O Villa Campus de Educação desejava captar clientes qualificados, apresentando o seu projeto pedagógico inovador no mercado soteropolitano. Confira a seguir como as ações da Intermídias possibilitaram o aumento do número de visitantes do Villa com esse perfil, utilizando ações de marketing digital.
Conhecendo o Villa Campus de Educação
O Villa Campus de Educação é uma escola com projeto inovador no estado da Bahia. Com 20 mil m² de área construída e um projeto que ganhou o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria Obra de Educação Realizada (2016), a instituição acolhe alunos do ensino infantil ao ensino médio com um projeto de desenvolvimento intelectual e humano.
O projeto pedagógico do Villa se diferencia de outras escolas particulares de Salvador. A instituição foca na formação integral dos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da cidadania. Por isso, o desenvolvimento de competências, a formação de valores e os aspectos socioemocionais são trabalhos cotidianamente.
Em parceria com a Field Work Education, o Villa Campus de Educação oferece também ensino bilíngue e dupla certificação, permitindo que os alunos possam ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Além disso, oferece múltiplas atividades extracurriculares e é pioneira na cidade na disciplina Pensamento Computacional, contando, inclusive, com um laboratório de programação e internet das coisas.
O que o Villa precisava?
Apresentando o seu projeto pedagógico inovador no mercado soteropolitano, o Villa Campus de Educação desejava captar mais clientes qualificados. Havia o interesse em buscar consumidores que tivessem bagagem cultural para compreender a dimensão de tudo o que o Villa oferece aos alunos, e desejassem investir no futuro de seus filhos através da educação.
Acontece que o Villa ainda precisava ter esse público definido com maior clareza, e não mantinha campanhas com o foco na conversão desses potenciais clientes. Com isso, o público desejado precisava ser encontrado e conquistado para que fossem até a escola conhecer o projeto pedagógico.
Se tratando de uma proposta educacional extensa, havia ainda o desafio: como se conectar com a audiência e apresentar os diferenciais da instituição nos diversos canais de mídia, gerando interesse na visita presencial?
Como o Villa conheceu a Intermídias?
O Villa Campus de Educação procurava um parceiro que trouxesse resultados efetivos para o seu negócio. Escolheu a Intermídias por encontrar no nosso Inbound Marketing focado em performance, e na nossa experiência em Marketing Educacional, a proposta que precisavam para transformar a geração de demanda em retorno financeiro.
Construímos para o Villa um projeto de Marketing Digital que cobriria as suas necessidades e traria para a campanha de geração de novos alunos mais acompanhamento, inteligência e resultados. Para isso, seria necessário definir as personas do negócio, criar campanhas segmentadas para a necessidade de cada uma delas, mapear os desafios e objetivos em cada estágio da jornada de compras e implementar um acompanhamento e otimização que maximizasse o número de leads interessados em agendar uma visita presencial.
O que estamos entregando?
Logo no início do trabalho mapeamos todo o processo da jornada do consumidor do Villa, desde o primeiro contato até que ele visitasse a instituição. A pesquisa dos interesses, gatilhos de decisão, hábitos, valores e perfil de consumo, definiu cada persona que estruturamos. Esses fatores mapeados serviram para elaborar o funil de vendas para então atingir, com eficácia, os potenciais clientes em cada etapa da jornada.
Conhecendo as dores e os comportamentos dos potenciais clientes, desenvolvemos uma estratégia de mídia que reforçou os valores e diferenciais do Villa e que foi direcionada ao cliente ideal.
As campanhas de captação de leads qualificados foram realizadas através de diversas mídias: Facebook Ads, Google Ads (Pesquisa, Youtube e Display), Native Ads, Geo targeting, retargeting dinâmico e-mail retargeting etc, foram super segmentadas para pessoas com hábitos, condições financeiras e comportamentos correspondentes às personas de cada segmento de ensino disponível na instituição. Com a estratégia multicanal, os anúncios foram distribuídos de forma que complementam uns aos outros, levando os usuários a um contato gradativo com os diferenciais do Villa, seu jeito de ensinar e a sua identidade, segmentados de acordo com as séries de interesse.
Além disso, fazemos as entregas periódicas do trabalho de Inbound, que inclui conteúdos relevantes no blog, e-mails e publicações em redes sociais que conjuntamente aumentam a captação de potenciais clientes ao Villa, e cujo o acompanhamento das métricas possibilitam melhorias que aumentam as taxas de conversão.
Com uma visão macro da jornada de compras, construímos uma estratégia de conteúdo que conectou cada e-mail, SMS, artigo, material rico e anúncio, para que os potenciais clientes recebessem os conteúdos relevantes, que ajudassem na avaliação e escolha da melhor escola para os seus filhos. Isso naturalmente constrói, no potencial cliente, uma relação de confiança com o Villa e o consequente aumento da percepção do valor e probabilidade de conversão.
Após iniciarmos a campanha de aquisição de clientes novos, passamos a acompanhar mês a mês com o cliente como as otimizações de campanhas e aumento de conversões estavam impactando no agendamento de visitas ao Villa. Como resultado desse trabalho, ao longo de 5 meses de atuação, obtivemos 1.102 conversões provenientes de campanhas de mídia online, e geramos 788 leads interessados em agendar uma visita e ir conhecer a instituição.
“Nossa parceria com a Intermídias foi essencial para desenvolvermos um projeto que, além de bem integrado com a comunicação do Villa, trouxe um aumento no número de visitas em nosso site e também um aumento de agendamentos de visitas aqui no Campus. Consequentemente, o aumento de visita, trouxe novos alunos ao Villa. A campanha está muito bem alinhada com o perfil dos nossos clientes, identificado pela pesquisa Big data que fizemos. A comunicação com eles é sempre muito fácil e didática, e estão sempre disponíveis para nos ajudar, realizando treinamentos e trazendo novas ferramentas que identificam pertinentes ao planejamento do trabalho. É perceptível que a agência se importa também com o sucesso da gente e isso é essencial. Agradeço a todo o time da Intermídias!”, disse Carol Costa, Gerente de Comunicação e Marketing do Villa Campus de Educação.
Para 2019, o Villa Campus de Educação estabeleceu metas mais agressivas em comparação com os anos anteriores, e a Intermídias será responsável por 45% dos resultados desejados.
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