Como o Google Adwords pode ajudar no webwriting através da identificação de palavras-chave relevantes para o público-alvo do webwriter.
Webwriting: pesquisa de palavras-chave #2
10 de Março de 2011
SEO On Page e SEO Off Page
29 de agosto de 2012

Você sabe o que é SEO? Apesar da otimização de sites ser uma prática bastante conhecida, o seu nível de compreensão ainda é bastante superficial. É por isso que no primeiro episódio do Salve, Vlog! eu levanto esta bandeira e falo um pouco sobre o que é SEO e porque você deve se preocupar com isso.

Ei, vem cá… o que é SEO?

Ainda que de maneira precária e meio dúbia, é de conhecimento geral que otimizar um site para mecanismos de buscas é posicioná-lo nas SERPs (Search Engine Results Page) de palavras-chaves consideradas estratégicas para um determinado negócio/público-alvo. O complemento desta definição, que não é tão conhecida assim, é que o SEO é uma atividade multidisciplinar agregando diferentes áreas de conhecimento (como programação, design e usabilidade) em função não apenas da melhoria no posicionamento de um site em mecanismos de buscas, mas no cumprimento da sua função estratégica enquanto ferramenta de comunicação – e, finalmente, uma ferramenta de geração de negócios.


Descubra como a Otimização para Mecanismos de Buscas pode potencializar o seu site para que ele alcance metas que tenham um impacto real no seu negócio!


Por que otimizar um site?

Particularmente, costumo dizer que SEO transforma uma despesa, realizada ao criar um site, em um investimento – a partir da sua potencialização a fim de gerar de algum tipo de retorno “palpável”. Um trabalho completo de SEO – um trabalho de otimização de sites, literalmente – busca melhorar os aspectos técnicos de um site (estrutura do HTML, metainformações, densidade de palavras chave, velocidade de carregamento, quantidade de links, entre outros tantos fatores de rankeamento), sempre mantendo a preocupação com a usabilidade do site – e como ela está contribuindo com a conversão dos visitantes em prospects. Ou seja, há uma análise minuciosa sobre a precisão dos comandos (call-to-action) contidos na home page e em cada uma das páginas internas, a condução do usuário a realizar determinadas ações pela organização dos elementos que compõem as páginas, as distrações que o layout pode ocasionar e suas consequências nas possíveis ações do visitante , a clareza e velocidade que a arquitetura de informação oferece ao usuário que busca determinadas informações entre outros estudos. Estas são as verdadeiras preocupações de um bom trabalho de SEO.

Mas agora que já sabe o que é SEO você deve estar se perguntando como exatamente funciona essas técnicas e métodos de SEO. Bem, o SEO é dividido pela forma como suas técnicas são aplicadas. Sendo assim, temos: SEO On-page e SEO Off-page. Os nomes já são bem sugestivos, mas vamos a uma explicação mais detalhada.

O que é SEO On-page?

Como o próprio nome já sugere, as técnicas de SEO On-page são todas aquelas realizadas dentro do seu site para melhorar seu posicionamento nas SERPS. Principais fatores On-page:O que é SEO? Otimização de sites? (Otimização de Sites (SEO) )

  • Títulos de páginas
  • Meta Tags
  • Heading tags (h1, h2, h3, h4, h5 e h6)
  • Atributo alt e title em imagens
  • Links Internos
  • Densidade de palavra-chave
  • Domínio
  • Url
  • Conteúdo

O que é SEO Off-page ?

Bem, as técnicas de SEO Off-page são todas aquelas realizadas fora do site para melhorar seu posicionamento. Principais fatores Off-page:O que é SEO? Otimização de sites? (Otimização de Sites (SEO) )

  • Link Externos
  • Texto âncora dos links externos
  • Idade de um domínio

E por fim, porém não menos importante, você deve estar se perguntando:

Por que investir em SEO?

Uma breve descrição dos benefícios da Otimização, e porque você deve investir:

O que é SEO? Otimização de sites? (Otimização de Sites (SEO) )

  • Aumento gradativo em visitas no seu site, podendo alcançar uma porcentagem inimaginável;
  • Um investimento de médio/longo prazo que acaba sendo mais econômico que outros serviços;
  • Melhora no posicionamento dos resultados naturais (orgânicos) dos sites de busca, que possuem hoje a preferência de cliques dos internautas.
  • Tráfego segmento e assertivo;
  • Possui alto índice de conversão, já que o os visitantes estão realmente procurando por aquilo;

E você, anda pensando em todos os aspectos do SEO para o seu site ou está esquecendo de alguma coisa?


Descubra como a Otimização para Mecanismos de Buscas pode potencializar o seu site para que ele alcance metas que tenham um impacto real no seu negócio!


O que é SEO? Otimização de sites? (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

3 Comentários

  1. Edvandiscleisson da Silva disse:

    Muito bom Ian. Estava com uma dúvidas sobre SEO, principalmente dessa parte de Por que investir em SEO? Bem completo o post, parabéns!

  2. Ian Castro disse:

    Obrigado Edvandiscleisson! Nós preparamos este post sobre O que é SEO justamente. Eu ainda teria uma adição para fazer no tópico Porque investir em SEO: ao realizar uma busca, aprox. 65% das pessoas clicam apenas em resultados orgânicos (frutos do trabalho de SEO) e elas tendem a atribuir uma valoração à este ranking nas buscas – ou seja, se um site aparece em primeiro lugar, é o melhor. Quando se faz SEO pensando em Branding, esta é uma razão tão válida quanto qualquer outra para investir em SEO.

  3. […] do seu negócio; é fundamental considerar aspectos como atendimento, suporte, gestão de estoque, SEO para e-Commerce, entre outros cuidados necessários – que devem ser parte do business plan (ou, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *