A importância de ter um site otimizado para o mobile

As mídias sociais e o ambiente mobile
Mobile Learning: as tecnologias móveis e a educação
30 de julho de 2014

Colaboração de:

Ruth Marques

A importância de ter um site otimizado para o mobile (Mobile )Relações Públicas e especialista em marketing de conteúdo para a WSI Marketing na Internet – uma das maiores redes de consultoria em marketing digital do mundo. A agência desenvolve estratégias em marketing digital, criando soluções patenteadas para auxiliar seus consultores ao redor do mundo a oferecer os melhores resultados e ações online.

Desde que surgiram no mercado, os smartphones e tablets são alvo de consumidores que não se desconectam nem por um segundo. Esse cenário obrigou as empresas a otimizarem as suas plataformas para os dispositivos móveis. Não adianta a consultoria de marketing digital da sua empresa apostar em diversas estratégias e não as adaptar para o mobile.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Nielsen IBOPE, cerca de 68,4 milhões de pessoas acessaram a internet por meio de smartphones no primeiro trimestre de 2015, o que aponta um crescimento de aproximadamente 10 milhões em comparação com o trimestre anterior, quando o número de usuários chegava a 58, 6 milhões.

A importância de ter um site otimizado para o mobile (Mobile )

Veja alguns detalhes do estudo sobre o acesso à internet via dispositivos móveis:

  • 12% representam a classe A;
  • 50% representam a classe B;
  • 35% representam a classe C;
  • 3% representam as classes D e E.

A pesquisa também registrou aumento do uso do smartphone entre pessoas com mais de 35 anos. Em comparação com o outro trimestre, o crescimento foi de 20%. Entre os adolescentes o percentual aumentou apenas 9%.

Para as empresas que ainda não se convenceram a investir no gerenciamento de redes sociais, o estudo revelou um dado importante: dos 20 aplicativos mais utilizados no Brasil, sete correspondem a redes sociais ou de plataformas de comunicação.

Dicas para adaptar o seu site para dispositivos móveis

A versão mobile do seu portal deve oferecer uma excelente experiência ao usuário, pois muitos abandonam as plataformas por terem problemas no carregamento. Cerca de 80% das pessoas deixam de comprar um produto porque acessam sites que não estão preparados para celulares.

Conteúdo

As publicações do seu site devem ser adaptadas para celulares e tablets. Como o espaço é limitado nos dispositivos móveis você deve identificar o que é mais interessante para o usuário e quais são as informações mais buscadas por eles.
Determine qual conteúdo é mais procurado no seu site em pesquisas mobile pelo Google Adwords. A ferramenta mostra o número de pesquisas por palavras-chaves e sugere outras relacionadas.

Design responsivo

Essa solução consiste em adaptar automaticamente o seu portal de acordo com a largura de tela do aparelho no qual ele está sendo visualizado. Para isso é preciso redimensionar imagens, simplificar elementos da tela, ocultar itens desnecessários, adaptar botões, entre outras ações.

Carregamento

Utilize a ferramenta PageSpeed Insights para avaliar se o seu portal está sendo carregado em uma velocidade adequada em celulares e tablets. A plataforma também dá dicas e recomendações de como otimizar a velocidade do seu site.

A importância de ter um site otimizado para o mobile (Mobile )O tráfego mobile cresce a cada dia, mas é importante estabelecer uma estratégia que estejam relacionadas ao seu negócio e público-alvo. O objetivo deve ser melhorar a experiência do usuário e consequentemente, aumentar o ROI. Assim como é importante fazer o monitoramento de redes sociais para avaliar quais ações estão trazendo retorno, analisar os benefícios da otimização do seu site também é fundamental.

Acompanhe os resultados mensalmente, utilize ferramentas de apoio para verificar a qualidade da sua versão mobile e aproveite as oportunidades ilimitadas desse canal de marketing!

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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