Já parou para pensar na profundidade da navegação dos usuários na sua página? Com essa informação você pode ver como a rolagem impacta na conversão, no engajamento e em outros comportamentos do visitante no seu site. Existem ferramentas que podem ajudar nessa questão – como o Crazy Egg’s scrollmap feature e o ClickTale’s scroll reach heatmaps -, mas já pensou em como seria ótimo se você pudesse saber o percentual de rolagem vertical da página e visualizá-lo facilmente no Google Analytics? Desta forma, fica fácil centralizar, segmentar e interrelacionar os dados de webanalytics para entender como seu site realmente está contribuindo para sua estratégia de Marketing Digital. Posto isso, vejamos a seguir as vantagens e benefícios de mensurar a rolagem da página pelo Google Analytics.
Por que analisar a rolagem das páginas? Se soubermos qual porcentagem da página o usuário viu, o que podemos concluir?
A mensuração da profundidade de rolagem da página pode trazer respostas para algumas perguntas que você se depara todos os dias mas não tem certeza de como responder. Veja algumas delas:
– Será que os usuários que veem mais de 90% da página convertem mais do que os outros?
Normalmente você faria um teste A/B, invertendo a posição das informações na página, para chegar a esta conclusão. A partir da mensuração da profundidade de rolagem você já tem este dado sem precisar perder tempo com o teste – ou seja, você pode otimizar a experiência do usuário na sua página constantemente com base nessa análise profundidade VS. conversão.
– Usuários que assistem vídeos tendem a ver a página inteira?
A partir do cruzamento das informações play (evento) VS. profundidade é possível determinar se os visitantes mais engajados e metódicos são aqueles que assistem ao vídeo e querem saber de cada detalhe antes de realizar uma compra.
– Dos usuários que acessam um blog depois de verem a homepage, qual porcentagem da home eles viram? Se houvesse uma chamada (ou call to action) na parte inferior da página, qual porcentagem de usuários veria? Eu deveria considerar movê-lo mais para cima?
Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que você pode fazer sobre taxas de otimização de conversões: Para determinar o que é melhor para você, considere fatores como o volume de tráfego do seu site e o comprimento médio de páginas.
Ao fim desse estudo, podemos concluir que os dados da análise da profundidade de rolagem são utilizados para auxiliar a tomada de decisões que otimizem sua estratégia de venda nos pontos mais adequados de cada página. Vivemos em um mercado muito competitivo e cada uma dessas novas métricas e novas formas de perceber a atividade do usuário na página se constitui como uma oportunidade de melhorar sua experiência, aumentar a taxa de conversão do seu site e otimizar o ROI dos seus investimentos on-line. Esse é o trabalho da Salve! Digital, sempre inovando para trazer os melhores resultados para seus clientes, descobrindo novas métricas adequadas a eles.