Antes de adentramos nas particularidades de cada opção, devemos perceber que o Inbound Marketing possui ações e especialidades que devem ser aplicadas com excelência, tais como a gestão de redes sociais, desenvolvimento de conteúdo, SEO, análise de métricas, automatização de campanhas para e-mail marketing, e uma série de outras demandas.
Então, para considerar se é melhor contratar uma equipe ou serviço de Marketing Digital, você precisa saber se internamente a sua empresa está preparada (capacitada), para lidar com todas essas funções.
É possível investir na capacitação dos funcionários do setor de marketing da sua empresa, ou delegar para uma empresa que esteja focada nisso. Mas cabe à sua gestão perceber em qual situação o “modus operandi” da sua empresa, melhor se encaixa.
Pensando nisso, iremos considerar alguns pontos que achamos fundamentais para analisarmos em quais condições é melhor contratar equipe ou serviço de Marketing Digital.
Indicativos para saber se é melhor contratar equipe ou serviço de Marketing Digital:
Vamos considerar alguns indicativos que irão nortear a sua decisão sobre contratar equipe ou serviço de Marketing Digital.
E vamos começar por questões bem simples, mas que podem, se não antes vistas, complicar o seu processo de escolha.
A sua empresa já possui uma equipe de marketing para ser capacitada, ou seria necessário montá-la?
Esta é uma questão muito pertinente pois afeta o sucesso do projeto de Marketing Digital. Caso seja necessário montar uma equipe, lembre que será necessário o período de adaptação do time a um processo, e isso tende a retardar bons resultados.
Função | Salário Médio |
---|---|
Gestor de Projetos | R$ 7.562,00 |
Gestor de Tráfego | R$ 2.363,00 |
Copywriter | R$ 4.165,00 |
Designer UI / UX | R$ 2.841,00 |
Webdesigner | R$ 2.841,00 |
Fonte: glassdoor.com.br (2021)
Em muitos casos, a contratação de uma agência corresponderia à remuneração de dois a três colaboradores (que é mais ou menos o necessário para um time enxuto de marketing digital). Mas a diferença é que, contratando uma agência, você terá uma curva de aprendizagem muito menor, já que ela conta com uma metodologia testada e aperfeiçoada.
A sua empresa conta com profissionais capacitados para atuar com Inbound Marketing?
É importante lembrar que uma estratégia de Inbound Marketing comporta diferentes atividades, como citado acima. Portanto, não é indicado que apenas um funcionário esteja à frente de muitas funções, caso contrário há grandes chances de terem falhas no processo.
Se está para montar a sua equipe interna, ou já possui uma, considere se os funcionários propostos possuem afinidades com esta área. Ainda que os mesmo já sejam profissionais em marketing, não quer dizer que saberão lidar com a vertente.
Se você já trabalha com uma equipe de marketing, leve em consideração o número de atividades que precisarão ser adicionados à rotina para implementação do Inbound. Uma consultoria de Inbound Marketing pode ser ideal, inclusive, para treinar a sua equipe para a implementação.
Já mensurou quais os processos, sistemas e políticas que terão que adotar nesta implementação?
Integrar o Inbound marketing à sua empresa, em grande parte, significa mudar o seu atendimento e, às vezes, até algumas estruturas da empresa. Se acompanhou os nossos conteúdos anteriores, viu que o Inbound é voltado para dar retorno para a sua empresa. Por isso, encantar o cliente também pode envolver melhorias na entrega do seu serviço.
Um outro fator crucial neste ponto de decisão entre contratar uma equipe ou serviço de Marketing Digital, é o quão depressa a sua empresa necessita de que esta estratégia seja introduzida. Caso a sua empresa esteja migrando para o digital por exemplo, e deseja resultados mais rápidos em suas vendas, seria muito mais apropriado a contratação de uma agência do que a construção de uma equipe interna.
Vantagens e desvantagens entre contratar uma equipe ou serviço de Marketing Digital
Caso você esteja pensando em contratar uma capacitação para a sua equipe, o que ali tiver sido absorvido e protocolado servirá para sempre para a sua empresa, e para o desenvolvimento da mesma no futuro.
Uma equipe bem capacitada, poderá capacitar novos funcionários que aderirem ao processo ou forem contratados. É importante, apenas, trabalhar a retenção de colaboradores para que o treinamento seja bem aproveitado na empresa.
Uma outra vantagem sobre a capacitação de uma equipe é que, se a sua empresa conta com processos muito específicos, uma agência de marketing levaria algum tempo para compreender bem todos os processos internos da empresa.
Se não houver um bom alinhamento e adaptação entre as duas partes, podem haver atritos por conta das culturas muito diferentes. Nesse caso, uma equipe interna já estará a par de todas as particularidades da empresa, e ela poderá ser treinada em uma consultoria para adaptar os processos de Inbound à empresa.
Em contrapartida, a agência por outro lado possui um gigantesco know-how para oferecer à sua empresa, podendo inserir o negócio no mundo digital e compreender bem quais serão as ferramentas e processos para lidar com as necessidades da empresa no mundo virtual.
De uma forma geral, a contratação de uma agência também pode significar custos a menos para implementação de Inbound Marketing em sua empresa. Profissionais poderão estar à frente do projeto em tempo integral caso haja necessidade, o que fará com que toda à estratégia transcorra de forma muito mais fluida.
Como você viu, a resposta sobre ser melhor contratar equipe ou serviço de Marketing Digital virá da sua empresa. É importante fazer as ponderações que apontamos acima para identificar se, neste momento, o seu negócio precisa de uma agência ou de um serviço de consultoria, por exemplo.
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