O Villa Campus de Educação já fazia campanhas de marketing digital e já tinha um processo estruturado de vendas. Mas era preciso que os dois tivessem uma maior integração, para aumentar o resultado das campanhas digitais. Descubra como a Intermídias ajudou a otimizar essa situação, com a união do marketing e vendas!
Conhecendo o Villa Campus de Educação
Em uma área de 20.000m², o Villa Campus de Educação é um projeto pioneiro de educação básica no estado da Bahia. A infraestrutura da instituição, que reúne salas de aula, centro esportivo, áreas de lazer e lanchonetes, entre outros, ganhou o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra de Educação Realizada, em 2016.
Diferenciando-se de outras escolas particulares de Salvador, o projeto pedagógico do Villa tem foco na formação integral dos alunos. Formação de valores e desenvolvimento de competências socioemocionais são trabalhados com o objetivo de preparar os estudantes não apenas para a vida profissional, mas também para o exercício da cidadania.
O Villa Campus de Educação oferece atividades extracurriculares, laboratório de programação, ensino bilíngue e dupla certificação. A parceria com a Field Work Education possibilita que os alunos possam ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo.
Qual era o problema do cliente?
O Villa Campus de Educação já possuía uma estrutura de processo de vendas e já investia em marketing digital. Contudo, ao longo das últimas campanhas, encontraram dificuldades para integrar as duas áreas, fazendo com que a geração de leads e o monitoramento dos mesmos até que chegassem à equipe de vendas, fosse prejudicado.
Com tudo isso, era difícil que todos que estavam envolvidos no processo conseguissem visualizar a jornada de compra de forma completa, e olhassem para os resultados gerados de forma unificada.
Como a Intermídias poderia contribuir
Diante do problema identificado, a Intermídias propôs auxiliar o cliente na definição de diretrizes estratégias. Para isso, seria necessário definir personas, jornada de compra e fluxos de nutrição, tudo isso baseado em pesquisas.
Os leads deveriam ser segmentados para que ações mais direcionadas pudessem ser desenvolvidas. Juntamente com a equipe comercial e a diretoria do Villa Campus de Educação, a Intermídias definiria os critérios de qualificação de leads, indicando quando os contatos devem ser passados do marketing para o setor de vendas.
A partir daí, tendo em mente toda a jornada de compra, poderiam ser divididas responsabilidades entre a equipe de Marketing e Vendas, fazendo com que os leads fossem nutridos adequadamente e o seu ciclo de compra pudesse ser reduzido.
Para isso, com base em dados, a Intermídias implementaria ações com landing pages e a automação de marketing, com fluxos de nutrição de e-mail e SMS segmentados não só para os níveis de ensino, mas também para os estágios de decisão de compra dos potenciais clientes.
Com a definição estratégica de mensuração e acompanhamento de dados, também seria possível que os resultados do investimento de Marketing Digital fossem projetados ao longo da campanha.
O que foi desenvolvido para o Villa
Por ter vasta experiência com Marketing Educacional, compreendemos que, neste segmento há um processo de decisão que culmina em um ciclo de matrículas, e que era necessário trabalhar o convencimento dos potenciais clientes, munindo de informações relevantes para cada estágio de decisão e vencendo cada objeção.
Para que isso seja efetivo, é necessário que o potencial cliente tenha uma experiência com a instituição, e que haja um alinhamento entre as equipes que assegure a qualidade do atendimento – afinal, com a perda de um lead, pode ser que ele não possa mais ser recuperado durante aquele ciclo.
O Villa e a Intermídias trabalharam conjuntamente para o desenvolvimento da metodologia própria de mensurar os resultados, definindo os indicadores de performance em taxas para seu acompanhamento, e a forma de chegar a cada número, para manter um dado consistente.
Esse processo foi planejado desde a etapa do funil de vendas do Villa por inteiro, com a Intermídias participando deste processo e assumindo a parte da aquisição de potenciais clientes pelo meio digital. Mesmo com esta divisão on/off, tudo foi planejado e é mensurado de forma sinérgica, para que a Direção pudesse tanto acompanhar o resultado geral de suas campanhas, quanto também entrar em detalhes no desempenho do recorte digital versus offline.
Após cinco meses de trabalho, participamos da construção de uma base de leads centralizada onde podemos acompanhar todo o processo de um lead online até ele se tornar cliente, com fluxos de automação e nutrição adequadas para cada momento na sua jornada de compra. Também colaboramos em otimizações internas do Villa visando o funil como um todo para aumentar as taxas de conversão finais.
Com todo esse processo planejado, aumentamos o alcance e a quantidade de interessados no Villa e nos comunicamos com o potencial cliente de forma personalizada em cada estágio do funil de compra. Isso aumenta as chances de os interessados converterem no principal objetivo da Instituição: aumentar o seu número de clientes novos.
Acompanhamos juntos rotineiramente a evolução da quantidade de agendamento de visitas à instituição, maior objetivo da Intermídias na participação de aumento de ROI no negócio.
Semanalmente, nos reunimos com o Villa e apresentamos os resultados das ações para discutir possibilidades de melhorias através de um dashboard que desenvolvemos no qual as equipes de vendas e marketing podem acompanhar os progressos em conjunto.
Essa integração entre os setores, permite que todos possam visualizar a jornada de compra do consumidor de forma completa e trabalhar de forma coletiva na análise e definições de melhorias, aumentando as conversões e o ROI.
Atualmente, um trabalho de identificação dos principais pontos de gargalos continua sendo feito para que a Intermídias possa auxiliar o Villa Campus de Educação na resolução dos entraves. A instituição de ensino tem uma meta mais agressiva para 2019 e a Intermídias será responsável por 45% dos resultados que serão alcançados.
“Nossa parceria com a Intermídias foi essencial para desenvolvermos um projeto que, além de bem integrado com a comunicação do Villa, trouxe um aumento no número de visitas em nosso site e também um aumento de agendamentos de visitas aqui no Campus. Consequentemente, o aumento de visita, trouxe novos alunos ao Villa. A campanha está muito bem alinhada com o perfil dos nossos clientes, identificado pela pesquisa Big data que fizemos. A comunicação com eles é sempre muito fácil e didática, e estão sempre disponíveis para nos ajudar, realizando treinamentos e trazendo novas ferramentas que identificam pertinentes ao planejamento do trabalho. É perceptível que a agência se importa também com o sucesso da gente e isso é essencial. Agradeço a todo o time da Intermídias!”, disse Carol Costa, Gerente de Comunicação e Marketing do Villa Campus de Educação.
Seus esforços de marketing não geram impacto nas vendas? A Intermídias pode lhe ajudar a resolver esse problema: entre em contato conosco!