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O  Espaço Holos é uma clínica psiquiátrica de referência nacional em tratamentos de saúde mental, com mais de 14 anos de experiência no mercado. Seu site apresentava erros na codificação, na comunicação com a hospedagem, na velocidade de carregamento e na arquitetura das informações.

Para melhorar a fluidez do site, aumentar o número de acessos e otimizar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas, a Intermídias (então Salve! Digital) realizou uma série de mudanças: restruturou o conteúdo e o configurou de forma SEO-Friendly, realizou uma migração de servidor e implementou uma série de melhorias técnicas nas páginas, imagens e chamadas HTTP que trouxeram resultados bastantes expressivos – e em tempo recorde.

Vejamos agora a importância da mudança de servidor e como escolher um novo servidor para o seu site com Ian Castro, Chief Sales Officer à época, e especialista em SEO:

“No caso do site do Espaço Holos, fizemos um diagnóstico de SEO detalhado do site e chegamos a conclusão que, mais importante que fazer as melhorias on page (naquele momento, claro), era mudar o servidor no qual ele estava hospedado. Sim, uma solução para grande parte dos problemas que o site enfrentava era “só” esse. A hospedagem de sites que você utiliza influi diretamente no SEO, inclusive se configurando como um dos principais fatores para que os mecanismos de buscas determinem o ranking do seu site nas SERPs. Mas você quer entender porque? É simples, haviam 4 problemas que a hospedagem de sites utilizada causava:

  1. Velocidade do Site: sabemos o quanto a velocidade do site é importante para o Google e os demais mecanismos de buscas, e se a hospedagem de sites que você escolheu é lenta (ou seja, se o seu site demora de carregar), ele terá uma posicionamento ruim em páginas de resultados de buscas. Simples assim. Os robôs do Google não são os “seres” mais persistentes e compreensivos do mundo digital: quando uma página demora de carregar eles simplesmente desistem de processá-la e deixam o seu site – sem falar dos visitantes humanos, claro, que são ainda menos pacientes que os crawlers e spiders.
  1. Banda: a banda, ou seja a taxa de transferência mensal, é um dos principais critérios para se avaliar um serviço hospedagem. Em termos de SEO este também é um ponto que deve ser observado, por uma uma razão muito simples: se um site consome mais banda que o oferecido por sua hospedagem ele sairá do ar. Sim, e daí? Fora do ar, além de não ter visitas humanas (tráfego), também não há indexação dos mecanismos de buscas. E aí, para que serviu todo o seu esforço de otimização?
  1. Server Timeouts: eu já disse que os crawlers e spiders “perdem a paciência” com sites lentos, não foi? Agora, imagine qual a reação deles a sites que estão fora do ar. Quando uma requisição de página não é atendida (o que acontece geralmente por causa de um timeout do servidor), a posição do seu site em buscas será direta e rapidamente afetada. Quando há muita instabilidade no seu serviço de hospedagem (ou seja, ele constantemente fica fora do ar e volta), a interpretação que os mecanismos de buscas fazem é que a experiência do usuário naquele site não é boa, pois aquele site não é “confiável” – algumas horas ele oferece conteúdo, quando está no ar, outras não, quando está fora do ar.

Então, “só” ao mudar a hospedagem do site do Espaço Holos (a) aumentou a velocidade do site, (b) eliminou a instabilidade do site (aumentando a banda dedicada à ele e reduzindo os servers timeouts). A consequência disso é que não apenas os mecanismos de buscas começaram a ter uma “imagem melhor” do site do Espaço Holos, mas até mesmo os usuários que o acessavam diretamente começaram a se deparar com um site online e estável – ao invés de um aviso de “Site fora do ar”.

Enfim, entre os mais de 200 fatores que participam deste processo, a hospedagem era um dos fatores “externos” ao site do Espaço Holos que mais afetava sua performance e seu posicionamento nas SERPs.

E você achando que SEO Off Page é só link building e construção de relacionamento na web, né?

A partir do conjunto de estratégias e táticas utilizadas, o site do Espaço Holos teve seu acesso direto elevado significativamente logo nos primeiros dias de serviços – marcando um crescimento de 210,87% nos acessos ao site na semana seguinte à migração de servidor. Nesta mesma semana, o tráfego captado através dos mecanismos de buscas também cresceu, chegando a ser 164% maior que na semana anterior. Atualmente, a quantidade de acessos diretos ao site cresceu 528,41%, reforçando a boa experiência que o usuário passou a ter ao acessar site após os ajustes realizados.

 

Case de SEO Off Page: Espaço Holos (Otimização de Sites (SEO) )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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