uma hospedagem que disponibilize espaço em disco e tenha tráfego ilimitado. Uma alternativa, nesse caso, pode ser a hospedagem Cloud.
Independente do modelo de hospedagem, é importante buscar empresas que tenham boa reputação e sejam seguras. Isso irá garantir que seu site fique sempre online e tenha boa performance nos resultados de busca.
2º passo de como criar um site
Agora é hora de escolher um domínio
Ainda a respeito do domínio para o seu site, é importante lembrar que um domínio é composto pela chamada TLD (Top Level Domain). A TLD é aquela parte do nome localizada após o último ponto.
A TLD mais comum atualmente é a “.com”, porém dependendo do tipo de negócio e da intenção de se diferenciar de outros empreendimentos, você pode optar por outras TLDs.
Algumas delas são a “.shop” (destinado para lojas), a “.name” (ideal para sites pessoais de freelancers) e a “.xyz” (para uso geral, mas que cai também como uma luva para startups).
Lembre-se que, independente da TLD escolhida, o que importa mesmo para o domínio é o fato dele ser compreensível e de fácil identificação.
Por isso, na hora de criar o seu domínio, é importante evitar palavras de difícil pronúncia e que contenham números. Tais “enfeites” poderão confundir o público e prejudicar o seu negócio na internet.
3º passo de como criar um site
Vamos instalar um CMS? Eu gosto do WordPress.
A Hostinger, empresa com experiência no segmento de web hosting, apresenta tipos diferenciados de hospedagem de site. Uma delas é a hospedagem WordPress, que é bastante recomendada para projetos feitos nessa plataforma.
Depois de adquirir a hospedagem WordPress, o usuário estará apto a acessar o painel de controle e instalar a plataforma WordPress com apenas um clique.
O painel de controle é intuitivo e o processo de instalação se torna rápido e fácil. A razão para tanta acessibilidade é simples: a Hostinger procura dar total autonomia para as pessoas gerenciarem os seus projetos.
4º passo de como criar um site
Quer um layout bonitinho, mas não pode pagar um profissional neste exato momento? Escolhe um tema…
Depois de optar pelo domínio, pela hospedagem adequada, e instalar o WordPress, vem uma tarefa bastante importante: dar uma cara para o site.
Levando em consideração que a presença digital é fundamental para um empreendimento, é preciso proporcionar para o site um visual bonito. Como apenas beleza não basta, é necessário também conferir a ele uma boa experiência de navegação.
A variedade de templates hoje em dia é enorme, especialmente quando o assunto é WordPress. Há templates que se encaixam para sites dos mais diversos segmentos, como, por exemplo, esportes, turismo, saúde, cultura e muitos outros.
Alguns templates são gratuitos, mas como a intenção é criar um projeto profissional e de qualidade, vale a pena investir um pouco mais e instalar um template premium, com recursos e plugins mais avançados.
“Sério que agora eu sei como criar um site?”
Na teoria, sim! Na prática você ainda vai descobrir uma série de outras coisas. Não há como conceber uma estratégia de Marketing Digital sem levar em consideração a presença online e a importância que os sites possuem.
Um site é a sua identidade de projeto, onde você pode reunir todas as suas ações e onde você tem total autonomia sobre a gestão. Livre de mudanças administrativas de outros canais como as redes sociais.
Você pode incorporar a sua atuação nas redes sociais, criar conteúdo em um blog ou em um canal de vídeo, assim como o envio de e-mail marketing. Tudo pode gerar tráfego no seu site e aumentar suas chances de negócio.
Por essa razão, ter um site à disposição é mais do que necessário, afinal, um site – aliado a um bom domínio e hospedagem – é o alicerce para uma eficiente presença na internet.
BÔNUS: 10% de desconto na hospedagem do seu site 🤓
Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em como criar o seu site, então vou te dar uma ajudinha: a Hostinger oferece o serviço de hospedagem de sites de alta qualidade e me permitiu dar 10% de desconto para todos os leitores do nosso blog!
O preço da Hostinger já é bastante competitivo com algumas promoções de até 90% de desconto. Mas se você pretende adquirir um serviço de hospedagem com a Hostinger com esse desconto é fácil:
- Clique aqui neste link e quando chegar no carrinho de compras;
- Insira o cupom INTERMIDIAS – que renderá mais 10% de desconto no preço final.
Boa sorte!