6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior

Para navegar na web é preciso ser preciso
30 de agosto de 2017
Sua estratégia de vendas conversa com seu time de marketing digital?
13 de Janeiro de 2018
Estratégias de Marketing para instituições de Ensino superior

Investir em Marketing de qualidade é algo que uma empresa que deseja ser competitiva não pode abrir mão. No setor educacional, sobretudo, onde os estudante estão cada vez mais exigentes, muitas vezes o que diferencia uma Instituição da outra não é apenas a qualidade de ensino. É por isso que uma comunicação eficiente ajuda a mostrar ao público externo e à comunidade de estudantes todas as vantagens de ser aluno de determinada instituição.

Uma boa estratégia de Marketing para Instituições de Ensino Superior é o grande segredo de uma empresa que quer se destacar. A todo momento, a corrida pelas salas de aulas cheias fica ainda mais acirrada. A diminuição de políticas de financiamento e do poder de compra tornam a atração do aluno mais difícil. São nesses momentos em que você deve prestar atenção à estratégia de marketing da sua empresa.

Para que você saiba um pouco mais sobre o assunto e consiga, facilmente, alavancar o número de matrículas, separamos seis estratégias de marketing para Instituições de Ensino Superior. Veja só:

 

Confira as 6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior

1.   Aproveitar o poder do relacionamento

O aluno pode ser considerado um dos maiores agentes de marketing de uma IES. Assim como em inúmeras outras áreas do setor de serviços, no mercado educacional a opinião de pessoas conhecidas influencia diretamente na ação de compra. É por isso que as experiência positivas dentro do ambiente da empresa devem ser valorizadas.

A dica é manter com o aluno um relacionamento amigável, cortês e de confiança. Crie canais de comunicação por meio de SAC, veículos internos de comunicação e eventos, tanto internos quanto externos. Ouça as críticas e busque melhorar sempre o atendimento ao cliente.

Esse tipo de ação tem um grande impacto a médio prazo, já que a boa experiência de um pode valer a matrícula de vários. E o melhor, o custo dessas ações é ínfimo, desde que os recursos humanos da empresa sejam trabalhados.

6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior (Sem categoria )

2.   Planejar um marketing integrado

Outra boa dica é usar o marketing de uma maneira integrada. É comum em cada ambiente utilizar uma estratégia diferente de comunicação, mas o mais interessante é que todas elas estejam alinhadas com um planejamento estratégico geral.

De nada adianta ter um posicionamento conservador nas mídias offline e um totalmente liberal nas mídias digitais. A impressão que isso passa é de uma empresa que não sabe o que quer.

É claro que a sua IES deve manter um padrão de linguagem, tom e conteúdo específicos para cada meio usado. Só não deixe que a comunicação vire uma grande bagunça.

 

3.   Usar o potencial das mídias digitais.

As mídias digitais têm tido cada vez mais protagonismo no marketing. Isso se deve, principalmente, pelo seu baixo investimento o que torna o custo-benefício mais vantajoso do que o marketing utilizado em outras mídias.

Mas o marketing digital deve ir além da criação de perfis em redes sociais. É necessário planejamento do conteúdo, ter um calendário editorial e usar uma persona adequada para cada público.

Além disso, uma ótima estratégia de marketing para IES é engajar os alunos com conversas em plataformas como o Facebook, Twitter e Instagram. Que tal estimular a comunidade estudantil a fazer vídeos dentro da instituição e marcá-la nas redes sociais? Isso fortalece o relacionamento, além de reforçar a imagem de sua marca .

 

4.   Investir em conteúdo

Existe estratégia de marketing mais adequada para uma Instituição de Ensino Superior do que a criação de conteúdo relevante, cativante e que educa os futuros alunos, levando-os mais próximos do vestibular e da matrícula?

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair clientes por meio de informação que ele quer ter. Uma das formas de colocar isso em prática é com a criação de blogs de informação relevante e otimizados para aparecerem melhor posicionados nas buscas do Google.

Aproveite para educar os alunos (ou seja, torná-los aptos ao consumo de determinado serviço) e criar uma autoridade para a marca. Os custos de investir em marketing de conteúdo, basicamente, são os da estratégia e do recurso humano envolvido. As mídias pagas tem papel secundário nessa estratégia, tornando-a bastante eficiente.

 

6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior (Sem categoria )

 

5.   Quebrar barreiras

Captar e reter alunos é um desafio para qualquer Instituição de Ensino, mas você pode torná-lo mais fácil de resolver quebrando as barreiras do seu negócio. Identifique as suas principais fraquezas e tente criar soluções criativas para amenizá-las.

Se a sua IES é vista como tradicional e conservadora e, após um estudo, entendeu-se que é necessário uma mudança de postura, não tenha medo dessa mudança. A renovação é importante, desde que não descaracterize completamente a empresa e seja feito em um ritmo adequado.

Por isso, identifique os empecilhos para que a organização cresça e crie ferramentas para contorná-los.

 

6.   Trabalhar o antes, o durante e o pós vestibular

A preocupação com a captação e manutenção de alunos deve ser uma constante antes, durante e após os processos de seleção. A escolha por uma Instituição de Ensino é um processo demorado, já que é um grande passo a ser dado pelo aluno. Por esse motivo, você deve ter ações de marketing específicas para cada um desses momentos.

Essas ações não devem ser sequenciais, mas paralelas. Claro que, a cada momento, uma delas será a prioritária, mas a dica é não esquecer de trabalhar os públicos existentes enquanto tenta conquistar novos alunos, por exemplo.

7.   Utilizar o e-mail marketing nas campanhas

Uma das formas mais efetivas de manter uma comunicação constante e segmentada com os públicos de interesse é através dos e-mails marketing. Diferente dos antigos, atualmente é possível utilizá-los de maneira totalmente personalizada aos interesses do público. É possível, também, gerar dados sobre o perfil do usuário e saber exatamente o que ele tem interesse.

As vantagens de usar e-mails marketing, em especial com a automação de marketing, são:

  • Custo relativamente baixo;
  • Comunicação segmentada;
  • Comunicação autorizada pelo destinatário;
  • Coleta de informações sobre as preferências do receptor da mensagem.

6 estratégias de Marketing para Instituições de Ensino Superior (Sem categoria )

 

Como você viu, as estratégias de marketing para uma Instituição de Ensino superior podem ser diversas e criativas. As vantagens competitivas serão fruto de um esforço empenhado de marketing e do planejamento de ações coerentes com os objetivos que se deseja atingir.

Que tal ampliar sua visão sobre o marketing no setor educacional? Baixe o nosso ebook e saiba tudo o que você precisa para manter as salas de aula cheias!

Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho é Analista de Inbound Marketing da Intermídias, graduanda em Comunicação Social pela UFBA, certificada em Inbound e E-mail Marketing pela Hubspot, e em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *