Primeiramente: o que é a automação de e-mails?
Automatizar e-mails é uma forma eficaz de fortalecer as relações, se usada corretamente. Ser capaz de fornecer conteúdo relevante a seus contatos gera mais tráfego para seu website, aumenta o engajamento e converte visitantes em compradores.
Com automação de e-mails você pode:
- manter contato com seus seguidores
- desenvolver um relacionamento mais forte através de engajamento
- manter seu negócio na memória do consumidor
- dinamizar seu funil de vendas
A automação de e-mail marketing é um serviço de relacionamento com clientes que toda empresa deve usar. Um dos usos mais comuns é quando uma pessoa aceita a chamada para ação contida em um e-mail marketing, como por exemplo clicar em um link para fazer o download de algum material disponível no seu site, solicitar orçamento, etc. Depois de ter feito a ação, a pessoa vai receber um e-mail de agradecimento, ou com instruções para uma próxima ação. Esse e-mail é enviado automaticamente através de uma configuração no sistema de envio e é uma ferramenta poderosa, pois quem a recebe sente uma humanização e gratidão por parte da empresa que o enviou, o que gera um relacionamento mais forte entre cliente e empresa.
Como eu posso automatizar meus e-mails?
Recentemente, lançamos um infográfico gratuito indicando os 5 passos para aprender a automatizar e-mails. Você viu?
Para automatizar e-mails de forma completa, com fluxos prioritários, listas dinâmicas e segmentação por clique, é preciso fazer uma série de ações diferentes das tradicionais e isso exige um conhecimento prévio no assunto. Confira 3 dicas de como começar a automatizar e-mails.
1.Planeje a sua campanha
Para criar uma campanha de automação de e-mail, você deve decidir quais são seus objetivos. Quais são suas metas? Você possui resultados mensuráveis? Quem são seus alvos?
Seus objetivos devem ser:
- Alimentar confiança em novos contatos, para direcioná-los através do seu funil de vendas
- Converter clientes de testes gratuitos em clientes pagantes
- Desenvolver conhecimento de marca através de conteúdo e educação
- Atrair tráfego para o seu blog
- Aumentar o engajamento em suas páginas em redes sociais
- Criar engajamento contínuo entre seus consumidores para desenvolver o hábito de comprar.
2.Conheça as necessidades de compra de seus consumidores
É importante entender o processo de vendas pela perspectiva de seu consumidor também. Note que muitas vezes os consumidores não sabem que precisam de algo oferecido pela sua empresa. É sua função fazer com que ele saiba e seja atraído para os estágios do seu funil de vendas.
3. Crie suas mensagens
Planeje e-mails sucessivos, com seus objetivos finais em mente. Envie cada e-mail construindo com base no anterior. Tenha em mente que você está cultivando seus clientes em etapas progressivas. Crie conteúdo escrito e visual. Escreva seu assunto de e-mail e o texto de seu e-mail baseado seus objetivos e no seu segmento.
Hora de começar a aplicar!
O verdadeiro poder de se automatizar e-mails está na capacidade de customizar mensagens baseadas no estágio que o prospect está na jornada de compra. Um clique na página de preço da empresa, por exemplo, é um sinal de que ele pode estar pronto para comprar.
Entendeu a importância da automação? Se você quer economizar tempo, fortalecer a relação com consumidores e aumentar a conversão do seu e-mail marketing, baixe agora mesmo o nosso infográfico gratuito com os 5 passos para aprender a automatizar e-mails.