URL Builder para Google Analytics

Com URLs tagueadas você pode analisar o tráfego provenienente de todas as suas campanhas no Google Analytics!

Quem usa o Google Analytics para medir e analisar e tráfego do seu site sabe que qualquer fonte de tráfego que não seja direto (ou seja, através da digitação da URL do seu site na barra de endereços do navegador) é denominado tráfego de referência. Porém, quando você utilizar vários meios de comunicação (online) para divulgar o seu site, o controle da efetividade de cada um destes meios pode se tornar um pouco confusa, uma vez que todos ele serão classificados como tráfego de referência.




Uma forma de poder identificar este tráfego, analisá-lo e tomar decisões mais inteligentes (e embasadas) do que fazer com ele, é através da inserção de parâmetros que serão apresentados nos relatórios do Google Analytics. Isso é popularmente chamado de taguear uma URL e é particularmente útil quando você divulga URLs do seu site diversificada e simultâneamente em mídias diferentes – como campanhas de links patrocinados, e-mail marketing, banner, publieditoral, mídias sociais, entre outros.

[symple_button url=”#como-taguear-urls” color=”blue” size=”large” border_radius=”3px” target=”self” rel=”” icon_left=”” icon_right=””]Clique aqui e utilize nossa ferramenta gratuita[/symple_button]

Quer saber mais sobre taguear URLs?

  1. Porque taguear uma URL

  2. Como taguear uma URL

  3. Como taggear várias URLs ao mesmo tempo




Porque taguear URLs?

Com o recurso de tagueamento de URLs, é possível marcar todas as URLs do seu site que são veiculadas em campanhas de comunicação online e, desta forma, reunir muito mais informações acerca do tráfego captado. Estas informações podem conduzir a vários tipos de conclusões estratégicas que podem otimizar seus esforços e investimentos na divulgação do seu site. Quer um exemplo? Se você contratou a veiculação de um banner em dois espaços diferentes de um Portal, basta você taguear diferentemente o link de cada um dos banners para poder visualizar qual destes espaços tem maior conversão de visitantes para o seu site. O mesmo pode acontecer com o disparo de um e-mail marketing: tagueando todos os links para seu site que este e-mail contém você poderá saber exatamente quantos acessos ao seu site foram gerados a partir do disparo contratado – além de outras informações muito úteis, como qual destes links foi o mais clicado. Veja como você verá isso no Google Analytics em Fontes de Tráfego > Origens > Todo o Tráfego:

URL Builder para Google Analytics ()

Como taguear uma URL?

Você pode utilizar a nossa ferramenta para criar URLs com os parâmetros de identificação necessários para o Google Analytics. É fácil! Basta preencher o formulário abaixo com as informações necessárias e clicar no botão “Gerar URL” para obter o endereço que deverá ser utilizado na divulgação do seu site.



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Passo 1: Digite a URL do seu site ou landing page.

Website URL: *
(exemplo: http://www.intermidias.com.br/url-builder-google-analytics/)

Passo 2: Preencha os campos abaixo. Origem da campanhaMeio da campanha e Nome da campanha devem ser sempre utilizados.

Origem da campanha*:
(referência: google, citysearch, newsletter)
Mídia da campanha*:
(mídia: cpc, banner, email)
Termo da campanha:
(identificar as palavras-chave pagas)
Conteúdo da campanha:
(utilizar para diferenciar anúncios)
Nome da Campanha*:
(produto, código de promoção ou slogan)

Passo 3


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URL Builder para Google Analytics ()




Basicamente, existem cinco parâmetros que podem ser utilizados. O Google recomenda que sejam utilizados, pelo menos, três parâmetros para controlar o seu tráfego de referência: utm_source, utm_medium e utm_campaign. Há também mais dois parâmetros (opcionais) para segmentar ainda mais as informações no Google Analytics: utm_term e utm_content. Confira na tabela abaixo a descrição detalhada de cada um destes parâmetros:

Origem da campanha (utm_source)

Obrigatório. O utm_source identifica um mecanismo de busca, um nome de newsletter ou outra origem.
Exemplo: utm_source=google

Mídia da campanha (utm_medium)

Obrigatório. O utm_medium identifica uma mídia, como e-mail ou custo por clique.
Exemplo: utm_medium=cpc

Termo da campanha (utm_term)

Geralmente utilizado para pesquisas pagas. O utm_term indica as palavras-chave de um anúncio.
Exemplo: utm_term=url+builder

Conteúdo da campanha (utm_content)

Geralmente utilizado para testes A/B e anúncios segmentados por conteúdo. O utm_content pode diferenciar anúncios ou hiperligações que apontem para o mesmo URL.
Exemplos: utm_content=com-texto-explicativo ou utm_content=sem-texto-explicativo

Nome da campanha (utm_campaign)

Obrigatório. Utilizado para análise de palavras-chave. O utm_campaign identifica uma campanha estratégica ou uma promoção de produtos específica.
Exemplo: utm_campaign=campanha-de-branding

Exemplos de URL tagueadas:

  • http://www.intermidias.com.br/?utm_campaign=Lancamento-iPhone-5&utm_medium=CPC&utm_source=Google
  • http://www.intermidias.com.br/?utm_campaign=SEO&utm_medium=MailChimp&utm_source=E-Mail
  • http://www.intermidias.com.br/?utm_campaign=Captacao-de-artigos&utm_medium=Banner&utm_source=Site-de-Tecnologia&utm_content=Banner-01

Como taguear várias URLs ao mesmo tempo




Se sua estratégia de comunicação online utiliza muitos meios ou landing pages diversas, esse processo de marcação de links será muito cansativo se feito manual e individualmente. É por isso que criamos também uma Planilha no Google Drive que permite realizar esse processo de tagueamento com várias URLs ao mesmo tempo – inclusive mudando livremente cada parâmetro, conforme a sua necessidade. Para acessar nossa planilha “URL Builder para Google Analytics”, basta estar logado na sua conta Google / Google Apps:

Acesse agora nossa Planilha no Google Drive!

Você pode baixar a planilha para o seu computador ou copiá-la para o seu Google Drive.

  1. Baixar para computador: Clique em Arquivo > Fazer Download Como e selecione o formato desejado.
  2. Usar no Google Drive: Clique em Arquivo > Fazer uma cópia.

É isso! Uma das grandes vantagens de investir em campanhas comunicação online é a possibilidade de mensurar e otimizar dos seus resultados em tempo real. A partir do tagueamento de URLs você pode fazer esta avaliação diretamente pelo Google Analytics, de uma forma fácil, e então poderá analisar o seu tráfego e tomar decisões contextualizadas e inteligentes para otimizar seus investimentos ou seu site.

 

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