O seu site consegue gerar leads? Suas redes sociais geram negócios? Qual é o potencial de receita da sua presença online?
Sempre que falamos em marketing de performance, ou marketing digital para gerar resultados reais, estamos falando sobre apenas duas coisas: gerar leads e vender.
Quantas visitas o seu site recebe por mês? Muitas!?
Parabéns, mas o que você realmente sabe sobre estes visitantes? Você sabe quem eles são ou porque eles visitam o seu site?
Parte destes visitantes com certeza tem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa, mas você sabe quais são? Pois é, se você não conseguiu responder estas perguntas, sua atual estratégia de marketing está muito mais voltada para gerar visitantes (volume), do que gerar leads.
“The money is in the list”, um expressão muito comum no marketing digital que significa, em português, “o dinheiro está na lista”.
Se você não conhece esta expressão, vou esclarecer apenas uma coisa: a lista em questão, é a lista de e-mails. O grande diferencial do marketing online é a possibilidade de gerar leads e nutrir estes leads de informações (e nutrir o nosso banco de leads de informações sobre eles) até estarem qualificados o suficiente para se tornarem clientes. Porém, o primeiro passo para fazer isso é usar o seu site para gerar leads.
Antes de saber como gerar leads, vamos entender o que são leads.
A definição mais básica o possível de lead é: uma pessoa que tem algum interesse nos produtos ou serviços da sua empresa, um cliente em potencial.
Com certeza, independente do seu negócio, você precisa vender. Para vender você precisa gerar leads.
Isso pode ser feito no ponto de venda, com mala direta, com publicidade ou outras milhões de formas que já são bem conhecidas e muitas vezes esgotadas; ou isso pode ser feito de forma mais automática e escalável, através de landing pages bem desenvolvidas que atrairão seu público-alvo por meio de conteúdo e/ou mídia microssegmentada e extremamente assertiva.
Se interessado no produto ou serviço dessa página, esse público vai fazer uma ação, como assinar newsletter, fazer download de um e-Book, ver infográfico, assistir um vídeo ou deixar suas informações de alguma outra maneira, aí ele se torna um lead!
Mas as atenção! Nem sempre um usuário capturado se tornará um lead rentável.
Muitas vezes, ele quer somente a informação/conteúdo que você está fornecendo. Porém, fará parte da lista de possíveis clientes qualificados e, com o tempo e trabalho de marketing de conteúdo direcionado, poderá se tornar um consumidor da sua marca.
Mas, apesar do abuso que o e-mail marketing vem sofrendo ao passar os anos, criar uma lista de e-mail ainda é uma das formas de obter uma grande taxa de conversão no marketing online – ou seja, com maior poder de levar os seus destinatários a se tornarem, de fato, consumidores/clientes.
Ok, agora quer saber como gerar leads com Inbound Marketing?
O Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.
Ele é uma nova maneira de se relacionar com o público, que pode ser “traduzido” como Marketing de Atração.
Por meio de conteúdo relevante, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o consumidor para a marca, levando em conta os seus desejos e necessidades.
Como você atrai esse consumidor? Com conteúdo relevante (é aí que entra a geração de leads).
Oferecendo um conteúdo que interesse ao seu público-alvo, ele vai querer baixá-lo e, ao fazer isso, deixará suas informações, se tornando um lead. Através da criação de conteúdo relevante, você vai atrair o seu público, o que significa que ele chegará de forma muito mais natural e deixará seus contatos de bom grado.
Para atingir o público certo e gerar leads de qualidade, é preciso atentar para alguns detalhes. Confira 3 dicas que separamos para você aprender a gerar leads usando o Inbound Marketing.
3 formas de Gerar Leads de Qualidade através do Inbound Marketing
Gerar leads não é difícil quando se tem os meios necessários para fazer isso.
Com certeza o seu site tem páginas interessantes que falam diretamente sobre o seu produto e muitos dos contatos gerados pelo seu site passaram por estas páginas antes de cederem suas informações.
O que você precisa ter em mente é que é fundamental facilitar este processo: agregar mais valor e eliminar quaisquer empecilhos para realização deste contato.
Vai ser mais fácil gerar leads de forma eficaz e melhorar sua taxa de conversão em contatos aplicando estas 3 dicas que vamos compartilhar com vocês abaixo:
1ª dica para gerar leads:
Tire o menu de navegação da suas Landing Pages
Parece loucura, mas não é. Para gerar leads é fundamental manter o foco.
É normal que todas as páginas do seu site tenham o menu de navegação, que normalmente fica na parte superior. Mas, uma vez que um visitante chega a uma página estratégica do seu site (na qual você quer que ele desempenhe alguma ação, como o envio de contato), é seu trabalho mantê-lo lá.
Se ele encontrar links que direcionam para outras partes do seu site, isso distrairá o visitante e reduzirá a chance dele ser convertido na página.
Uma das melhores maneiras de aumentar a taxa de conversão da sua landing page é simplesmente remover a navegação principal da página. Quanto menor a quantidade de informações, mais focado o usuário estará em preencher o formulário e baixar o seu material.
2ª dica para gerar leads:
Use CTAs (calls-to-action) chamativos
CTAs são botões ou links que tendem a incentivar os visitantes a tomarem determinadas decisões, como realizar o download de um e-book, agendar uma consultoria gratuita ou participar de algo. É o que induz o visitante a se cadastrar para adquirir o conteúdo oferecido.
Por isso, é necessário que o botão de call-to-action seja atrativo e chamativo. Não existe uma cor ideal para um botão de CTA, mas a cor deve dar destaque, diferenciando ele do resto da página. Também é importante que ele esteja em um local visível e tenha um comando claro, como “baixar agora” ou “fazer download”.
3ª dica para gerar leads:
Faça formulários enxutos
Os formulários são encontrados nas landing pages para serem preenchidos pelos visitantes no ato da conclusão do call-to-action. É dessa forma que capturamos as informações dos leads.
Esses formulários não possuem tamanho padronizado, pois baseiam-se nas informações que a empresa deseja colher sobre o seu visitante, mas sabemos que formulários muito grandes acabam deixando o usuário com “preguiça”. Ao perceber que precisa fornecer muitas informações, alguns pensam duas vezes antes de baixar o material e acabam desistindo. Portanto, coloque no seu formulário apenas as informações que considera realmente essenciais.
Vamos colocar em prática e começar a gerar leads?
Agora você já sabe como o Inbound Marketing pode te ajudar a gerar leads, então chegou a hora de colocar essas dicas em prática. Confira nosso e-book completo com 15 dias de como transformar a sua empresa em uma máquina de geração de leads. Não perca!
1 Comment
Excelente matéria e muito enriquecedora, além de completa e informativa!