A forma tradicional de se fazer marketing ficou pouco atrativa e eficaz quando o assunto é conquistar vendas. Independentemente do tamanho ou idade do seu negócio é necessário pensar em estratégias que consigam atingir o seu público alvo.
Inbound marketing é uma forma diferente de trabalhar as estratégias de marketing criando conteúdos ricos de informação que em algum momento irão ajudar a responder as dúvidas de uma pessoa sobre um produto ou serviço similar ao que a sua empresa oferece.
Esse tipo de tática faz com que o cliente procure pela sua empresa, ao invés de encher o cliente com inúmeras propagandas e esperar que ele responda afirmativamente. Para facilitar e dar início a este tipo de estratégia é recomendado a ajuda de um profissional ou agência que entenda desta área.
A seguir iremos falar sobre algumas estratégias e táticas que são realizadas para melhorar a forma de atrair o cliente até o seu conteúdo.
Produção de conteúdo para web
A produção de materiais para web é a forma mais comum e utilizada nas estratégias de Inbound Marketing. A pessoa responsável pelo desenvolvimento do conteúdo precisa conhecer bem a empresa de que irá falar, além de ter um excelente conhecimento sobre a área que abordará. Deste modo fica mais fácil criar conteúdos atrativos.
Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração na sua estratégia é conhecer para quem você está escrevendo. A buyer persona é a personificação do cliente ideal, aquela que realmente consome os produtos e serviços que a sua empresa oferece e é para ela que você deve escrever.
Qual a idade do seu cliente? Ele possui filhos? Com o que ele trabalha? É casado? É graduado? Algumas perguntas como essas te ajudam a descobrir para quem escrever e assim tornar o conteúdo ainda mais atrativo.
Para conseguir essas informações você pode estar realizando um questionário online e em troca oferecer um conteúdo exclusivo para o seu público. Esta pesquisa pode ser colocada no final de um artigo em seu blog e pedir para que o leitor responda em troca de um conteúdo mais aprofundado sobre o assunto que estava lendo, como um e-book, uma vídeo-aula ou um infográfico mais detalhado do assunto.
Esse tipo de estratégia relacionada ao marketing de conteúdo que o próximo tópico deste artigo.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo te ajuda a desenvolver estratégias para criar e distribuir conteúdos relevantes e valiosos através de diversos canais de comunicação, com a finalidade de conquistar e encantar a sua buyer persona ou público-alvo.
Com uma produção de conteúdo rico e relevante sua empresa pode passar a ser vista como uma especialista na área em que atua, elevando-a a um nível de especialista ou como fonte com grande entendimento de seu nicho, o que é muito importante para fazer com que o potencial consumidor do seu produto se sinta confiante em comprá-lo.
Além disso, com o marketing de conteúdo é possível conhecer melhor o seu possível cliente e entender as suas necessidades. A pessoa que está buscando por informação não está interessada na sua marca, mas em como a sua marca pode ajudar a solucionar os problemas que elas enfrentam. Saber onde e por quais canais ela procura por conteúdo é fundamental para que você possa aparecer como uma possível solução.
É importante estar presente em cada etapa de decisão da compra do cliente. Cada conteúdo oferecido para o seu leitor deve tirar mais dúvidas e conduzi-lo a mais conteúdos informativos. Dessa forma, os laços entre marca e cliente são mais estreitados.
Como conduzir o cliente
O funil de vendas é um modelo de estratégia que auxilia a conduzir o cliente em até que a empresa consiga fechar uma venda, por meio de conteúdos informativos e interessantes para cada etapa desse funil.
Esse tipo de estratégia permite estudar quais as melhores formas de identificar as necessidades do seu cliente e assim traçar planos para atrair os leads – potenciais clientes que demonstraram interesse no seu serviço ou produto – e convertê-los em clientes satisfeitos.
O funil é dividido em 3 parte e cada uma possui o seu papel dentro da estratégia:
Topo de Funil
Nesta etapa o material precisa conquistar a pessoa de primeira para que ele tenha interesse por mais conteúdos que o guiarão pelo funil. É importante convencer que o leitor possui um problema e despertar a sua curiosidade por uma solução.
Meio de Funil
Nesta camada do funil o leitor já percebeu que possui um problema e está procurando por soluções. É nessa hora que a sua empresa aparece oferecendo um conteúdo completo, com as possíveis soluções e as vantagens e desvantagens de cada uma, mostrando total entendimento do assunto e ganhando ainda mais a confiança do seu leitor.
Fundo de Funil
Na última parte do funil o lead está avaliando o seu produto, e essa é a hora de começar a produção de conteúdo focado em vendas. Este é o momento da empresa desenvolver campanhas e promoções para conseguir fechar vendas.
Depois de identificado quem é a sua persona e localizado ela dentro do funil de vendas você começar a produzir os melhores tipos de conteúdos para ela, sendo alguns deles:
- Artigo em blogs
- Vídeos
- Fotografia
- Infográfico
- E-books e apresentações
- Podcasts
- E ferramentas interativas
Ajude o leitor a encontrar o seu conteúdo com SEO
SEO é um conjunto de estratégias que permitem que o seu site ganhe relevância, elevando o seu ranqueamento nas pesquisas do Google. Assim, quando buscas relacionadas ao seu nicho forem realizadas, você aparecerá na primeira página e será mais facilmente encontrado pelos potenciais clientes.
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Utilize as redes sociais para divulgar o seu conteúdo
Hoje em dia é difícil ter alguém que não participe de nenhuma rede social, quase todos que possuem acesso à internet estão presente em algum tipo de comunidade.
Criar estratégias para compartilhar o seu conteúdo através das redes sociais é fundamental para levar mais pessoas ao seu site. Cada rede social possui sua linguagem e por isso é necessário entender e adaptar o seu conteúdo para cada comunidade, facilitando a atração de mais leads.
Inbound marketing é sobre ser encontrado, utilizando os meios disponíveis, como os mecanismos de buscas, sites e rede sociais. É uma estratégia sem foco na propaganda, fazendo uso de um conteúdo rico como arma para atrair, influenciar, conquistar e transformar os leads em clientes.
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