Saiba como, com uma estratégia minuciosa de marketing a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) obteve um impressionante aumento de ROI em marketing digital, alcançando 2.070% em apenas quatro meses de Inbound Marketing.
Com 65 anos de tradição, a Bahiana forma profissionais qualificados na área de saúde, sempre baseados em princípios éticos e humanísticos, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do estado.
Reconhecida tanto nacional quanto internacionalmente pela excelência em ensino, a instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação em Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Educação Física. Além disso, destaca-se pela pesquisa inovadora e pelo atendimento de qualidade à população.
Este case de sucesso em marketing digital reforça a posição da Bahiana como líder no setor educacional e na formação de profissionais de saúde, evidenciando o impacto positivo de estratégias bem-executadas de Inbound Marketing.
Índice
Atenção e otimização do ROI!
As métricas de Marketing Digital são como uma cebola: elas devem ser “descascadas”, desde as mais gerais (e estratégicas) até as mais detalhadas (mais operacionais), e observadas em suas especificidades para obter um um ROI de marketing digital.
Para que os relatórios de Web Analytics possam identificar o progressos das ações e propor mudanças estratégicas ou operacionais é preciso saber analisar as métricas sempre relacionando-as com os esforços de Marketing e Vendas.
A análise de dados torna-se ainda mais importante quando cada nível gerencial da empresa precisa dessas informações para desempenhar o melhor papel possível e atingir os resultados esperados. Se para a chefia os dados do negócio são mais relevantes, já que apontam para quais direções tomar, os dados operacionais são fundamentais para que a equipe de marketing possa acompanhar, analisar e melhorar ações de comunicação.
Depois de ler essa case completo da Escola Baiana, leia nosso artigo completo que explica um pouco melhor sobre o ROI e o que você realmente precisa prestar atenção para analisar e otimizar o Marketing Digital da sua empresa. Ali apresentamos detalhadamente três níveis de análises para que seja possível medir de forma correta o ROI de Marketing Digital e, a partir dele, propor tanto estratégias quanto ações operacionais para cada mensuração realizada.
O desafio da Bahiana
A Bahiana é amplamente reconhecida pela sua história e qualidade de formação de médicos. No entanto, os demais cursos da instituição tinham pouca procura por serem pouco conhecidos pelo público, ofuscados pela popularidade de Medicina – um dos melhores do país.
A situação se agravava nos vestibulares do meio do ano, pois os inscritos no segundo Processo Seletivo Formativo (Prosef) geralmente já haviam participado da edição anterior e passado por uma experiência negativa de reprovação.
Desde 2013, a Bahiana já contava com a Intermídias como parceira para fazer campanhas online a cada abertura do Prosef. Contudo, o Núcleo de Comunicação e Marketing da instituição sentia falta da construção contínua de uma presença online com foco em captação de novos alunos e relacionamento com esse público (o relacionamento com alunos já existia).
Ao partilhar seus principais desafios com a Intermídias, a parceira da RD Station e o marketing da Bahiana iniciaram um grande processo de estudo para montar a estratégia de Inbound Marketing mais eficaz e sua operacionalização. O objetivo era claro: alcançar um aumento de ROI em marketing digital que pudesse justificar os esforços e investimentos. Confiando no trabalho desenvolvido pela agência, no estudo das linhas de atuação possíveis e nas projeções de ROI, a estratégia foi aprovada e teve início quatro meses antes da realização do Prosef.
Essa confiança na estratégia visava não apenas resolver os problemas de captação, mas também garantir um aumento de ROI em marketing digital de forma consistente.
A solução proposta
Ao fazer o diagnóstico da instituição, a Intermídias identificou um cenário favorável para a implantação do Inbound Marketing: a Bahiana possui uma marca forte no mercado, que passa confiança e credibilidade para o público, e o histórico de investimentos em mídia era positivo. Mas, ainda assim, faltava à instituição um relacionamento anterior com os leads para melhor capitalizar todo o investimento em comunicação (on e offline) ao longo de todo o ano. Com o diagnóstico feito, a expectativa de retorno com as ações de Inbound mostrou-se positiva para a instituição e, a partir daí, foi construído um plano de Inbound Marketing. Ao fim da campanha, a projeção de ROI havia sido superada.
Ações implementadas
Ao longo dos quatro meses de campanha, foram criados sete blogs – um para cada curso (Medicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física) – que foram alimentados com 58 artigos originais e focados nas principais dúvidas das personas mapeadas.
Cada curso também ganhou duas landing pages durante esse período. Em uma delas, o visitante poderia baixar as provas dos Prosefs anteriores, o que auxiliaria nos estudos para um vestibular tão concorrido.
Na outra landing page, o visitante encontraria as informações do Processo Seletivo Formativo reunidas em um só lugar. Com o formato pensado para essa finalidade, o interesse do lead era acompanhado de acordo com os links em que ele clicava: nas informações sobre o curso de interesse, a explicação de como participar do Prosef e o link para download das provas. Esse acompanhamento permitiu segmentar essa base e entender o quão próximo o lead estava da realização da inscrição.
O interesse por esses materiais foi tamanho que as campanhas de e-mail que divulgavam o lançamento do download de provas tiveram uma taxa de 68,75% de abertura e 43,75% de cliques.
Durante toda a campanha, os conteúdos foram pensados para a melhoria de SEO dos blogs. Para acelerar os resultados a serem obtidos através do Inbound Marketing, a Intermídias também incluiu, no planejamento, o investimento em mídia online – com campanhas no Google Adwords e Facebook Ads, principalmente – e a reativação de leads antigos que não haviam sido aprovados na Bahiana.
Os conteúdos também eram distribuídos através da Fanpage da instituição, e os fãs receberam bem, tanto a estratégia, quanto os conteúdos em si.
Ao longo do processo, os leads gerados entraram em fluxos de nutrição, que os ajudaram a escolher a graduação que iriam cursar, tirando dúvidas, tanto a respeito da profissão quanto sobre a Bahiana. O acompanhamento desses leads possibilitou uma melhor experiência de atendimento, com abordagem muito mais personalizada, além de permitir maior conhecimento dos processos de decisão dos inscritos.
Resultados
Através do Inbound Marketing e do acompanhamento dos leads, foi possível captar e amadurecer os leads até que chegassem até a decisão de inscrição no Prosef. Além disso, tivemos um ROI positivo e a redução no custo de aquisição de clientes.
Com o RD Station, a Baiana esperava aumentar em 16% o número de inscritos no Prosef 2016.2. Ao fim dos 4 meses de campanha, superamos em 75% a meta de aumentar os inscritos e o custo de aquisição de clientes foi 52,93% menor que do que o esperado.
Com esses resultados, alcançamos com os leads inscritos (e aprovados no processo seletivo) um ROI de 2070%.
Após a experiência, a instituição compreendeu que é necessário que haja uma atuação online contínua e que uma campanha que envolva criação e distribuição de conteúdo para a nutrição dos seus leads, além do investimento em mídia, traz resultados bastante positivos.
Assim, a Bahiana passou a investir em Inbound Marketing com a Intermídias de forma continuada, para que esses resultados não sejam colhidos apenas a cada Prosef, mas que sejam criados meios de fortalecimento permanente da relação entre instituição e potenciais clientes.
Superando Desafios de ROI com Inbound Marketing
Empresários frequentemente enfrentam desafios como a falta de visibilidade, altos custos de aquisição de clientes e dificuldade em nutrir leads de forma eficaz. O caso da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que alcançou um aumento de ROI em marketing digital de 2.070% em apenas quatro meses, ilustra como o Inbound Marketing pode ser a solução ideal para essas dores.
Com a ajuda da Intermídias, a Bahiana conseguiu não só aumentar significativamente suas inscrições, mas também reduzir os custos operacionais. Estratégias bem planejadas e personalizadas, como a criação de conteúdo relevante e campanhas segmentadas, mo17straram-se essenciais para converter leads qualificados e melhorar o retorno sobre investimento. Para empresários que desejam otimizar suas estratégias de marketing digital, a Intermídias pode proporcionar a expertise necessária para alcançar resultados superiores e sustentáveis.
Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba hoje mesmo quais estratégias podem ser personalizadas e adequadas pra seu negócio!
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Parabéns ótimo conteúdo e conquista.