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“Location, Location, Location!” É inegável que este jargão do mercado imobiliário estadunidense se encaixa perfeitamente em qualquer conversa na qual estivermos falando de SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas).

Posicionamento. Por mais que o SEO seja uma área fértil e repleta de disciplinas, que a tornam muito mais complexa do que uma receita de bolo, o principal e mais conhecido KPI (Key Performance Indicator) de um serviço de SEO é o posicionamento na página de resultado de buscas. Você tem um site SEO Friendly? Ótimo. Você faz Testes A / B para otimizar a conversão nas suas páginas? Melhor ainda. Você criou e seguiu a risca um Plano de SEO? Perfeito! Mas a pergunta mais importante é: você está obtendo resultados? E como você está acompanhando o crescimento destes resultados?

Se você é um Webmaster, Analista de Métricas ou Business Inteligence você tem (ou deveria ter) ferramentas (em sua maior parte caras e complexas) capazes de demonstrar este crescimento. Caso você não se encaixe neste perfil, aí vai uma dica: use o SEO Monitor.

 

Como funciona o SEO Monitor?

O SEO Monitor é um plugin simples para sites que utilizam o WordPress como Gerenciador de Conteúdo (CMS). Este plugin pode acompanhar o posicionamento de páginas do seu site na busca (Google) por palavras-chave específicas. Basicamente você deve definir as palavras-chaves que considera estratégias, indicar qual URL você otimizou para aparecer na busca por aquela palavra e o plugin vai verificar (de três em três dias) o ranking da sua página na busca por aquela palavra-chave – e, claro, vai gerar um relatório gráfico muito simples de entender e acompanhar.

Como acompanhar a posição do meu site no Google? (Otimização de Sites (SEO) )

O grande diferencial do SEO Monitor em relação a outras ferramentas (gratuitas) é que estes serviços de acompanhamento de posição geralmente são restritos a 3 ou 5 palavras-chaves, enquanto no SEO Monitor você pode monitorar quantas palavras-chave/URLs quiser (ou precisar). Além disso, ele é muito fácil de instalar/configurar e também oferece outras funcionalidades simples, porém interessantes, como a notificação por e-mail quando o alguma das URLs cadastradas não aparecer mais entre os 10 primeiros resultados de buscas.

Como acompanhar a posição do meu site no Google? (Otimização de Sites (SEO) )

Testamos muitos outros plugins com a mesma função, mas o SEO Monitor se saiu melhor em todos os testes em função de dois aspectos: consistência dos resultados e consideração das particularidades locais (google.com, google.com.br, google.co.uk, etc). É claro que o SEO Monitor, assim como qualquer outra ferramenta, nem sempre é 100% preciso, mas em nossos testes ele ofereceu um bom overview dos resultados de uma campanha de SEO. Enfim, acesse o Painel do WordPress no seu site, clique em Plugins, busque pelo SEO Monitor (ou simplesmente faça o download dele aqui) e comece a acompanhar agora mesmo o posicionamento das páginas do seu site em buscas que você considera estratégicas para o seu negócio.

 

Estou acompanhando a minha performance nas buscas, e aí?

Quando falamos de otimização para mecanismos de buscas, é importante entender que não adianta fazer um site SEO Friendly, ou qualquer outro esforço similar, se ele é pontual e não houver um acompanhamento do quanto ele foi realmente eficaz. Se o seu site é (ou pode ser) uma ferramenta para geração de negócios, ele deve ser acompanhado por um profissional especializado e que possa não apenas verificar a sua performance em buscas relevantes para o seu negócio, mas também tomar decisões com base nestas informações e executá-las. É este profissional que vai (se) perguntar “por que suas páginas não estão melhor posicionadas?” ou “como elas podem ficar mais relevantes para os usuários e para os mecanismos de buscas?” As respostas para estas (e muitas outras) perguntas não virão de gráficos, como os do SEO Monitor, mas de uma cansativa rotina de planejamento, execução, conferência e avaliação de cada uma das páginas do seu site; e estas respostas não serão meramente discursivas, serão novas técnicas ou estratégicas. Isso sim é Inteligência Digital.

 Como acompanhar a posição do meu site no Google? (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

3 Comentários

  1. Fabiana disse:

    Interessante esse plugin para acompanhar o posicionamento do site, eu na verdade estou estudando sobre esse assunto e achei este artigo nas minhas buscas. Muito obrigado.

  2. Alessandra Carvalho disse:

    Oi Fabiana! Que bom que gostou do seu conteúdo!

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