Gerar leads pode ser um grande desafio para uma empresa, mais especificamente para 56,1% delas, segundo dados do Edu Trends (2016). Falta de recursos e tempo são um dos principais problemas enfrentados.
Mas, superado esse desafio, muitas organizações deixam de lado o principal de toda essa tarefa: um gerenciamento de leads eficaz, capaz de aproveitar as oportunidades da base de contatos e de concretizá-las em vendas.
O gerenciamento de leads é uma parte fundamental da estratégia e deve ser levado adiante com boas ferramentas de acompanhamento, como o Lead Tracking.
Nesse artigo, mostraremos o que é o Lead Tracking e como ele pode ajudar no gerenciamento de leads!
O que é o Lead Tracking e como ajuda no gerenciamento de leads?
O Lead tracking é uma ferramenta do RD Station, software de automação de marketing, que permite otimizar o gerenciamento de leads. Com o Lead tracking, é possível saber quais leads estão acessando determinada página e no que estão interessados.
Tudo isso é possível por meio de uma espécie de tracker, código de rastreamento que detalha cada passo do lead na sua página, quais links ele clicou, se ele se interessou por um conteúdo específico ou se baixou algum material.
Com essas informações, é possível fazer um gerenciamento de leads muito mais eficaz, acompanhando eles em cada etapa da jornada de compras e personalizando a sua interação com a marca.
Quais os benefícios do gerenciamento de leads com o Lead Tracking?
O uso do Lead Tracking no gerenciamento de leads otimiza os esforços de venda, uma vez que é possível definir o perfil de cada um dos visitantes a partir de suas ações.
Como há uma integração a outras funcionalidades do RD Station, cada atividade do lead pode ser acompanhada do disparo de um e-mail marketing, por exemplo, ou de uma campanha de vendas.
Benefícios do Lead Tracking no Gerenciamento de Leads:
Comunicação personalizada
Cada comportamento do lead na página indica seus interesses e trilha um relacionamento específico com a marca. Identificando esses padrões no gerenciamento de leads, é possível criar estratégias e campanhas específicas para cada lead, personalizando a mensagem, a linguagem, o tom e o formato da comunicação.
Assertividade no tratamento com os Leads
Leads não são apenas nomes e e-mails, mas pessoas que estão realizando ações por motivos específicos. O gerenciamento de leads com o Lead Tracking permite separar os leads que realmente estão interessados no produto ou serviço daqueles que têm outro propósito ao frequentar a página.
Abordagem de venda na hora certa
Tentar vender na hora errada é um dos grandes erros no gerenciamento de Leads, que pode fazer a empresa perder oportunidades futuras. Com o Lead Tracking, é possível identificar quais leads estão prontos para compras e quais produtos ou serviços lhes interessam, facilitando o gerenciamento de leads!
Contar com softwares e ferramentas inteligentes no momento de realizar o gerenciamento de leads pode ser o diferencial entre o sucesso ou não de uma estratégia de Marketing e Vendas. Tenha eles como aliados e melhore a forma como a sua empresa encara o gerenciamento de leads!
Faça mais e melhores vendas
Como você vai saber exatamente por quais páginas o Lead passou, é possível identificar se ele está mais interessado em algum produto específico e direcionar o discurso de vendas.
Se um Lead entra no seu site e visita uma página que esteja falando sobre um determinado assunto, você pode presumir que esse é o assunto o qual esse lead possui mais interesse e portanto o discurso da sua equipe de vendas deve ser direcionado para destacar os benefícios desse assunto.
Por fim, mas não menos importante, é possível também criar notificações através da automação de marketing. Se um Lead Qualificado entra na página de preços, o é possível criar um padrão para que o vendedor seja notificado sobre aquele lead. Este é o melhor momento para o vendedor entrar em contato, uma vez que o Lead está com a cabeça no assunto.
O Lead Tracking pode impactar e muito nos resultados da sua empresa. Assim, para saber mais sobre a nova funcionalidade, solicite sua consultoria gratuita agora mesmo!