Investir em Marketing de qualidade é algo que uma empresa que deseja ser competitiva não pode abrir mão.
No setor educacional, sobretudo, onde os estudante estão cada vez mais exigentes, muitas vezes o que diferencia uma Instituição da outra não é apenas a qualidade de ensino.
É por isso que uma comunicação eficiente ajuda a mostrar ao público externo e à comunidade de estudantes todas as vantagens de ser aluno de determinada instituição.
Uma boa estratégia de Marketing para Instituições de Ensino Superior é o grande segredo de uma empresa que quer se destacar.
A todo momento, a corrida pelas salas de aulas cheias fica ainda mais acirrada. A diminuição de políticas de financiamento e do poder de compra tornam a atração do aluno mais difícil. São nesses momentos em que você deve prestar atenção à estratégia de marketing da sua empresa.
Para que você saiba um pouco mais sobre o assunto e consiga, facilmente, alavancar o número de matrículas, separamos seis estratégias de marketing para Instituições de Ensino Superior. Veja só:
Confira as 6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior
1. Aproveitar o poder do relacionamento
O aluno pode ser considerado um dos maiores agentes de marketing de uma IES. Assim como em inúmeras outras áreas do setor de serviços, no mercado educacional a opinião de pessoas conhecidas influencia diretamente na ação de compra. É por isso que as experiência positivas dentro do ambiente da empresa devem ser valorizadas.
A dica é manter com o aluno um relacionamento amigável, cortês e de confiança. Crie canais de comunicação por meio de SAC, veículos internos de comunicação e eventos, tanto internos quanto externos. Ouça as críticas e busque melhorar sempre o atendimento ao cliente.
Esse tipo de ação tem um grande impacto a médio prazo, já que a boa experiência de um pode valer a matrícula de vários. E o melhor, o custo dessas ações é ínfimo, desde que os recursos humanos da empresa sejam trabalhados.
2. Planejar um marketing integrado
Outra boa dica é usar o marketing de uma maneira integrada. É comum em cada ambiente utilizar uma estratégia diferente de comunicação, mas o mais interessante é que todas elas estejam alinhadas com um planejamento estratégico geral.
De nada adianta ter um posicionamento conservador nas mídias offline e um totalmente liberal nas mídias digitais. A impressão que isso passa é de uma empresa que não sabe o que quer.
É claro que a sua IES deve manter um padrão de linguagem, tom e conteúdo específicos para cada meio usado. Só não deixe que a comunicação vire uma grande bagunça.
3. Usar o potencial das mídias digitais
As mídias digitais têm tido cada vez mais protagonismo no marketing. Isso se deve, principalmente, pelo seu baixo investimento o que torna o custo-benefício mais vantajoso do que o marketing utilizado em outras mídias.
Mas o marketing digital deve ir além da criação de perfis em redes sociais. É necessário planejamento do conteúdo, ter um calendário editorial e usar uma persona adequada para cada público.
Além disso, uma ótima estratégia de marketing para IES é engajar os alunos com conversas em plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram. Que tal estimular a comunidade estudantil a fazer vídeos dentro da instituição e marcá-la nas redes sociais? Isso fortalece o relacionamento, além de reforçar a imagem de sua marca .
4. Investir em conteúdo
Existe estratégia de marketing mais adequada para uma Instituição de Ensino Superior do que a criação de conteúdo relevante, cativante e que educa os futuros alunos, levando-os mais próximos do vestibular e da matrícula?
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair clientes por meio de informação que ele quer ter. Uma das formas de colocar isso em prática é com a criação de blogs de informação relevante e otimizados para aparecerem melhor posicionados nas buscas do Google.
Aproveite para educar os alunos (ou seja, torná-los aptos ao consumo de determinado serviço) e criar uma autoridade para a marca. Os custos de investir em marketing de conteúdo, basicamente, são os da estratégia e do recurso humano envolvido. As mídias pagas tem papel secundário nessa estratégia, tornando-a bastante eficiente.
5. Quebrar barreiras
Captar e reter alunos é um desafio para qualquer Instituição de Ensino, mas você pode torná-lo mais fácil de resolver quebrando as barreiras do seu negócio. Identifique as suas principais fraquezas e tente criar soluções criativas para amenizá-las.
Se a sua IES é vista como tradicional e conservadora e, após um estudo, entendeu-se que é necessário uma mudança de postura, não tenha medo dessa mudança. A renovação é importante, desde que não descaracterize completamente a empresa e seja feito em um ritmo adequado.
Por isso, identifique os empecilhos para que a organização cresça e crie ferramentas para contorná-los.
6. Trabalhar o antes, o durante e o pós vestibular
A preocupação com a captação e manutenção de alunos deve ser uma constante antes, durante e após os processos de seleção. A escolha por uma Instituição de Ensino é um processo demorado, já que é um grande passo a ser dado pelo aluno. Por esse motivo, você deve ter ações de marketing específicas para cada um desses momentos.
Essas ações não devem ser sequenciais, mas paralelas. Claro que, a cada momento, uma delas será a prioritária, mas a dica é não esquecer de trabalhar os públicos existentes enquanto tenta conquistar novos alunos, por exemplo.
7. Utilizar o e-mail marketing nas campanhas
Uma das formas mais efetivas de manter uma comunicação constante e segmentada com os públicos de interesse é através dos e-mails marketing. Diferente dos antigos, atualmente é possível utilizá-los de maneira totalmente personalizada aos interesses do público. É possível, também, gerar dados sobre o perfil do usuário e saber exatamente o que ele tem interesse.
As vantagens de usar e-mails marketing, em especial com a automação de marketing, são:
- Custo relativamente baixo;
- Comunicação segmentada;
- Comunicação autorizada pelo destinatário;
- Coleta de informações sobre as preferências do receptor da mensagem.
Como você viu, as estratégias de marketing para uma Instituição de Ensino superior podem ser diversas e criativas. As vantagens competitivas serão fruto de um esforço empenhado de marketing e do planejamento de ações coerentes com os objetivos que se deseja atingir.
Que tal ampliar sua visão sobre o marketing no setor educacional? Baixe o nosso ebook e saiba tudo o que você precisa para manter as salas de aula cheias!