Desafio da Intermídias:
O site do Formula Residencial, foi criado especificamente para agregar os empreendimentos da Consil que carregam esta marca e posicioná-los de forma diferenciada no mercado imobiliário baiano. Assim como era necessário posicionar estes empreendimentos no mercado, se fazia também necessário posicioná-los em buscas para o seu público-alvo.
Solução
Uma vez que o site Formula Residencial não seguia muitos dos pré-requisitos estruturais necessários para obter um bom posicionamento em mecanismos de busca, por isso o objetivo primário era torná-lo um site SEO Friendly. A partir da elaboração de um Planejamento de SEO, a Intermídias (à época, Salve! Digital) propôs a melhoria técnica de cada uma das páginas do site, a fim de eliminar os atender aos princípios básicos de SEO e aperfeiçoá-lo para buscas long tail. Além disso, foram implementadas técnicas de Local Search SEO (otimização para buscas regionais, visando usuários localizados na Bahia) como solução para aumentar a relevância do site em relação aos seus concorrentes diretos.
Resultados
Nos três meses que sucederam a otimização do site Fórmula Residencial para mecanismos de buscas os resultados de SEO já começavam a aparecer. A quantidade de buscas nas quais o site era apresentado como resultado aumentou 37%, o CTR (click trought rate) dos resultados orgânicos, foi 13,63% e isso ocasionou um crescimento de 69,18% nas visitas provenientes de busca orgânica em relação aos meses anteriores. A qualidade do tráfego adquirido também foi igualmente surpreendente: os visitantes, vindos predominantemente do Google, tinham uma elevado tempo médio de permanência, 67% maior que as outras fontes de tráfego, e alta taxa de conversão, 5,87% - um reflexo direto do alto grau de pertinência das páginas otimizadas em relação às palavras-chave selecionadas.
Além de todos os benefícios diretamente resultantes do SEO, as melhorias realizadas no site aumentaram o índice de qualidade dos anúncios nas campanhas de Links Patrocinados do Formula Residencial, o que reduziu o seu CPC e otimizou o investimento realizado neste canal.
Ian Castro
É CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência de Inbound Marketing & Sales Engagement. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital, mas também tem vida; é Nômade Digital, Mergulhador Avançado, Novato no Kitesurf, Jogador Amador de Boliche e Escritor Aprendiz.