Pensar em como começar a investir no marketing digital é também entender que se está diante de um novo mercado, com todas as suas ideias e particularidades. Se você está iniciando a sua jornada no mundo dos negócios virtuais agora, saiba que é possível investir de acordo com o estágio de desenvolvimento que sua empresa se encontra.
Através do marketing digital é possível aumentar a visibilidade de sua marca, construir uma verdadeira relação com seus clientes, gerar autoridade no nicho, e uma série de outras ações que inserem o seu negócio no mercado. Mas ao começar a investir no marketing digital, qual dessas primeiras áreas se deve apostar as fichas?
Vamos tentar, através deste artigo, iluminar sua ideia de como começar a “jogar o jogo” do marketing digital.
Comece a investir no marketing digital a partir das suas redes sociais
Independente de qual seja o nicho que você deseja divulgar através do marketing digital, é muito provável que o seu primeiro investimento seja a composição de suas redes digitais. Este é um dos melhores meios para se relacionar com os seus clientes, e no início um dos mais baratos.
Ali você poderá ambientar os clientes sobre quais são os seus produtos e serviços, e deixar em evidência os diferenciais do seu negócio, além de ser uma excelente fonte de experimentações do que funciona ou não funciona na comunicação com o seu público alvo.
O tom e a sua abordagem com os mesmos serão desenvolvidos na gestão dessas redes.
Um outro item para começar a investir no marketing digital logo no começo é o desenvolvimento de um site. O site representará a extensão da sua loja física (caso possua uma) na casa dos usuários, então ele precisa expressar o seu negócio e se relacionar com o seu potencial cliente no ambiente virtual, te gerando oportunidades de novos negócios.
Alguns sites têm como foco na relação com os clientes, e outros são quase que inteiramente focados na venda direta do produto e serviços. Bons exemplos desse segundo tipo são sites como os da Amazon e Americanas. É ideal que ele seja projetado para o seu objetivo de negócio.
Invista no desenvolvimento de um blog
O centro do Inbound Marketing é a produção de conteúdo, principalmente pela alimentação de um blog. É o meio mais simples de desenvolver conteúdo que gere identificação com os potenciais clientes. Quando começar a investir em marketing digital, tenha em mente que a produção de conteúdo de real valor para o seu público em potencial, é o que mais fará com que a relação entre vocês seja fortalecida e solidificada.
Muitos profissionais cometem o erro de desenvolverem conteúdos extremamente rasos acreditando que não “entregar o ouro” de um serviço ou produção de um produto fará com que o mesmo não gere mais concorrência para o seu negócio. Este erro reside numa premissa simples: se realmente você não entrega ao seu cliente em potencial uma solução para o seu problema, ele irá solucioná-lo com a concorrência.
O blog deve gerar conteúdos solucionadores dos problemas de sua audiência, e isto fará com que não somente sejam empáticos com o seu trabalho, como também sejam divulgadores do seu serviço e redes digitais.
Links patrocinados e anúncios do Google Ads são um excelente início para os seus investimentos digitais
Se você está para começar a investir no marketing digital para seu negócio agora, considere que você ainda não é conhecido. A presença online é algo que é construído com o tempo, e uma real vivência de sua empresa no mundo digital. Milhares de pessoas estão procurando por serviços e produtos aos quais você oferece, todos os dias.
E como elas poderão achar o seu negócio para terem os seus problemas resolvidos? Através de uma pesquisa no Google, ou podem ocasionalmente “esbarrar” com o anúncio de sua empresa em sites que visitam com frequência.
Os links patrocinados são os resultados obtidos nas pesquisas do Google. Estar entre os primeiros pode significar a diferença entre fazer ou não fazer uma venda. Por isso, se você ainda não está bem posicionado organicamente, investir nos anúncios de venda direta do Google Ads é um excelente início para colocar o seu negócio em evidência.
Os anúncios do Google são localizados em caminhos normalmente feitos pelo seu público alvo no espaço online, para que durante o percurso deem de cara com o anúncio de um produto ou serviço do seu negócio. Caso o seu público alvo use muitas redes digitais, é possível colocar os seus anúncios no Facebook ou Instagram, por exemplo.
Estabelecer uma presença robusta na internet pode parecer desafiante no começo, mas é um passo essencial para o seu negócio. Se você quer acompanhar uma maratona com 10 dias de conteúdo para tomar decisões de marketing na sua empresa, basta se inscrever aqui!