O Villa Campus de Educação desejava captar clientes qualificados, apresentando o seu projeto pedagógico inovador no mercado soteropolitano. Confira a seguir como as ações da Intermídias possibilitaram o aumento do número de visitantes do Villa com esse perfil, utilizando ações de marketing digital.
Antes de começar, conheça alguns outros cases de sucesso da Intermídias que envolvem clientes do nicho de ensino e conheça as estratégias e resultados focados nos objetivos de marketing digital de cada um deles:
Conhecendo o Villa Campus de Educação
O Villa Campus de Educação é uma escola com projeto inovador no estado da Bahia. Com 20 mil m² de área construída e um projeto que ganhou o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra de Educação Realizada (2016), a instituição acolhe alunos do ensino infantil ao ensino médio com um projeto de desenvolvimento intelectual e humano.
O projeto pedagógico do Villa se diferencia de outras escolas particulares de Salvador. A instituição foca na formação integral dos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da cidadania. Por isso, o desenvolvimento de competências, a formação de valores e os aspectos socioemocionais são trabalhos cotidianamente.
Em parceria com a Field Work Education, o Villa Campus de Educação oferece também ensino bilíngue e dupla certificação, permitindo que os alunos possam ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Além disso, oferece múltiplas atividades extracurriculares e é pioneira na cidade na disciplina Pensamento Computacional, contando, inclusive, com um laboratório de programação e internet das coisas.
O que o Villa precisava?
Apresentando o seu projeto pedagógico inovador no mercado soteropolitano, o Villa Campus de Educação desejava captar mais clientes qualificados. Havia o interesse em buscar consumidores que tivessem bagagem cultural para compreender a dimensão de tudo o que o Villa oferece aos alunos, e desejassem investir no futuro de seus filhos através da educação.
Acontece que o Villa ainda precisava ter esse público definido com maior clareza, e não mantinha campanhas com o foco na conversão desses potenciais clientes. Com isso, o público desejado precisava ser encontrado e conquistado para que fossem até a escola conhecer o projeto pedagógico.
Se tratando de uma proposta educacional extensa, havia ainda o desafio: como se conectar com a audiência e apresentar os diferenciais da instituição nos diversos canais de mídia, gerando interesse na visita presencial?
Como o Villa conheceu a Intermídias?
O Villa Campus de Educação procurava um parceiro que trouxesse resultados efetivos para o seu negócio. Escolheu a Intermídias por encontrar no nosso Inbound Marketing focado em performance, e na nossa experiência em Marketing Educacional, a proposta que precisavam para transformar a geração de demanda em retorno financeiro.
Construímos para o Villa um projeto de Marketing Digital que cobriria as suas necessidades e traria para a campanha de geração de novos alunos mais acompanhamento, inteligência e resultados. Para isso, seria necessário definir as personas do negócio, criar campanhas segmentadas para a necessidade de cada uma delas, mapear os desafios e objetivos em cada estágio da jornada de compras e implementar um acompanhamento e otimização que maximizasse o número de leads interessados em agendar uma visita presencial.
O que estamos entregando?
Logo no início do trabalho mapeamos todo o processo da jornada do consumidor do Villa, desde o primeiro contato até que ele visitasse a instituição. A pesquisa dos interesses, gatilhos de decisão, hábitos, valores e perfil de consumo, definiu cada persona que estruturamos. Esses fatores mapeados serviram para elaborar o funil de vendas para então atingir, com eficácia, os potenciais clientes em cada etapa da jornada.
Conhecendo as dores e os comportamentos dos potenciais clientes, desenvolvemos uma estratégia de mídia que reforçou os valores e diferenciais do Villa e que foi direcionada ao cliente ideal.
As campanhas de captação de leads qualificados foram realizadas através de diversas mídias: Facebook Ads, Google Ads (Pesquisa, Youtube e Display), Native Ads, Geo targeting, retargeting dinâmico e-mail retargeting etc, foram super segmentadas para pessoas com hábitos, condições financeiras e comportamentos correspondentes às personas de cada segmento de ensino disponível na instituição. Com a estratégia multicanal, os anúncios foram distribuídos de forma que complementam uns aos outros, levando os usuários a um contato gradativo com os diferenciais do Villa, seu jeito de ensinar e a sua identidade, segmentados de acordo com as séries de interesse.
Além disso, fazemos as entregas periódicas do trabalho de Inbound, que inclui conteúdos relevantes no blog, e-mails e publicações em redes sociais que conjuntamente aumentam a captação de potenciais clientes ao Villa, e cujo o acompanhamento das métricas possibilitam melhorias que aumentam as taxas de conversão.
Com uma visão macro da jornada de compras, construímos uma estratégia de conteúdo que conectou cada e-mail, SMS, artigo, material rico e anúncio, para que os potenciais clientes recebessem os conteúdos relevantes, que ajudassem na avaliação e escolha da melhor escola para os seus filhos. Isso naturalmente constrói, no potencial cliente, uma relação de confiança com o Villa e o consequente aumento da percepção do valor e probabilidade de conversão.
Após iniciarmos a campanha de aquisição de clientes novos, passamos a acompanhar mês a mês com o cliente como as otimizações de campanhas e aumento de conversões estavam impactando no agendamento de visitas ao Villa.
Como resultado desse trabalho ao longo de 5 meses de atuação, obtivemos 1102 conversões, provenientes de campanhas de mídia online, e geramos 788 leads interessados em agendar uma visita e ir conhecer a instituição.
Como resultado desse trabalho, ao longo de 5 meses de atuação, obtivemos 1.102 conversões provenientes de campanhas de mídia online, e geramos 788 leads interessados em agendar uma visita e ir conhecer a instituição.
Depoimento do cliente
A comunicação com eles é sempre muito fácil e didática, e estão sempre disponíveis para nos ajudar, realizando treinamentos e trazendo novas ferramentas que identificam pertinentes ao planejamento do trabalho. É perceptível que a agência se importa também com o sucesso da gente e isso é essencial. Agradeço a todo o time da Intermídias!”, disse Carol Costa, Gerente de Comunicação e Marketing do Villa Campus de Educação.
Para 2019, o Villa Campus de Educação estabeleceu metas mais agressivas em comparação com os anos anteriores, e a Intermídias será responsável por 45% dos resultados desejados.
E-book grátis!
Explorar o marketing digital para escolas é um processo contínuo que exige dedicação e estratégias bem definidas. Temos um novo e-Book (2024!) que oferece um mergulho profundo nesse tema, trazendo mais dicas e táticas que podem ser aplicadas na sua instituição. Não perca a chance de conferir este material e obter insights para transformar a captação de alunos da sua escola.
Se você está em busca de apoio para implementar essas estratégias ou quer discutir soluções personalizadas para a sua instituição, a Intermídias está pronta para ajudar. Baixe o nosso eBook agora mesmo e descubra como nossa expertise pode fazer a diferença na captação de matrículas escolares!