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Colaboração de:

Marcelo Vaz

Mecanismos de Buscas: Análise de Links (Otimização de Sites (SEO) )CEO na Agência 3Xceler, possui uma vasta experiência em Marketing On-line e Off-line, ajuda empresas dos mais variados tamanhos a otimizar, construir, planejar campanhas e estratégias para aumentar influência e visibilidade de seus produtos e serviços. Trabalha com SEO desde 2008.

As análises de links realizadas pelos mecanismos de buscas a primeira vista podem parecer um tanto quanto complicadas de se compreender, mas hoje vamos esclarecer alguns pontos importantes sobre como esta análise é feita pelos mecanismos de buscas e o que realmente importa para eles. Vou inicialmente falar bem amplamente sobre como são feitas essas análises e ao decorrer deste artigo vamos aos detalhes mais importantes!

Os mecanismos de buscas em geral medem quem está se ligando a quem, ou seja, qual site está se ligando ao outro, eles também tem uma grande noção de quem está associado a quem por inúmeros dados como, por exemplo, os históricos de links, tipo de conteúdo, relevância e qualidade destes conteúdos dentre outros inúmeros fatores.

Quem é Quem?

Mecanismos de Buscas: Análise de Links (Otimização de Sites (SEO) )

Já reparou ou se quer parou para analisar se o site (A) que está ligado ao seu site é realmente digno de ser confiado ou mais importante que isso, se o site que seu site está apontando é digno de receber um link de seu domínio? Más pera lá! Não estou falando apenas de uma breve análise de conteúdo, estou falando de uma grande análise com base na autoridade, qualidade, conteúdo, backlinks do site, além, é claro, dos sites que já se ligam a ele. Antes de iniciar qualquer trabalho de link building ou se associar a um parceiro de conteúdo com troca de guest post ou qualquer outra forma de estratégia que você queira utilizar para otimizar seu site, antes, faça uma análise um pouco mais a fundo sobre este possível parceiro como por exemplo: quem se liga a ele, que tipo de conteúdo/site está ligado a ele, existem spans nestas vizinhanças?

Análises de Vizinhanças

Vamos um pouco mais fundo, suponhamos que você esteja interessado em sites que falem sobre UFC e realize uma pesquisa em algum mecanismo de busca. Os mecanismos de buscas por sua vez vão utilizar seus algoritmos para identificar os melhores resultados que se enquadrem a sua pesquisa. A partir de inúmeros sinais de ranqueamento os mecanismos de buscas vão determinar quais serão os melhores resultados para sua pesquisa, porém trataremos neste exemplo apenas o fator link como um sinal.

A análise real é um pouco mais complicada que isso, mas vamos a um exemplo sucinto, imagine que existam cinco sites sobre UFC com vários links provenientes de páginas e domínios sobre o tema, como a seguir:

  • O site A tem 597 links relacionados a pesquisa
  • O site B tem 445 links relacionados a pesquisa
  • O site C tem 507 links relacionados a pesquisa
  • O site D tem 361 links relacionados a pesquisa
  • O site E tem 389 links relacionados a pesquisa

Consideramos que os sites A,B,D e E tenham todos algum tipo de ligações entre si, pois todos tratam e abordam os mesmos assuntos e apenas o site C não tenha nenhum link entre estes sites. Como podemos ver nesta lista o site C tem a segunda maior quantidade de link, porém grande parte destes links são diretórios e agregadores, na qual tem certa qualidade e também seus conteúdo são exclusivos, porém esta qualidade comparada aos concorrentes é baixa. Neste cenário podemos concluir que o site D que tem um número inferior de links tem mais autoridade do que o site C.

Um pouco mais além!

A análise de links pelo que você pode ver até o momento é muito mais complexo do que uma simples ligação, link ou voto (como é visto pelos mecanismos de buscas), você pode realizar uma simples análise feita por alguma ferramenta para contar o número de backlinks que uma determinada página ou um domínio apresentam, porém este número não tem tanta importância ou relevância, pois nem todos os links são criados de forma natural ou com um alto valor agregado a ele devido seu conteúdo ser único o qual o torna valioso, pois o que importa realmente é a qualidade do conteúdo aonde aqueles links estão e não a quantidade.

Por exemplo: Você tem um site que vende camisetas da marca UFC, e você pretende utilizar como estratégia de SEO publicações de conteúdos únicos em diretórios de artigos. Criar um artigo sobre a camiseta (A) e publicar este conteúdo otimizado em um diretório de artigo é sim uma estratégia de otimização de site e vai sim ser visto como um bom link para sua página/site, porém outro fator importante é a quantidade de backlinks que este conteúdo vai ter para páginas externas, normalmente em um diretório de artigos você pode agregar ao conteúdo até 3 links Dofollow (outro ponto importante, pois cada link agregado ao conteúdo faz com que o juice da página seja dividido para cada link agregado na mesma). Este é um trabalho com uma baixa dificuldade, basta você ter um redator/jornalista desenvolvendo estes conteúdos para você publicar.

Outro tipo de estratégia e muito mais valiosa é você encontrar blogs que falem e tratem de assuntos direcionados a seu mercado, no exemplo citado a cima seria incontáveis vezes melhor você encontrar um blog ou site que fale especificamente sobre lutas, artes marciais e/ou próprio UFC, além de centralizar seu Target (publico alvo) em um só canal, este blog abrange apenas conteúdo que falem sobre UFC em geral, ou seja, um link para seu site em um domínio como este vale inúmeras vezes mais do que aquele link em um diretório de artigo!

Mas afinal qual o valor de um link?

Conseguir um link em uma página com uma boa autoridade dentro de um site que tem uma alta autoridade é muito mais valioso do que milhares de links, conseguir um link com uma estratégia de guest post pode valer 10, 20, até 50x mais do que um link em um diretório de artigos ou apenas um agregador de link, porém sempre lembrando que este conteúdo deve ser valioso em termos de levar informação útil ao usuário que procura por aquele assunto, é fazer com que o próprio usuário divulgue e compartilhe seu conteúdo, o chamado link bait.

Mecanismos de Buscas: Análise de Links (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

2 Comentários

  1. Desconto Netshoes disse:

    Ótima análise. vai me ajudar muito.

  2. Fabiana disse:

    Muito bom seu artigo. Bem explicado, mas se puder me dá uma força fico grata. Estou buscando formas de conseguir backlinks Do Follow sem ter que fazer compra de PBNs, você acha que é possível?

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