A sua empresa não está alcançando os resultados esperados com a sua estratégia de Inbound Marketing? Veja quais são os principais erros no Inbound Marketing cometidos ao longo da implementação e gestão da estratégia.
Muitos profissionais planejam começar um projeto de Inbound Marketing em suas empresas, para atrair tráfego qualificado para os seus sites e gerar mais leads e vendas.
Com grande expectativa na inovação dos processos de marketing, o projeto é iniciado e todo o time passa a trabalhar nele com afinco. Porém, tempos depois, os resultados alcançados não condizem com o esperado.
Infelizmente, situações assim são comuns. Quando a estratégia de Inbound Marketing não é bem planejada ou não é executada com muita experiência, detalhes importantes ficam para trás, prejudicando todo o andamento e resultados.
Com isso, muitas pessoas passam a achar que o Inbound Marketing não é eficiente ou não traz os resultados, porém isso é um grande erro a se pensar. Não se trata de um problema com a estratégia Inbound em si, mas com a sua implementação e gestão ao longo do tempo.
O Inbound Marketing só não é eficiente, quando se comete erros na execução e planejamento da estratégia. Hoje vamos te mostrar os 5 principais erros com o Inbound Marketing que mais acontecem.
Falta de objetivos claros e metas definidas
Muitas empresas investem em estratégias de marketing digital sem ter definido objetivos e metas claras. É fundamental pensar em critérios básicos como, objetivos de crescimentos, metas de vendas, perfis dos compradores e o potencial de atração e conversão para diferentes produtos e serviços.
Caso não pense nesses fatores dificilmente os resultados serão satisfatórios, porque não haverá uma meta para a qual direcionar os esforços. Assim como qualquer projeto, é preciso saber por onde começar e onde se pretende chegar.
É indispensável que sua estratégia identifique as combinações de produtos ou serviços, perfil do comprador, mídias que oferecem o melhor retorno a curto, médio e longo prazo, sempre focando no custo do investimento.
Antes de iniciar a estratégia de Inbound Marketing, é preciso definir quem é o seu potencial cliente e qual seu objetivo com eles. Sem definir a buyer persona, você estará dando tiro no escuro. Algumas perguntas ajudam bastante nessa fase da estratégia:
- Quem são seus consumidores atuais? – Pergunte como eles chegam até você por que te escolheram. Quais são os seus principais desafios e o que eles esperam da sua empresa? Quais são as suas características e como a sua empresa pode ajudá-los a crescer? Essas são só algumas perguntas importantes para te ajudar a definir suas buyer personas.
- Qual meu objetivo com a estratégia Inbound? – Aumentar o número de vendas, criar vendas recorrentes, diminuir o custo de aquisição, aumentar o retorno do investimento, amadurecer o lead para a compra mais rapidamente… existem muitos objetivos que você pode adotar para direcionar a sua campanha. Selecione apenas um para que possa trabalhar com uma meta mensurável e atingível.
- Quais pontos estão atravancando meu processo de vendas? – As vezes o objetivo da sua campanha pode ser gerar vendas, mas o problema real no seu funil de vendas está em outra etapa de conversão: seja na atração de clientes, na conversão em leads ou na conversão de leads para oportunidades. Saber onde está o problema te ajudará a apontar um objetivo.
- Quais são seus principais concorrentes? – Identificar e entender seus concorrentes, é uma das principais chaves para fazer com que você possa destacar quais são os seus diferenciais em relação a eles e usar isso ao seu favor na hora da venda.
A partir disso, você terá uma parte de seus objetivos claros e metas definidas, permitindo que construa a estratégia de Inbound Marketing de forma mais eficiente. Assim, você estará eliminando um dos principais erros com o Inbound Marketing.
Acreditar que o Inbound Marketing é a solução para todos os problemas
O principal objetivo do projeto de Inbound Marketing é ajudar com que atinja seus principais objetivos de negócios. Porém, ele não é o responsável para que tudo dê certo em sua empresa. Ele é um complemento das suas estratégias de comunicação e marketing.
O mais importante é que todas as frentes de comunicação e vendas da sua empresa estejam alinhadas a sua estratégia de Inbound Marketing, de forma que as ações se complementem.
Focar apenas no Inbound Marketing, ou transformá-lo em única estratégia, é um dos principais erros com o Inbound Marketing pelas empresas logo no quando iniciam a estratégia.
Produção de conteúdo genérico e de baixa qualidade
Você já deve saber que uma boa porcentagem da estratégia de Inbound Marketing é a produção de conteúdo. Seja em materiais ricos, posts de blog ou e-mails.
O conteúdo será o responsável por educar, engajar, resolver as dúvidas da sua audiência e convencê-la de que o seu produto é o mais adequado para suprir suas necessidades. Justamente por isso, o conteúdo produzido para a sua estratégia precisa ter uma boa qualidade.
É importante lembrar que, no Inbound Marketing, conteúdo de qualidade é aquele que traz algum valor útil, relevante para o seu potencial cliente. O conteúdo deve esclarecer dúvidas, ajudar a identificar ou resolver problemas, ou ensinar algo novo.
O seu conteúdo precisa ser educativo, e não promocional. É preciso que sua marca aprenda a pensar e agir a partir do ponto de vista, das necessidades e características do seu comprador ideal.
Outro aspecto importante é a linguagem do conteúdo, é preciso que seja fácil de entender, que converse com o leitor, cativando-o e prendendo sua atenção.
Conteúdos rasos, promocionais ou até com erros graves de português transmitem ao consumidor em potencial que a sua empresa também não tem qualidade, ou não se preocupa com as necessidades do cliente.
Esse é um erro do Inbound Marketing muito comum principalmente em empresas que não conseguem manter uma frequência de produção de conteúdo e acabam por perder a qualidade dos seus materiais. Não deixe que isso aconteça com você.
Falta de regularidade ao publicar conteúdos
O conteúdo é uma das principais chaves de um projeto de Inbound Marketing. De nada irá adiantar publicar 20 posts em seu blog em uma semana e depois passar meses sem uma nova publicação. Ter publicações regulares gera previsibilidade, na atração, conversão e qualificação de leads.
É melhor publicar dois posts semanais, com qualidade, do que publicar muitos de uma vez e depois não publicar nada.
Falta de expectativas realistas
Muitas empresas iniciam o Inbound Marketing em busca de uma solução rápida para problemas altamente complexos de vendas, marketing e comunicação.
O que a maioria das empresas não se dão conta é que o Inbound Marketing precisa de tempo e não trará resultados do dia para a noite. É preciso paciência e investimento. Isso precisa estar bem claro antes mesmo da implementação.
Resumindo: é possível atrair, converter e qualificar leads a um menor custo? Se a estratégia for bem planejada e executada, com certeza.
No entanto, o Inbound Marketing é um processo,normalmente os resultados consistentes começam a ser vistos a partir do terceiro ou quarto mês. Como o Inbound Marketing é totalmente mensurável, você irá saber o quanto cada mídia, ação e conteúdo ajudou para atingir seus objetivos de negócio. A partir disso poderá ajustar o que for necessário para tirar o melhor retorno sobre investimento (ROI).
O Inbound Marketing é sim uma das melhores e principais estratégias para alcançar o sucesso esperado, porém deve ser muito bem feito, sempre lembrando que junto a ele outros diversos aspectos, estratégias e áreas devem estar alinhadas, mas que realmente os resultados sejam como o esperado.
Esses são os principais erros com o Inbound Marketing, não os cometa e terá seus objetivos realizados de maneira extremamente satisfatória.
Quer a ajuda de profissionais para implementar o Inbound Marketing na sua empresa? Agende um bate-papo!