Marketing Digital: Blog Intermídias

O que é Home page e Landing page?

Ian Castro 18 de outubro de 2010 Otimização de Sites (SEO) 9 Comentários

Resolvi escrever sobre “O que é home page?” porque o processo de criação de um site sempre exigiu uma atenção especial com essa página, a sua “página inicial” – afinal, é através da home page que se “vende” o site para o cliente (leigo). Porém, quando é constatada a utilização em massa dos mecanismos de busca e o fenômeno do compartilhamento de conteúdo através de mídias sociais, não há mais sentido em se preocupar tanto com a home page e suas questões estéticas (grande preocupação da maioria dos Diretores de Arte / Webdesigners); ou melhor, não há sentido em pensar em uma única home page, mas sim em landing pages, as verdadeiras páginas iniciais de um site. Porém, antes de falar delas vamos entender o que é home page e landing pages?



O que é Home page ?

Home page é a página incial de um site, ou seja, é página de entrada quando o usuário digita o endereço eletrônico de um site. Em alguns casos ela ainda é a responsável por criar aquela “primeira impressão” para o usuário. Além disso, quando o usuário não entra em seu website pela página inicial, ele sempre acaba passando por lá depois para buscar mais informações sobre seu site. Está página precisa ser muito bem planejada, pois – em alguns casos – cabe a ela encantar o usuário e atraí-lo a navegar pelas páginas internas do seu site. Veja a nossa home page.

O que é landing page ?

Conhecida também como “página de aterrissagem” ou “página de destino“, a landing page é uma página estrategicamente criada para uma campanha ou projeto e tem como objetivo atender ao máximo as expectativas de quem a visita . Ela se diferencia de uma página comum por trazer um conteúdo diferenciado e completo, porém, voltado para um objetivo único. Campanhas de links patrocinados, quando bem executadas, apontam para uma landing page. Isso porque, o conteúdo contido nessas páginas são totalmente estudados e planejados para seduzir, persuadir e informar o público-alvo.

Explicado o que cada uma dessas páginas significam, resta saber: qual a função e importância de uma home page e de uma landing page?

A Home page é importante

O que é Home page e Landing page? seo otimizacao de sites  SEO search engine optimization otimização o que é home page mecanismos de busca landing pages homepage home page Explicamos acima o que é home page e que ela é definida como a página principal, página inicial ou página de entrada de um site, que geralmente compreende uma apresentação do site e de todo seu conteúdo. Porém, é preciso questionar se é através destas páginas que o usuário realmente inicia a sua navegação. Como o Michel Fonseca sintetizou em um tweet, a home page é sala de estar; você só chega lá depois de ver a fachada e atravessar a porta.”

Recentemente, uma pesquisa (internacional) realizada pela CNN com 2.300 consumidores revelou que 43% das notícias são divulgadas/compartilhadas em mídias sociais, 30% por e-mail, 15% via SMS e 12% através de instant messengers. Neste caso (e em muitos outros), a home page não é, na perspectiva do usuário, a “página inicial” do site – tampouco é a sua página de entrada. Assim, cada notícia se torna uma landing page: é por ela que o usuário inicia a sua navegação – e também pode terminá-la.

É preciso perceber que o valor da home page enquanto “índice” ou “capa” de um site não está sendo questionado – pois ele é, de fato, irrevogável. Para que uma homepage seja eficiente, devem-se concentrar esforços no planejamento da arquitetura de informação e estudos de usabilidade, a fim de que a navegação do usuário seja fluida o suficiente para que ele encontre o que buscava facilmente. A crítica aqui está na supervalorização da home page em detrimento das landing pages, páginas que se tornam ainda mais importantes na medida em que é nelas onde se encontra o conteúdo – o que o usuário, de fato, busca.

As Landing Pages são ainda mais importantes

Na perspectiva do usuário, as páginas de entrada no seu site são as landing pages. A landing page, segundo Martha Gabriel, “é a página que aparece para uma pessoa quando ela clica em um anuncio ou link de um resultado de busca (orgânica ou links patrocinados)” – definição retirada do livro “SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca”. É válido observar que não estamos falando de páginas feitas para campanhas de links patrocinados ou e-mail marketing, mas das deep pages, as páginas intermediárias e profundas do site que funcionam como landing pages dos resultados de buscas.

O que é Home page e Landing page? seo otimizacao de sites  SEO search engine optimization otimização o que é home page mecanismos de busca landing pages homepage home page

Para ilustrar a questão, seguem alguns dados deste blog: a página inicial foi acessada por apenas 16,92% dos visitantes do blog no ultimo mês – ressaltando que quase ¼ deles acessaram a home page a partir de outra página do blog, então não começaram a sua navegação através dela; neste período, 46,26% do tráfego foi proveniente de mecanismos de busca, 28,99% via mídias sociais (e referências em outros blogs/sites) e outros 5,61% de outras fontes variadas (como e-mail, por exemplo) – totalizando assim 80,86% de tráfego direcionado para interesses bastante específicos, típico efeito da cauda longa. Apenas os posts Monitoramento de Mídias Sociais: 5 passos para começar, 31 ferramentas para visualizar dados de Mídias Sociais, Planners ou charlatões? Estratégias, objetivos e métricas e 53 ferramentas para fazer buscas no Twitter tiveram, somados, mais visualizações que a página inicial do blog (com um tempo de permanência do visitante muito maior, é válido observar). Então, na perspectiva do usuário, qual(is) é(são) a(s) página(s) inicial(is) do blog Intermídias?

O que é Home page e Landing page? seo otimizacao de sites  SEO search engine optimization otimização o que é home page mecanismos de busca landing pages homepage home page É exatamente por isso que se faz necessário tornar a experiência do usuário nas landing pages, no mínimo, satisfatória, pois é ela que vai definir se a navegação continuará ou não – e para isso deve-se lançar mão de uma gama de recursos, desde a criação de layout diferenciados para estas páginas internas até a otimização delas para mecanismos de buscas (SEO? o que é SEO?) e mídias sociais (SMO).

E aí? Landing Pages ou Home pages?

Minhas experiências com criação e otimização de sites e as mudanças que ocorreram nos últimos tempos (como a implementação Caffeine, novo sistema de indexação do Google, e a consideração de critérios “sociais” no ranking de uma página) me fizeram pensar que há muito mais para se preocupar do que apenas com a home page. Estas experiências me permitem concluir que é sim possível (e plausível) considerar hoje que determinadas landing pages de um site podem ser muito mais importantes que a sua home page.

E as suas experiências? Fazem você concordar comigo ou não?

 


O que é Home page e Landing page? seo otimizacao de sites  SEO search engine optimization otimização o que é home page mecanismos de busca landing pages homepage home page

Quem é Ian Castro

Ian Castro é Gerente de Operações na Salve! Digital, agência especializada em comunicação digital, estratégia online e mídias sociais. Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo do marketing digital e fundou o blog Intermídias como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

9 Comments

  1. Domicio Neto 18 de outubro de 2010 at 11:31

    Salve salve Ian!

    Parabéns pelo post! Muito interessante e relevante.

    Estava discutindo a importância da landing page sexta-feira aqui na empresa e basicamente falando/explicando para a galera aqui isso que você colocou no seu post.

    Abração!

    Usando o Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no Windows 7 Windows 7
  2. Michel Fonseca 18 de outubro de 2010 at 12:33

    A melhor parte foi minha citação. hahaha! Brincadeira.

    Existem empresas que concentram todas as suas informações em canais de mídias sociais, por exemplo. Isso reforça a tendência de “desvalorização” ou “abandono” do acesso a homepage que você explicou e justificou através dos mecanismos de busca.

    Landing pages são mais dinâmicas e diretas. Acho que o canal é trabalhar em homes realmente relevantes, como são as dos portais de notícia, por exemplo. E não as bonitinhas das quais designers se orgulham, mas que não servem pra absolutamente nada.

    Grande abraço, Ian! Parabéns pelo blog. :)

    Usando o Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no Windows XP Windows XP
  3. Rodrigo Chaves 18 de outubro de 2010 at 13:14

    Excelente post! Acabo de terminar o curso do Marketing de Busca do Paulo aqui no Rio e falamos bastante de landing pages e como todo o conteúdo hoje é fundamental para o site.

    Abs!

    Usando o Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Mac OS X 10.5 Mac OS X 10.5
  4. Ian Castro 18 de outubro de 2010 at 14:28

    Primeiramente, obrigado pelos comentários galera!

    De fato, talvez demore um pouco para as pessoas (em geral, não nós da área) entenderem que a “lógica da busca” mudou muito dos nossos hábitos – e não apenas no mundo online. O Michel lembrou muito bem as homepages dos sites de notícias. Este é um segmento que entendeu bem essa nova realidade e adaptou-se (ou está se adaptando) muito rapidamente – o que a iminência de uma crise não faz não é? hehe

    Os sistemas de gerenciamento de conteúdo estão ficando cada vez mais acessíveis e flexíveis. O WordPress (meu favorito), por exemplo, permite que apliquemos diferentes layouts para Páginas de forma (muito) simples – se aliarmos isso com as possibilidade que os plugins oferecem, ainda podemos criar páginas mais interessantes ainda. Então os Diretores de Arte e Webdesigners podem sim criar landing pages bonitas, funcionais e de fácil manutenção/utilização, toda essa criatividade não precisa ser restrita a homepage.

    Usando o Firefox 3.6.10 Firefox 3.6.10 no Windows XP Windows XP
  5. Daniela 19 de outubro de 2010 at 16:11

    Gosto sempre de analisar o uso das internet a partir das minhas noções como usuária. Partindo desse princípio, ao ler teu post, fiquei tentando lembrar como são as páginas iniciais dos sites que mais acesso… Não lembro de nenhum deles praticamente!

    É um dado realmente muito relevante na hora de pensar o desenvolvimento.
    :)

    Usando o Google Chrome 6.0.472.63 Google Chrome 6.0.472.63 no Windows Vista Windows Vista
  6. Daniel Bagdêve 11 de junho de 2011 at 11:59

    Muito bom Ian. Pode parecer obivo, mas eu confesso que não tinha atentado para o fato de que a tradicional home page não é mais a página de entrada da maioria dos visitantes hoje. Obrigado!

    Usando o Firefox 4.0.1 Firefox 4.0.1 no Windows 7 Windows 7
  7. Alessandra 1 de fevereiro de 2013 at 16:27

    Acabei de conhecer e já estou me deliciando.

    Usando o Nokia Web Browser Nokia Web Browser no Nokia 202 Nokia 202

Ler não é o suficiente, comente!