Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site

Taxa de conversão: saiba por que ela é tão importante para o seu site
21 de dezembro de 2015
10 Hacks de SEO para e-Commerce [slides]
13 de Janeiro de 2016

Se você quer saber como fazer link building, o primeiro passo é prestar mais atenção em algumas coisas que ninguém mais percebe. Se tem uma coisa que a internet está cheia, é de links quebrados. Eles aparecem todos os dias, seja quando a hospedagem de um site expira, enquanto é feita alguma migração ou por causa de meros erros de digitação. Isso é normal.

Você já sabe que um link quebrado é um problema para quem trabalha com SEO. Mas hoje eu quero te mostrar como fazer link building usando estes links quebrados. Com um novo ponto de vista, você vai ver que um problema comum pode se tornar uma oportunidade.

 

Como fazer link building com links quebrados

Encontrar links quebrados pode ser a sua chance de fazer link building. Calma, eu vou dizer como e porquê.

Toda vez que você encontra um link quebrado em algum site e avisa ao proprietário (para que ele corrija), está fazendo um favor a ele, certo? Então… já que você fez esse favor (e uma mão lava a outra), ele poderia retribuir o favor incluindo um link para o seu site. Se você tiver um link correspondente à ele, você pode até mesmo sugerir uma substituição.

Fazer link building com o links quebrados funciona bem por causa da lógica de reciprocidade: se eu faço algo bom ou útil para outra pessoa, ela provavelmente estará disposta a me “recompensar” com um favor do mesmo peso.

Existem alguns guias ensinando como fazer link building por aí, mas a grande maioria foi feita há alguns (muitos) anos. Apesar de ser uma técnica que nunca deixa de ser atual, eu queria trazer um novo olhar para a prática.

 

Faça Link Building em grande escala!

Se você quer aprender como fazer link building com links quebrados com sucesso, precisa ter uma coisa muito importante em mente: isso deve ser feito em larga escala.

Diferente de outras táticas de link building, como a divulgação de email ou outro tipo de promoção, o link building com links quebrados não costuma ter uma taxa de sucesso tão grande. Geralmente, só 5% dos pedidos que você enviar por email serão atendidos. Isso significa que se você enviar apenas alguns emails, esse método não te dará resultados significativos. Mas se você seguir esse guia, vai descobrir como fazer link building com links quebrados pode te dar resultados de longa escala.

Já que estamos falando em longa escala, isso significa dizer que, para fazer um bom link building, é necessário que você encontre centenas de links quebrados, certo? É claro que ninguém vai passar o dia inteiro olhando sites até encontrar um link quebrado…

Vou apresentar algumas ferramentas que possibilitam que você encontre centenas de links em um dia e envie mais de 100 solicitações para os proprietários dos sites (sem que vá cair direto no spam, claro). Fazendo isso, depois de algum tempo, você irá aumentar drasticamente a sua efetividade com o link building.

 

Ferramentas para fazer Link Building

Para fazer link building dessa forma você precisará de algumas ferramentas. Existem várias opções que você pode experimentar (inclusive algumas pagas), mas eu escolhi as quatro que considero melhores e que vão te dar tudo o que você precisa.

 

1 – Check My Links (extensão)

Essa é uma extensão disponível para o Google Chrome – e é a melhor opção pra quem precisa de uma ferramenta para checar rapidamente todos os links de uma página.

Quando você instala, ela surge como um ícone no canto direito da sua barra de endereço. É muito fácil de usar: basta clicar para que ela comece a verificar todos os links da página em que você está. Os links que estão funcionando são destacados em verde e os links quebrados são marcados em vermelho, com o código de erro ao lado.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

O ruim da extensão é que você precisa olhar toda a página para ver onde estão os links em vermelho. O ideal seria que ele copiasse todos os links quebrados com um clique, assim daria pra exportar ou colar tudo de vez em uma planilha – mas a vida é dura.

 

2 – Domain Hunter Plus (extensão)

Essa também é uma extensão para Chrome e tem a mesma função do Check My Links: você clica no ícone e ele verifica se todos os links da página estão ativos. O diferencial é que o Domain Hunter Plus também diz se o domínio do link quebrado está disponível para registro e quantos links apontam para aquele domínio.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Como fazer link building basicamente se trata de conseguir links que apontem para o seu site, essa informação pode ser muito útil pra você. Já pensou em quantos backlinks você pode ganhar se registrar um desses domínios e direcionar para o seu site?

Mas se preferir você também pode enviar o email para todos os proprietários desses domínios –  que podem ser centenas – e pedir que eles adicionem um link para o seu site.

Tem mais uma coisa: pode ser que de vez em quando ele classifique um link em funcionamento como quebrado, então recomendo que você dê uma olhada de vez em quando pra verificar – só por segurança, ok?

 

3 – Respostas predeterminadas do Gmail

Uma grande parte do link building se faz enviando email para os proprietários dos sites. Como essa é uma pequena tarefa que toma bastante tempo (porque ela precisa ser feita várias vezes), eu faço templates de emails que envio com frequência para economizar tempo. O próprio Gmail já dá essa opção, mas muita gente não sabe porque ela fica desativada por padrão.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Para ativar, vá em “Configurações” no seu Gmail e clique em “Labs”, a aba onde ficam os recursos “beta” do Gmail (alguns deles são muito úteis). A opção que nos interessa agora é a “Respostas predeterminadas”. Ative e salve as alterações lá no fim da página. O Gmail vai recarregar o email com o recurso já ativo.
Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Você vai poder começar a experimentar o recurso na próxima vez que começar a escrever um email. Clicando na seta para baixo, no canto inferior direito, você terá como opção “Respostas predeterminadas”.

Um modelo que gosto muito é esse:

Assunto: Um feedback rápido: encontrei um link quebrado no seu site

Oi FULANO,

Eu estava pesquisando sobre TEMA para um artigo que eu estava escrevendo e encontrei uma página do seu site: URL.

Eu gostei bastante do texto, e ele foi muito útil pra mim, mas percebi que alguns links da página estão quebrados:

(link # 1)

(link # 2)

Encontrei também alguns recursos com a minha pesquisa, que você pode usar para substituir:

(link # 1)

(link # 2)

Eu acho que eles poderiam ser úteis para outras pessoas que buscarem conteúdos relacionados a TEMA.

Se você for atualizar a página, eu gostaria que incluísse um link para um artigo do meu blog. Ele é sobre DESCRIÇÃO. Eu acho que seus visitantes também vão achar ele interessante. Aqui está o link se você tiver interesse:

(URL)

Obrigado pelo seu tempo,

Ian Castro

Eu gosto de destacar as palavras que precisarei modificar no modelo, pra não correr o risco de enviar o email com o nome “link” ou “tema”.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )Depois de escrever o seu texto, clique em “Nova resposta predeterminada” para salva e será aberta uma caixa de diálogo pedindo para que você dê um nome à sua resposta predeterminada. Depois que você fizer isso, o seu modelo estará salvo.

Quando você for escrever um email em branco, basta ir nesse mesmo menu para inserir o modelo que você salvou e modificar apenas o que for necessário.

A opção de salvar essas respostas predeterminadas é útil em várias situações. Eu mesmo criei alguns modelos para várias  situações diferentes. Quando você começar a usar, vai ver o quanto vai economizar tempo com isso.

 

4 – Xenu Link Sleuth

Se você quer mesmo fazer link building com links quebrados em larga escala, com certeza vai precisar desse programa. Você pode baixar ele gratuitamente. Com ele você consegue verificar todos os links de centenas de páginas de uma vez só.

Como você vai precisar saber usar pelo menos as funções básicas para entender bem esse artigo, então vou falar sobre alguns recursos antes de continuarmos.

O menu que você mais vai usar é o “File”. É lá onde estão as opções principais: “Check URL” – para checar uma única página; e “Check URL List”, para checar várias ao mesmo tempo. Se você escolher a segunda opção, vai precisar carregar um documento de texto com uma URL em cada linha.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Os resultados vão variar de acordo com as configurações que você escolher. Para alterar as configurações, vá no menu “Options” e depois, “Preferences”. Você vai ver uma opção assim:

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Em “Report”, você pode selecionar as opções de maneira que adeque mais ao que você quer. Só recomento que deixe pelo menos 4 opções ativas.

O mais importante aqui, na minha opinião, é o campo “Maximum level” ele funciona mais ou menos assim:

  • Se você quiser que ele verifique só os links da homepage, use Maximun Level 1, porque eles estão a um clique de distância;
  • Caso queira checar os links de páginas que estão ligadas à homepage, use Maximun Level 2, porque estão a dois cliques de distância.
  • Se você quiser saber dos links de uma página específica (por causa da autoridade daquela página, por exemplo), mantenha esse número baixo.
  • Se estiver procurando o máximo de oportunidades possível, pode colocar números maiores (o limite é 999). Mas isso também fará com que os links percam a relevância, pois eles estarão mais distantes da sua referência.

Se você ainda não souber exatamente que opção é melhor pra você agora, não se preocupe, ainda vamos falar disso nesse post.

A última coisa de que vou falar dessas opções é a área “Parallel Threads”. Quanto maior, mais rápido ele fará a consulta. Isso também fará com que ele consuma muitos recursos do seu computador, então recomendo que configure com pelo menos 20 threads.

Quando você iniciar o programa, ele vai começar a te apresentar uma lista de resultados. Os resultados verdes são os links que estão funcionando e os vermelhos são os quebrados. No status você vai conseguir ver os códigos de erro dos links quebrados.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

O que eu gosto nesse programa é que ele dá a opção de exportar os resultados em uma planilha, o que facilita muito a classificação de vários links ao mesmo tempo.

 

Guia prático de como fazer link building com links quebrados

 

1º passo – Encontre o seu público

Para fazer link building com esse método você vai precisar, antes de mais nada, encontrar os links quebrados; então vou mostrar agora as formas mais efetivas de fazer isso.

Escolha um domínio em particular

Provavelmente existe um site famoso no seu nicho no qual você sonha em ter o link do seu site. Só que você ainda não teve uma oportunidade para que isso aconteça. Essa é uma boa situação para fazer link building com links quebrados.Abra o Xenu e digite o endereço do site que deseja na opção “Check URL” no menu “File” para verificar os links. Deixe a opção “Check external links” ativa para que o programa examine os links internos e externos.

No botão “More options”, ao lado esquerdo, você vai ver o mesmo painel exibido para configurar a sua busca. Depois de fazer isso, é só dar ok para que a busca inicie.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Em alguns minutos você já terá alguns resultados (a depender da velocidade do seu computador).

Na hora de separar os links, eu sempre classifico por nível. Quanto menor o nível, mais próximo ele está do link de partida. Se você mandar um email para uma pessoa falando sobre um link quebrado há muitos anos atrás, ela provavelmente não dará importância a isso. Mas se o link for de apenas alguns meses, ela provavelmente vai atualizar a página.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Você vai precisar verificar em que área da página está o link e se ele realmente não está funcionando (porque as vezes acontece de o programa errar).

Clique com o botão direito do mouse para selecionar a opção “URL Properties”. Com o painel exibido, você poderá visualizar os backlinks daquele link quebrado.

 

Encontre sites do seu segmento

Se você não tem um site em mente ainda, pode encontrar um que seja do seu segmento. Para isso, faça buscas usando palavras-chave relacionadas ao seu site com sequências de pesquisa, para encontrar páginas que tenham o maior número possível de links sobre o assunto. Quanto maior a quantidade de links, maior a probabilidade de encontrar links quebrados.Pra ajudar, posso dar algumas dicas de quais combinações você pode começar:

  • palavra-chave + “recursos”
  • palavra-chave + intitle:recursos
  • palavra-chave + intitle:blogroll
  • palavra-chave + “blogroll”
  • site:palavra-chave + “links”
  • site:palavra-chave + “sites recomendados”
  • palavra-chave + “links relacionados”

Você pode usar os resultados de duas maneiras diferentes…

  1. A primeira é a que exige maior trabalho. É abrir os resultados mais promissores e verificar se existem links quebrados nessas páginas usando uma das ferramentas que indiquei lá em cima. A partir disso, você pode entrar em contato com o dono do site ou apenas guardar aquela URL na sua planilha. Esse método até funciona, mas é bem lento.
  2. A melhor forma que encontrei foi usar o Scrapebox, que é um programa usado para fazer uma raspagens de centenas de URLs de uma pesquisa com rastros diferentes de uma vez. O ruim é que essa é uma ferramenta paga e você ainda precisará pagar um pouco a mais por proxies.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Pra mim, quanto mais volume a técnica me der, melhor. Mas você escolhe o que preferir.

Tendo uma lista de links para verificação, você pode usar o Xenu para checar toda a lista. Nesse caso, o melhor é usar o nível máximo 1 ou 2, para que sejam avaliados só os links que você inseriu e outros relacionados diretamente a ele. A partir do nível 3, você vai ver que o grau de relevância dos links vai caindo, porque a ligação com a palavra-chave que você buscou no início vai se distanciando.

 

Busca por palavra-chave

A terceira forma é buscar por uma palavra-chave específica que esteja relacionada ao seu tema e acesse os primeiros resultados. Geralmente, eles são os que possuem mais backlinks. Vou usar a palavra-chave “Marketing digital” para exemplificar:

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Use essas URLs, uma por vez, em algum banco de dados como o Ahrefs, por exemplo. Nele, use o site explorer para ter uma visão geral do site.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Passe o mouse sobre Inbound links e clique em Links. Ele exibirá uma lista de sites que linkaram para aquele artigo em particular. Para as versões gratuitas, só serão exibidos 5 links. Para ter acesso a resultados massivos, você precisará ter uma conta paga no Ahrefs.

Visite os endereços que indicam para o site principal e verifique se existem links quebrados neles. Se sim, é hora de fazer link building. Reporte o que você encontrou e sugira que eles insiram um link apontando para o seu site. Se você tiver um artigo grande, melhor ainda! Suas chances de conseguir um backlink vão aumentar.

Quando visitar o site, você pode verificar esses links com a extensão gratuita também ou exportar para o Xenu, usando o nível máximo 1 ou 2.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

 

2ª passo – Fazer link Building requer criação de conteúdo

A depender de qual dos métodos que você decidir utilizar no primeiro passo (e pode ser mais que um), você vai precisar de conteúdo para que ele tenha sucesso.

 

Primeiro, crie conteúdo.

A opção mais básica é criar um conteúdo e depois buscar páginas relevantes que tenham backlinks quebrados sobre aquele tema, como eu falei no método C do primeiro passo.Você pode encontrar um link quebrado e simplesmente dizer: “Escrevi um artigo relacionado ao tópico de sua página, então você poderia me adicionar como link?”. Ou você poderia enviar um email dizendo: “Vi que esse link está quebrado na sua página, mas por sorte eu tenho uma versão melhor no meu site. O link é esse:” – o que surte muito mais efeito, porque você se apresenta como uma solução ao proprietário do site já que ele não vai precisar ficar procurando um outro link para a substituição. O problema é que seu artigo nem sempre vai cobrir tudo o que o antigo link cobria. Por isso vou apresentar outro método.

 

Veja a quantidade de backlinks daquela URL

Se uma pessoa fez uma ligação para aquele link, certamente outras pessoas também fizeram. Então todas as vezes que você achar um link quebrado, dê uma olhada no backlink dela.Depois de usar uma das extensões que falei para identificar as URLs mortas, você pode colocar o que encontrou no Ahrefs, para descobrir quantos e quais sites estão ligadas a elas. Se for uma URL que tenha muitos backlinks, pode valer a pena recriar aquele conteúdo. Com o Way Back Machine você consegue visualizar como aquela página era antes de sair do ar. Mas não se contente em recriar o conteúdo somente. Faça isso melhorando o que havia antes, assim as pessoas terão um bom motivo para dar essa ligação a você.

É claro que essa é uma solução muito mais trabalhosa, mas em compensação os resultados são muito mais efetivos.

 

3º Passo – Entre em contato para fazer link building

Com os dois primeiros passos, você certamente conseguiu uma lista de URLs, ou pelo menos alguns links relevantes que podem ser úteis para você caso aceitem substituir pelo seu link.

A próxima etapa então é entrar em contato com os proprietários desses domínios para informar que aquele link está quebrado e oferecer o seu para a substituição.

Pra começar, encontre o contato certo. Sei que uns sites deixam essa informação mais disponível do que outros, mas não adianta simplesmente enviar um email para o suporte do site, nem para formulários gerais. Isso é o que menos dá resultado, digo por experiência própria.

Os blogs são os que deixam a informação de contato mais fácil. Para entrar em contato, recomendo que você se inscreva na newsletter do blog, porque assim você vai receber um email de um endereço que é monitorado constantemente, e como consequência a probabilidade de você receber uma resposta (rápida) é maior.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Já com os sites do tipo .edu ou .gov  geralmente a coisa é mais difícil. Claro que não é uma regra, e nem todos os casos são assim. Você aprende como fazer link building com tempo e prática. O melhor mesmo é encontrar o email de um departamento específico. Se tiver o telefone e você se sentir a vontade falando, essa também é uma opção válida.

Se você fuçar bem o site e conseguir encontrar o nome do responsável por aquele departamento ou pela atualização do site, melhor ainda! Suas chances de conversão só crescem. Se você encontrar vários nomes, tente identificar um gestor entre eles e entre em contato com essa pessoa.

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )Se você não conseguir, ainda existe a opção de encontrar um formulário de dúvidas, sugestões ou reclamações do site. Geralmente ele é direcionado ao setor de TI. Se eles não puderem te ajudar, vão poder encaminhar a sua mensagem ao departamento responsável pela atualização do site.

Quando você conseguir as informações de contato, é hora de escrever um email de sucesso para a divulgação do seu link. Se você não tem muita experiência com isso, aqui vão algumas dicas:

  • Personalize o seu email. Use o nome da pessoa sempre que puder. Se você não souber o nome, pelo menos seja simpático. Você pode usar um template que criou, mas seu destinatário não precisa saber disso. Customize umas duas linhas para aquele site em específico.
  • Não escreva demais.O administrador do site é, provavelmente, tão ocupado quanto você. Ele terá mais disposição para ler um email inteiro se ele for curto. Não esqueça de ser claro e direto, para que ele entenda logo o que você quer.
  • Seja profissional. Escreva bem, com uma boa gramática, e não force. É bom fazer um follow up uma ou duas vezes, mas não encha o saco.
  • Seja educado. Não esqueça que você está pedindo um favor, e não fazendo uma exigência.

Mas acima de tudo, não esqueça de personalizar o seu modelo. Se você puder até mesmo fazer um breve comentário sobre a página, suas taxas de conversão aumentarão na certa.

 

4º Passo – Monitore os seus resultados

Agora que você já sabe como fazer link building, você pode conseguir backlinks relevantes para o seu conteúdo. Agora é hora de monitorar os resultados do seu trabalho para não correr o risco de enviar muitos emails para o mesmo site, calcular o seu ROI e ver o que tem te trazido mais resultados.

As vezes você vai receber emails informando que a sua URL foi adicionada. As vezes não. Então é importante que você visite os sites com que entrou em contato para verificar. Se ele estiver sido adicionado, marque na sua planilha a URL que você conseguiu como backlink.

 

Visite as páginas manualmente

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )Se você entende o mínimo de programação,você pode checar as páginas do jeito simples. Vá para a página onde a sua URL deveria estar incluída e, clicando com o botão direito do mouse, exiba o código fonte da página.

Vai ser exibido um painel em HTML pra você. Se a sua URL estiver no site, ela vai estar dentro de um código, tipo <a href=”SuaURL.com”>. Usando o atalho Ctrl + F você vai poder pesquisar digitando o seu domínio. Se o seu link estiver lá, ele vai aparecer. Se não, a pesquisa não exibirá resultados.

 

Verifique o banco de dados do seu link de vez em quando

Quando você não recebe as respostas dos emails, uma boa forma de fazer monitoramento é dar uma olhada nos bancos de dados como o Ahrefs ocasionalmente. Pode ser que ele não te mostre todos, mas os principais já fazem diferença.

Se a sua conta for gratuita (o que permite que você veja poucos backlinks), recomendo que verifique com uma frequência de 7 dias, por exemplo, para que você veja os resultados mais relevantes. Confira quais backlinks são sites que você trabalhou para fazer o link building e marque na sua planilha.

 

Calcule o seu ROI

Como qualquer estratégia de link building, você precisa calcular o seu ROI. Apesar de ser possível por em prática esse método gratuitamente, temos que lembrar que você investe o seu tempo nisso. E tempo é dinheiro. Nesse caso, para calcular o Retorno sobre Investimento use a fórmula:

ROI = número de ligações / (horas gastas x taxa por hora)

Com ela você vai descobrir o quanto “gastou” para conseguir um link.

 

Pronto. Com esse guia, você irá fazer link building com muito mais sucesso. Para ter mais resultados ainda, você pode usar esse método como complemento de outras formas de fazer link building. Quando feita em grande escala, essa pode ser uma técnica muito eficiente, com capacidade de te dar muitos backlinks de qualidade. Mas não tem como fazer link building sem errar alguma vez. A habilidade se consegue com a prática.

 

Eu sei que não é tão simples colocar essas técnicas em prática, então se você ficou com alguma dúvida, comente esse post!

Como fazer Link Building: guia prático com 4 passos para você construir (bons) links e otimizar seu site (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

12 Comentários

  1. Edu Costa disse:

    Muito bom o conteúdo, amigo. Parabéns!
    Vou dar só um feedback: achei que houve uso excessivo de boxes de CTAs ao longo do texto. É o mesmo que estar assistindo seu programa favorito e ser interrompido o tempo todo por comerciais de 30 segundos… rsrs. Acho que uns 2 já seria ótimo =D

    Um grande abraço!

    Edu Costa
    http://www.educosta.com.br

  2. Olha, posso dizer que adorei suas considerações. Me ajudou bastante aqui com minhas dúvidas diárias sobre SEO no meu Portal: http://www.servicosnacidade.com.br/

  3. fernando santos disse:

    Muito bacana! Sugiro um outro post falando como você trabalha com vários projetos aos mesmo tempo.

  4. Ian Castro disse:

    Obrigado a todos pelos comentários, fico feliz em trocar estas experiências com vocês@

    Edu, sugestão aceita: já diminui a quantidade de CTAs na página (e a taxa de conversão não caiu), então obrigado pelo feedback!

    Fernando, valeu pela sugestão. Mas antes de fazer o post, eu já posso te responder: eu peço ajuda -sim, simples assim. Como este processo é bem mecânico (e chato), eu otimizo meu tempo terceirizando parte dele com “assistentes virtuais”. Eu faço o início do processo, até passo 2, e depois os assistentes fazem o resto 🙂

  5. fernando santos disse:

    Sou um guerreiro, kkkkkkk.Valeu!

  6. Eu achei esse artigo bem completo no assunto de link quebrado. Trabalho com SEO desde 2010. Há 6 meses estou estudando sobre essa tática e minha experiência diz que a taxa de resultado é muito baixa. Por isso eu separado sites e blogs que realmente têm muito valor, caso contrário não compensa.

    Um dos problemas é quando o site beneficiado com SEO não tem blog, não gera conteúdo informativo. A maioria das lojas virtuais são possuem blogs. Os conteúdos informativos são mais facilmente aceitos e tem mais relações com os conteúdos de links quebrados. É sempre um desafio convencer o lojista a abrir um blog e principalmente manter atualizado.

    No meu site http://www.paulosebin.com.br escrevo sobre SEO e vou seguir sempre seus conteúdos, caro Ian Castro.

  7. Show de bola….
    Adorei estou começando a colocar em pratica…
    Obrigado

  8. Rodrigo Menezes disse:

    Muito bom post, SEO é o segredo de muitos negócios digitais! Conteúdo TOP parabéns!

  9. Ian Castro disse:

    Fico feliz que o conteúdo tenha sido útil para você, Rodrigo!

  10. Paulo Junior disse:

    Muito bom, li todo o artigo, parabéns!!

  11. Com o peso que o Google tem dado para links que apontam para o site na hora de ranquear é preciso investir tempo em link building parabéns pelo post.

  12. Anderson disse:

    Olha, adorei suas considerações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *