O mercado (mundial) está em crise, e, com os recursos cada vez menores, não sobra espaço para erros. Em meio a esse cenário, as mídias tradicionais, como televisão, jornais, panfletos e outdoors, começaram a dividir espaço com o marketing digital – com todos os avanços tecnológicos que esta área vem conseguindo e o desenvolvimento de novos formatos de anúncios na internet.
Esse caminho era previsível, uma vez que, nas mídias digitais, pode-se distribuir sua oferta de forma mais assertiva – direcionando seu conteúdo especificamente para o seu público-alvo e, principalmente, medindo os resultados obtidos. Essa mensurabilidade do marketing online é fundamental para avaliar a eficiência dos investimentos de mídia (inclusive offline) e compreender o papel de cada canal do seu mix de comunicação na geração de resultados.
Quando se está poupando recursos e otimizando esforços, calcular o retorno sobre o investimento por canal e descobrir quanto cada mídia contribuiu, direta ou indiretamente, dentro das etapas do funil e da conversão (a realização da ação esperada no site) proporciona uma maior previsibilidade para o seu negócio e uma visão estratégica de como otimizar seus investimentos.
Infelizmente, não podemos dizer o mesmo da publicidade nos meios de comunicação tradicionais e isso ocasiona 7 problemas de investir apenas no chamado “velho marketing” – inclusive, os dois últimos são os mais preocupantes.
E como podemos melhorar a custo/benefício do investimento de comunicação em crise?
Nos últimos anos, a publicidade tem passado por uma transformação ainda maior na forma de se propagar anúncios: as pessoas simplesmente não querem ser abordadas o tempo todo por marcas, que acabam, muitas vezes, bombardeando o internauta com produtos e serviços que não despertam o seu interesse.
Uma pesquisa da Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade Oxford , que mapeia os hábitos e comportamentos de consumo de mídia em diferentes lugares do mundo, mostra que, no Brasil, a internet é mais usada como fonte principal de notícias do que a televisão (91% contra 81%). Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que usam softwares para bloquear anúncios – no Reino Unido, chega a 39%; nos EUA, a 47%.
Sim, mas quais são os 7 problemas de usar apenas publicidade tradicional?
O grande problema da publicidade tradicional, quando mal utilizada, é que ela entra “sem pedir
licença”, se tornando invasiva para o consumidor. O seu foco é “correr atrás do cliente”, mesmo que ele não queira. Em muitos casos, o possível comprador acaba associando a marca a algo negativo, tamanha a perseguição que ele sofre quando está navegando na internet.
Pesquisas mostram que o Outbound Marketing é responsável por apenas 10% dos cliques na web. Basicamente, essa exposição toda se torna ineficiente e a um custo extremamente alto. Sabe por que?
Ter coragem para mudar é o que pode fazer a diferença em tempos de crise!
O estudo do Reuters Institute apresenta o Brasil como o maior mercado de mídia da América do Sul e afirma que os brasileiros estão entre os maiores consumidores de blogs e redes sociais do mundo. Cita ainda o declínio da economia brasileira para notar os recorrentes cortes e demissões na mídia tradicional. Especialmente em fase de crise, as empresas precisam de uma estratégia efetiva e barata. Precisam se destacar no seu segmento e aproveitar a situação para crescer no mercado, se diferenciando dos concorrentes e prosperando em meio à esse momento de recessão.
É preciso usar a criatividade para continuar atraindo bons resultados para a sua empresa. Esse é o momento de fazer investimentos certeiros no marketing, transformando números em desempenho e atraindo o consumidor a longo prazo.
Qual é a solução?
Você não precisa gastar muito para conquistar consumidores. Existe uma forma muito eficiente de atrair o cliente de forma espontânea e fidelizá-lo, fazendo com que ele não só se torne um consumidor frequente como atraia outras pessoas para o seu negócio. É sobre essa estratégia que falaremos no nosso segundo E-book, que será lançado gratuitamente em breve. Fique de olho!
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Quanta coisa. Obrigada mais uma vez. Ser útil, Prezado Ian Castro.