Em um momento em que o contato com o consumidor deve ser cada vez mais personalizado e de qualidade, toda ferramenta que otimize esse relacionamento é bem-vinda.
Ferramentas comprovadamente eficazes, como a Automação de Marketing, em especial, devem estar no radar de empresas que querem escalar os seus processos de vendas no ambiente digital.
FOI JUSTAMENTE ESSE TEMA QUE FOI OBJETO DE DEBATE EM EVENTO PROMOVIDO PELA ASSOCIAÇÃO BAIANA DO MERCADO PUBLICITÁRIO (ABMP), COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELO FACEBOOK!
Assista ao vídeo do evento LIVE ABMP – Automação no Processo de Marketing e Vendas na íntegra:
A discussão aconteceu nos estúdios da TV Aratu, com a presença de Ian Castro, diretor executivo da Intermídias, Lúcia Haracemiv, fundadora e CEO da DNA de Vendas, além de Léo Sampaio e Pedro Valente, representantes da ABMP que conduziram o encontro.
Apesar de estar no hall da comunicação, para Ian Castro o Marketing exige competências além do se comunicar. O diretor destacou que é preciso conhecer o processo que envolve a tomada de decisão do consumidor, de forma a orientar os processos de vendas e de Marketing. E é aí que entra a automação. Gerenciar um relacionamento com 5 clientes é fácil, 50 até dá, assim como 500. Quando a base de clientes é de 5.000 pessoas, a coisa complica”, afirmou.
Apesar de parecer uma forma mecânica de gerenciar o relacionamento com os consumidores, a Automação de Marketing, para Ian Castro, vai além disso. “A Automação, tanto de Marketing, quanto a de vendas, é montada em cima da jornada de compra e tem como o primeiro passo o mapeamento do processo”, afirma.
Essa etapa é relativamente simples, mas essencial. “Nós entrevistamos o público final, definindo com o consumidor qual processo ele percorreu. Em seguida, estabelecemos as etapas e, a partir daí, acompanhamos em que momento do processo de compras ele está”, explica Ian. A partir disso, é montado todo o fluxo de automação.
As possibilidades da Automação de Marketing
Para Ian Castro, a Automação de Marketing oferece inúmeras possibilidades como o uso de dados, cuja análise é fundamental para a tomada de decisões. “Eles comprovam os apelos criativos. Com os dados, por exemplo, é possível fazer testes A/B. Fazemos uma segmentação do público dentro da nossa própria base, mandamos um e-mail com redações ou mensagens diferentes, em seguida, conferimos o que teve melhor resultado”.
Apesar de ser bem conduzida por e-mail, a automação vai além dessa forma de se comunicar, destaca Ian. Os processos e vendas que são facilitados pela automação podem ser conduzidos por outros canais, a depender do perfil da Persona (uma representação do cliente em potencial), com excelentes resultados também em diferentes canais, como o SMS, por exemplo.
Sobre o evento Automação no Processo de Marketing e Vendas
A Live ABMP é um momento que reúne especialistas da Comunicação, Publicidade e Mídia para a discussão de temas atuais. A iniciativa está aberta à participação dos espectadores, que podem interagir com os participantes ao vivo, no Facebook. Há também outros debates no canal da ABMP no Youtube.