No processo de contratação das agências, é normal que os gestores precisem de critérios para eleger entre um ou outro fornecedor.
Com isso, um dos critérios utilizados é o fato da agência ter ou não cases de sucesso de marketing, ou exemplos de clientes atendidos no seu segmento.
Mas será que isso garante que a agência tenha um bom desempenho ao trabalhar com a sua empresa?
Neste artigo, vamos esclarecer qual o real diferencial que precisa ser observado na hora de contratar uma agência, e esclarecer de que forma os cases podem ser utilizados como um critério.
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Cases de Sucesso de Marketing falam sobre a história, mas não sobre o futuro
O mundo do marketing está em constante renovação, e uma equipe que não esteja motivada a acompanhar este desenvolvimento ininterrupto, facilmente verá o seu desempenho ficando apenas como boas memórias do histórico da empresa.
Quando as equipes são engajadas e atualizadas, mesmo que a agência nunca tenha desenvolvido um trabalho para aquele nicho, o seu conhecimento sobre relações e vendas no mundo digital será sempre avançado.
Quando uma empresa contrata uma agência se guiando apenas pelo case que ela apresentou, a decepção pode vir logo após o contrato.
Após observar as campanhas de sucesso da agência, com certeza a expectativa será enorme.
Por isso, antes de se ater aos cases de sucesso de marketing da agência que você está para contratar, certifique-se de que como é formada a equipe que irá lhe atender.
Ao invés de analisar apenas cases de sucesso de marketing, de uma agência quando for procurar serviço, foque mais no histórico de experiência da equipe, dos valores que são praticados e de como funciona a operação.
- A agência compartilha dos mesmos valores que a sua empresa?
- Tem uma visão no seu resultado ou apenas na entrega do escopo?
- Ela tem uma visão multidisciplinar ou é concentrada especificamente no marketing?
Essas perguntas são essenciais para te ajudar a decidir.
Quando tratamos de cases de sucesso de marketing, o desempenho da agência em outros segmentos pode, inclusive, te dar bons sinais de adaptação.
A visão de um profissional que já trabalhou em diversas áreas pode ser determinante para o sucesso do marketing de sua empresa.
Você também faz parte do case de sucesso de marketing de uma agência
Desde o início, é necessário que você tenha certeza do que irá cobrar para a equipe que está para contratar, e você só saberá isto se tiver os seu objetivos bastante claros. E isto fará com que a equipe inicie o trabalho focando todas as suas energias no que a empresa espera de resultados.
Uma agência de Marketing Digital experiente, irá sempre te direcionar quais são os melhores caminhos segundo o que os dados apresentam no desenrolar de suas campanhas. E é bastante provável que essas ações também indiquem pontos de melhoria do seu negócio.
Cases de sucesso de marketing são construídos com a participação de duas partes (agência e cliente) que estejam comprometidos com o resultado final (mesmo que sejam necessárias mudanças).
Lembre-se que o mundo digital possui suas próprias regras, então se você está entrando no ramo agora vai perceber que nem sempre a sua experiência no mercado convencional, será a melhor guia para conduzi-lo no mercado digital.
Além disso, o plano também irá lhe indicar um panorama de crescimento do mercado nos próximos meses.
Essas informações irão fundamentar as suas decisões por investimentos nesta área, e essa preocupação de ser guiado por dados precisa ser maior, até mesmo que os cases de sucesso de marketing da mesma. Aqui, é importante lembrar que estamos falando do seu negócio, no qual a pergunta deve sempre ser “como eu posso maximizar os meus resultados?”. Uma agência que gera cases de sucesso de marketing está atenta a essa questão.
O estudo de persona bem feito é o segundo passo que uma agência de qualidade
Este é um outro passo que precisa ser entregue na primeira etapa do trabalho de uma agência, pois é o raio-x do seu cliente em potencial.
Este irá te apresentar informações sobre as características físicas, sociais e psicológicas da sua futura clientela. Bem como seus costumes, canais onde buscam informações, se divertem, compram coisas.
Essas informações serão responsáveis por apontar os primeiros indícios de como se relacionar no mundo digital com este tipo de público. Por exemplo, poderia ser crucial para o seu processo de vendas no mundo digital, saber que tipos de dados normalmente estas pessoas procuram, e onde procuram.
Muito importante também é entender o que faria com que esse tipo de arquétipo decidisse não comprar um produto ou serviço. Com informações tão específicas, as chances de conversão cada vez mais aumentam.
Os cases de sucesso de marketing de uma agência, continuam sempre sendo um excelente indicativo para o nível de competência daquela equipe, principalmente se pertencem ao mesmo segmento do seu negócio. Mas procure estar atento a equipes que possuam portfólios mais multifacetados.
É muito provável que uma agência que já tenha desenvolvido trabalhos para diferentes tipos de nichos, possui uma experiência ainda mais vasta no mercado digital, e que podem desenvolver um trabalho para o seu negócio, explorando técnicas e conhecimentos que seriam impossíveis de serem conhecidos por quem só atua no mesmo segmento.
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