Colaboração de:
Ruth Marques
Relações Públicas e especialista em marketing de conteúdo para a WSI Marketing na Internet – uma das maiores redes de consultoria em marketing digital do mundo. A agência desenvolve estratégias em marketing digital, criando soluções patenteadas para auxiliar seus consultores ao redor do mundo a oferecer os melhores resultados e ações online.
Ainda está em dúvida se investir em um blog vale a pena em meio aos cortes de gastos das empresas no atual cenário financeiro? Definitivamente, sim, invista! Os blogs são oportunidades únicas para companhias que desejam empoderar o cliente e ter como retorno aumento das vendas e da fidelização pós-venda, além de aumentar a geração de leads, expandindo sua base de contatos.
O blog é uma porta de entrada para novos visitantes em um site, além de direcionar visitantes qualificados para suas páginas, diminuindo taxa de rejeição e de saída, pois, se o seu visitante encontra o que procura no seu conteúdo, porque não buscar mais informações com você?
Se você ainda não está convencido sobre a importância do blog para o sucesso do seu empreendimento, confira algumas estatísticas que mostram que as empresas que investem no marketing de conteúdo já estão conquistando retornos mais expressivos e com grande potencial para continuarem a frente no mercado.
Marketing B2B
As empresas Business-to-business que investem em produção de conteúdo para blog como uma estratégia de marketing digital atraem 67% mais leads do que as empresas que não possuem blog. Isso porque elas oferecem um conteúdo rico e relevante para clientes e pessoas interessadas no segmento nos quais atua, atraindo mais visitantes e conversões.
O blog é uma plataforma que estará sempre disponível para o seu cliente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que faz com que seu cliente possa escolher a melhor maneira, horário e plataforma para receber aquela informação.
ROI positivo
As empresas que investem em blogs têm uma propensão 13 vezes maior de obter ROI positivo. Isso ocorre porque o custo do blog não é alto, com demanda de publicidade e vendedores, por exemplo, mas é exatamente isso que ele faz: vende sua marca e também seu produto ou serviço. A diferença é que elepermite outra abordagem para essa venda, informando o cliente, fazendo com que ele retorne em busca de mais informações e se qualifique para adquirir sua oferta.
A melhora do tráfego do site, automaticamente, vai aumentar o retorno sobre investimento da empresa.
Autonomia da pesquisa
O boca-a-boca ainda é a melhor forma de publicidade? Talvez, mas as tendências estão mudando rápido. É importante nunca subestimar o poder de um cliente de atrair outros consumidores ou de afastá-los de você, mas em 2020 a expectativa é que 85% dos clientes pesquisem sobre uma empresa sem conversar com outras pessoas.
Claro que a indicação de amigos ainda será essencial, mas o cliente não vai buscar essas informações com funcionários, por exemplo. A pesquisa será quase que totalmente online e se você não tiver um blog onde fornece as informações relevantes sobre você, quem irá informar seu cliente? Provavelmente seus concorrentes.
Baixo custo do blog
O blog é uma estratégia primordial do marketing digital, mas tem um custo baixo para manutenção. Existem diversas plataformas online onde é possível hospedar o blog, além de que elas oferecem recursos cada vez mais modernos e extensões que permitem diversas personalizações do design e do conteúdo.
O único investimento necessário para o blog é de tempo para atualizá-lo, interagir com seus clientes via comentários e pesquisar temas relevantes para alimentá-lo.
Links de entrada
Os links de entrada fazem parte de uma parte importante da estratégia de SEO, mas as pessoas só indicam seu site se, mais do que publicidade, ele fornecer informações interessantes sobre um determinado tema ou segmento. O blog é imprescindível para essa finalidade. Empresas que possuem blog possuem 97% mais links de entrada do que empresas que não possuem blog.
Os links de entrada são referência que outros sites fazem para o seu site. Esses novos visitantes também são potenciais novos clientes para você e, caso encontrem informações valiosas em seu site, possivelmente irão converter em leads.
Fonte confiável de informação
O blog pode ser usado para diversas finalidades dentro da estratégia da empresa, como informar sobre o segmento, sobre produtos e serviços específicos, o perfil da empresa e a cultura interna. Com essa grande variedade de opções, os blogs são a quinta fonte de informação mais confiável online.
Aproveite todos esses benefícios do blog e use o seu para atrair mais leitores e despertar interesse, simpatia e satisfação. Abuse de conteúdos diferentes e ricos, como:
- Imagens próprias e com boa resolução;
- Vídeos da empresa;
- Conteúdos diversos: E-books, whitepapers e outros;
- Postagens criativas e de fácil compreensão.
Não se esqueça, transmitir confiança pelo seu blog fará com que seus leads confiem mais na sua marca e parem para ouvir o que você tem a dizer.
2 Comments
Olá Ian, como vai?
Queria saber quais fontes usou para citar os dados da matéria.
Abraços!
Muito bom, Ian!!
Conteúdo muito relevante para o momento de crise que estamos atravessando hoje.
Mais do que nunca é extremamente importante que todas as empresas invistam no seu lado digital. E os motivos estão explicados de uma forma bem clara e concisa no seu artigo.