Iniciamos o segundo trimestre do ano de 2020 com um cenário totalmente modificado pela pandemia do novo coronavírus. Durante esse período, tivemos o desafio de implementar as campanhas online de divulgação para os novos lançamentos premium da Azinunes: o Mamont Lounge Itacimirim e o Bioflora Residence Itacimirim, empreendimentos de alto padrão, localizados no Litoral Norte da Bahia, uma região paradisíaca.
Esse contexto desafiador impactou o setor imobiliário, afetando diretamente as buscas por empreendimentos e imóveis, de uma maneira geral, além de mudar o foco no atendimento aos potenciais clientes, que antes era 100% presencial – através de visitas ao local das obras, escritório etc. – e que precisou passar por uma rápida transformação para o digital.
Veja a seguir como a Intermídias ajudou a Azinunes Construções e Incorporações Ltda. a estruturar seu atendimento digital, superar a crise e ter um resultado positivo em vendas, conseguindo vender todas as unidades do Mamont Lounge Itacimirim e do Bioflora Residence Itacimirim, em apenas 6 meses!
Quem é a Azinunes?
A Azinunes é uma empresa baiana, com mais de 10 anos atuando no mercado da construção civil, sempre focada na qualidade e no compromisso com seus investidores.
A empresa atua com destaque no mercado imobiliário pela construção de edifícios comerciais e residenciais no Estado da Bahia. Seus principais empreendimentos são villages de luxo nas praias do Litoral Norte baiano, mais especificamente na região de Itacimirim, há 30 minutos de Salvador.
A busca contínua pelo aperfeiçoamento na qualidade das obras, a fidelidade nos prazos de entrega e a satisfação de seus clientes são as metas e objetivos do Grupo Azinunes.
Qual era o desafio do cliente?
Com a mudança no cenário do ramo imobiliário causada pela pandemia, tivemos que realizar novos estudos para os lançamentos dos empreendimentos, para a praça a qual eles se aplicavam.
Pudemos ver que as buscas por imóveis decaíram. Grande parte dos usuários optaram por não realizar investimentos nesse período, por não saberem quando tudo voltaria ao normal. E esse foi um dos grandes desafios: conseguir vender um empreendimento de alto padrão.
Por se tratar de uma compra de alto valor aquisitivo, a visita ao local era o ponto decisivo para que as vendas fossem realizadas. O público demandava um contato presencial com os empreendimentos, para ter a certeza que aquele era o imóvel ideal para seu investimento.
Além disso, a comunicação utilizada para os lançamentos anteriores não se adequava mais ao chamado “novo normal”. Precisávamos pensar estrategicamente em uma abordagem que conversasse com essa nova persona. Foram realizados inúmeros testes, com linguagens e elementos diferentes para cada grupo de anúncios, a fim de chegarmos a uma campanha ideal: a que convertesse!
O que fizemos?
Para que conseguíssemos ter um resultado positivo, realizamos uma reestruturação de processos, que foram desde a forma de atendimento ao planejamento de mídia online. Isso foi necessário para evitar gastos desnecessários e para que o investimento da mídia fosse o mais assertivo possível.
Assim, iniciamos o planejamento da campanha tomando como base os seguintes fatores: a necessidade urgente do atendimento on-line; as campanhas mais assertivas e de baixo custo; as mudanças no comportamento do consumidor.
Após levar em consideração esses pontos, pudemos traçar as características necessárias para que as campanhas fossem eficazes e encontrassem o seu público certo. A partir daí, desenvolvemos diversas ações, dentre elas, campanhas com agrupamentos por interesse e região, onde focamos nas regiões que mais convertem e consomem bens de luxo.
Outro ponto importante foi o relacionamento com a base de leads. Ao iniciar a divulgação dos novos empreendimentos, realizamos uma filtragem e tratamento dos leads da base, para verificar se havia perfis interessados nos lançamento da Azinunes.
A partir disso, realizamos uma ação de vendas em que, no período de 1 mês, fizemos a reativação dos contatos, através do WhatsApp e E-mail, e os direcionamos para o atendimento final, o que gerou uma grande demanda nos novos empreendimentos, sem a necessidade de um novo investimento em geração de leads.
Após as campanhas entrarem em veiculação, iniciamos os acompanhamentos diários dos indicadores, realizando otimizações que pudessem trazer uma melhoria mais evidente.
Em dois meses de campanha, conseguimos reduzir o CPC (custo por clique) em 10%, assim como fazer o aumento progressivo da quantidade de leads mensais. Mantivemos o mesmo valor de mídia diário e realizamos pequenas alterações nas campanhas. Essas alterações, alternadas entre os criativos e as configurações de campanha, nos ajudaram a entender quais foram os pontos de otimização que trouxeram mais resultados.
Logo, os resultados estavam sendo percebidos também pelo cliente, a nível de novas oportunidades geradas. Durante os primeiros 4 meses, tivemos um fluxo de vendas de quase 60% do total de unidades iniciais. Após 6 meses do início das campanhas de lançamento, tivemos todas as unidades do Mamont Lounge Itacimirim vendidas, ainda na planta! E, no primeiro mês de 2021 – somente após 2 meses do seu lançamento oficial – estamos nos aproximando da venda de todas as unidades do Bioflora Residence Itacimirim.
Quer ter mais resultado em vendas para o seu negócio também? Entre em contato agora mesmo!